Como uma pessoa criava um projeto antes do surgimento das mídias sociais? Fazia uma reunião com a equipe e apresentava um rascunho com as suas ideias? Distribuía vários papéis pela mesa para que todos pudessem compreender melhor? E hoje? Como isso é feito?
Especialistas do universo digital apontam que as mídias sociais mudaram o nosso comportamento como um todo, seja no âmbito pessoal ou profissional, e a criação que temos em torno de um projeto ou ideia não escapa disso. Eles destacam também que nós assumimos comportamentos característicos das redes, usando gírias e simbologias dela em nosso cotidiano. Quem não se lembra do sucesso que os comerciais do Itaú fizeram em 2015 por usar emoticons para se aproximar dos clientes? 🙂
http://www.youtube.com/watch?v=UWIGoIS2E1k
Outro exemplo, são projetos, como o Implantando Marketing, que são criados, executados e gerenciados por meio do digital. Você sabe como ele começou? Há mais de cinco anos atrás uma profissional, chamada Tatiane Vita, criou um departamento de marketing em uma loja de cosméticos de Belo Horizonte e resolveu criar um blog para compartilhar sua experiência com outros profissionais da área. A partir disso, convidou pessoas de várias partes do Brasil para integrá-lo e hoje conta com uma presidente, quatro coordenadores e diversos associados que usam as mídias sociais para compartilhar experiências e gerar conhecimento.
Quantas vezes acessamos as mídias sociais para nos inspirar a criar uma campanha de sucesso no digital? As pessoas estão lá, conversando, debatendo e sugerindo novas ideias e, por isso, hoje pode ser considerada uma grande fonte de inspiração.
O virtual tornou tudo mais fácil e rápido. Eu e diversos outros profissionais que conheço gerenciam suas equipes por meio das mídias sociais. Se elas não existissem acredito que dificilmente o Implantando Marketing e outros projetos existiriam também.
Por isso, as mídias sociais são ferramentas muito úteis para a criação, mas use-as de forma saudável e de maneira construtiva, sem se desconectar do mundo real. Afinal de contas, para criar é importante também atingir o emocional das pessoas e isso só é possível com uma muita paixão e humanidade.




