Quando o papo é sobre memes, os brasileiros estão sempre muito bem preparados! Alguns deles se tornam grandes clássicos e ficam para sempre, como se fossem um marco da época. E nós, que trabalhamos com conteúdo e marketing digital, precisamos ficar atentos às oportunidades e avaliar, quando é o momento de utilizar um meme (ou não).
Política, datas especiais, Olimpíadas, ENEM, artistas, ex-bbb’s, programas de televisão, eu não é exagero, praticamente todos os assuntos e pessoas estão propícias a virar memes na internet. Com certeza, algum deles poderão ser bem utilizados para a sua estratégia, nem que seja para conquistar o amor do público. Eu não sei se você já percebeu, mas as pessoas amam um meme!
O que devemos fazer, como profissionais que vivem da informação digital? Precisamos aproveitar o momento e tirar o melhor disto. Lembre-se que os memes são muito instantâneos e isto não é surpresa para ninguém, já que trata-se de informação na internet e o fluxo é mais rápido do que podemos imaginar. Ou seja, se você quer utilizar os memes, é preciso estar atento e um dos melhores locais para fazer esta pesquisa e ficar de olho é o Twitter. A rede social é perfeita para quem deseja informação em primeira mão, com agilidade e com muitos usuários dispostos a fazer memes incríveis.
“Não pega mal utilizar memes?”
A resposta sempre vai ser: depende. Depende do objetivo da marca, da estratégica, do tom de voz e depende muito do meme em questão. Vale lembrar que muitas vezes os memes são utilizados sem a pesquisa sobre o que originou a imagem ou vídeo. Precisamos estar atentos aos detalhes e não utilizar algo sem saber sobre o que se trata.
“Ah, mas o meme é coisa infantil e a minha empresa é séria!”
Você precisa levar em consideração o seu público. Sempre, para todas as ações e estratégias de comunicação. Mas fique tranquilo, tem meme disponível para todos os públicos (a grande questão é: como utilizá-los).
“Tenho medo de usar de forma errada…”
Este é um ótimo ponto!
A maneira que você vai usar o meme, precisa fazer sentido. O meme tem uma linguagem muito própria e você pode não ter entendido muito bem o contexto ou a forma de utilizá-lo. Antes de colocar o meme no ar, pesquise bem e confira como as pessoas estão utilizando.
E aí, gostou do conteúdo? Aproveite para compartilhar e não se esqueça: um meme bem utilizado pode ser uma ótima maneira de criar conexão com o seu público! Aproveite as oportunidades o/
LEIA MAIS:
Tendências de Social Media para 2023
Ferramentas que todo Social Media precisa conhecer
Guia de Medidas para redes sociais 2023
Ferramentas para um Instagram organizado