“Como me destacar no mercado de trabalho da área digital?” Em tempos de crise e transformações essa pergunta já se tornou constante na sua mente? Se diferenciar de alguma forma dos profissionais dessa área é um dos principais caminhos para conquistar o destaque que você merece no mercado. Mas, como fazer a diferença em um ambiente tão competitivo? Confira as dicas:
Busque conhecimento sempre: ler livros, participar de palestras, cursos, seminários ou até mesmo pesquisar na web sobre novas ferramentas ajudará o mercado a olhar para você de uma forma especial. Muito se fala em WordPress atualmente, mas você sabe realmente como a ferramenta funciona? Das agências que conheço, isso é considerado um grande diferencial para quem pretende trabalhar na área de conteúdo. Portanto, a curiosidade deve ser a sua melhor amiga nos dias de hoje. Procure conhecer sobre tudo para poder oferecer o melhor para o mercado.
Aprenda a lidar com pessoas: dominar as ferramentas da área digital é bom, mas é essencial saber lidar com pessoas. Isso faz a diferença não só em seu trabalho, mas também em sua carreira profissional. Estudos apresentados pelo Instituto Carnegie de Tecnologia mostram que mesmo em áreas técnicas 15% dos sucessos de uma pessoa estão relacionadas aos conhecimentos profissionais que ela apresenta e 85% a habilidade em se relacionar com as pessoas. Dessa forma, desenvolva essa capacidade no seu dia a dia ou participando de grupos.
Seja empreendedor: ter uma ideia criativa é interessante, mas você já a colocou em prática? Transformar as iniciativas em realidade é o grande diferencial dos empreendedores. Dessa forma, ao ter uma ideia ou projeto, procure tirá-lo do papel e realizá-lo. Para o mercado, ter pessoas que sejam capazes de realizar é mais importante do que apenas gerar uma ideia.
Faça networking: seja virtual ou real, o networking é uma das formas que pode ajudar você a se diferenciar e ganhar destaque no mercado. Por isso, aproveite todas as oportunidades para se conectar com pessoas que tenham interesses em comuns com o seu e troque experiências com ela. Isso vale muito mais para sua carreira do que um simples cartão de visita.
Apresente resultados: você participa de algum projeto, criou um blog ou ação na web? Quais foram os resultados? Mostrar para o mercado o impacto que o seu trabalho teve é importante. Afinal de contas, uma empresa vai investir em alguém que traga retornos positivos para ela. Saiba quais foram as consequências do seu trabalho e apresente isso de forma adequada quando for solicitado.
As habilidades que o mercado exige estão em constante evolução. Portanto, aproveite essas dicas e comente outras que você acredita ser interessante para se diferenciar profissionalmente. Compartilhar conhecimento é algo também que o mercado está sempre de olho!




