No texto sobre ferramentas para editar fotos e vídeos, falei um pouco sobre o CapCut, o queridinho dos tiktokers. Hoje trago mais detalhes sobre esse aplicativo da Bytedance (empresa do TikTok) que está crescendo cada vez mais e se tornando bem completo sem cobrar por isso!
O Capcut está disponível para Android e iOS e não tem muito mistério para usar. Na verdade, quanto mais você vai usando, mais você vai descobrindo possibilidades e pegando o jeito da coisa.
Um dos pontos positivos do Capcut é a possibilidade de gravar um vídeo direto na ferramenta ou importar um ou mais vídeos para edição. Esses vídeos ficam adicionados como projetos, que você pode tranquilamente renomear, duplicar ou remover do aplicativo.
Edição de vídeos
Essa função faz aquilo que a gente já está habituado: divide, corta, muda velocidade, coloca filtro, coloca textos animados… Outra coisa muito interessante é a possibilidade de colocar camadas, ou seja, sabe aqueles vídeos onde uma pessoa faz vários personagens num mesmo ambiente mas em tempos diferentes? Dá pra fazer com apenas alguns cliques dentro do Capcut nas funções “camada” e “transições”.
Legenda de vídeos
O Capcut tem duas formas de legendar: uma é transcrevendo automaticamente o que é falado no vídeo e a outra é adicionando manualmente nos trechos do vídeo que você deseja. Outro detalhe importante, a legenda automática pode ser do áudio do vídeo e também da locução feita por você.
Na edição das legendas, é possível mudar a fonte, ajustar o tamanho, a cor, se quer em negrito, sublinhado, com sombra ou até mesmo em balões diferentes. Também existem opções de texto animado, mas esses possuem uma formatação definida, não é possível mudar cor, por exemplo.
Tutoriais
Quando você pensa que não tem como melhorar, o Capcut mostra que tem sim… Isso mesmo, tem uma aba dentro do aplicativo só com tutoriais de vídeos criativos!
São vídeos criados pelos próprios usuários, que ensinam como usar os modelos, efeitos, fontes diferentes, transições e muito mais. Dá inclusive pra seguir esses usuários, comentar e curtir esses vídeos tutoriais, além de criar novos vídeos com base no tutorial. Destaque para um curso de edição inicial que fica logo no topo para quem tiver interesse em aprender.
Modelo de vídeos e trends
Os modelos de vídeos e trends são divididos nas seguintes categorias: following, pra você, batidas, amor, tipografia, diversão, dia especial, vlog e meme. Assim como na aba de tutoriais, aqui os vídeos são feitos por usuários do Capcut que montam esses conteúdos e você pode seguir o modelo clicando num botão assim que abre o vídeo.
Recurso de áudios
No quesito áudio, é possível escolher entre quatro opções:
- Sons;
- Efeitos;
- Extraído;
- Locução.
Na opção “Sons”, o Capcut mostra áudios de trends do TikTok que estão em alta e puxa também algumas músicas mais recentes, além de áudios divertidos.
Em “Efeitos”, como o nome já diz, são áudios para reforçar o que acontece nos vídeos. Tem aplausos, risadas, efeitos de luta, efeitos ligados a comida, a animais, instrumentos musicais, trilhas de terror, mistério e outras sonoplastias bem legais. O céu é o limite!
Na opção “Extraído”, você consegue puxar o áudio de um outro vídeo para usar no seu projeto. Então, é uma alternativa para quando você não encontra aquela música que tanto deseja, mas viu pela internet.
Por fim, na opção “Locução”, você pode narrar o seu vídeo, fazer breves comentários ou o que mais a sua imaginação permitir. Nessa opção você consegue narrar tirando ou não o áudio original do vídeo.
Fala sério, o Capcut é ou não uma ferramenta incrível? As possibilidades de edições dentro dele são tão grandes que você pode passar um bom tempo explorando e planejando diferentes formatos para o seu vídeo. Lembrando que todas as funções que eu mencionei aqui são gratuitas!
Espero que tenha gostado de conhecer mais do Capcut e, se quiser conhecer alguma outra ferramenta, basta pedir aqui nos comentários ou nas redes sociais do Share!
LEIA MAIS:
Ferramentas para editar fotos e vídeos
Ferramentas para escrever e criar artes