Será que você está cometendo estes erros no seu trabalho com Marketing de Conteúdo? O marketing de conteúdo é a estratégia que usa o conteúdo como ferramenta de informação, relacionamento, descoberta e vendas. Conforme explicamos em nosso artigo anterior, trata-se de uma técnica que consiste em atrair e engajar uma audiência definida, levando o cliente do ponto A ao ponto B através do conteúdo de valor. A definição é simples, mas a “mão na massa” do trabalho precisa de atenção para evitar erros que são comuns no caminho.
O marketing de conteúdo não nasceu na internet, mas foi através dela que o trabalho com essa técnica cresceu em larga escala. Apesar disso, muitos ainda se frustram por não conseguir resultados satisfatórios – e isso ocorre principalmente por algumas falhas frequentes na hora de colocar em prática.
Reunimos aqui alguns dos erros mais frequentes que ocorrem dentro do universo de marketing de conteúdo na internet. Se você se identificar com algum deles, fique tranquilo: tudo tem jeito!
Erro 1: Não conhecer (ou conhecer superficialmente) sua audiência
Começando pelo clichê: quem fala para todo mundo acaba não conversando com ninguém! A definição de Marketing de Conteúdo já deixa claro que seu objetivo é engajar uma audiência claramente definida – ou seja, antes do conteúdo vem a noção de quem são as pessoas que você quer atingir.
É através de uma boa pesquisa de público e definição de personas que você consegue entender a realidade do mercado, seus clientes e seus desejos e necessidades. Lembre-se: trabalhar com marketing é pensar no público-alvo em todo momento.
Para entender mais sobre o seu público, existem diversas abordagens que devem ser usadas: construção de personas, questionários e pesquisas, entrevistas e muito mais.
Erro 2: Focar mais no produto/serviço do que nas pessoas
Vamos de sinceridade?
As pessoas não estão interessadas na sua marca, no seu serviço ou produto. Elas estão mais preocupadas em como isso pode resolver os problemas delas! Sim, sua audiência está preocupada com ela mesma, com suas vontades e seus objetivos.
Logo, não adianta falar só do seu produto se não deixar claro como ele pode ajudar as pessoas de forma assertiva. Um dos princípios fundamentais do marketing de conteúdo é estabelecer um relacionamento com o público – e isso significa que você precisa oferecer aquilo que sua audiência precisa para alcançar seus objetivos.
Ao invés de empurrar a venda, cria-se um ambiente com boas condições para que a compra seja realizada.
Erro 3: A falta de constância no processo
A vida na internet está cada vez mais acelerada: quem trabalha com marketing digital sente que viveu 3 meses em apenas um, quem concorda?
E é por conta disso que muitas pessoas desistem no meio do caminho: pela falta de constância e a pressa de achar que tudo vai acontecer de forma rápida. Mas sinto informar que não! Não é de um dia para o outro que conseguimos bom engajamento, uma audiência interessada e boas métricas nas redes sociais. Trata-se de um processo, que não é linear e envolve muitos testes.
Por isso, a constância é fundamental: tanto para acompanhar os resultados de forma inteligente quanto para se tornar presente de forma frequente na vida on-line das pessoas. Essa frequência é super importante para manter a marca sempre ativa. Com a quantidade de informações que surgem diariamente na internet, é completamente normal que a maioria das coisas que visualizamos na internet caia no esquecimento.
Erro 4: Não analisar os resultados
Um minutinho de história: William Deming foi um estatístico, professor e consultor americano que nasceu em 1900 e ficou famoso pela melhoria dos processos produtivos dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Deming é conhecido como o “guru da qualidade”, por ter sido pioneiro nos estudos de aplicação de melhorias nesse âmbito.
Tudo isso para contextualizar que uma de suas frases mais famosas é: “o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”
Essa frase é um aplicável para praticamente qualquer situação, principalmente no marketing digital e na experiência do usuário. É através da mensuração de resultados que conseguimos identificar o que está acontecendo e como podemos melhorar, modificar ou impulsionar algo. E nessa era digital que estamos, praticamente tudo é mensurável!
A falta de métricas prejudica qualquer estratégia – por isso, é fundamental entender o que está sendo feito, o que está sendo investido e o que está trazendo de resultado e retorno.
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Erro 5: Não se atualizar e estudar de forma contínua
Como já comentamos nos pontos acima, o mundo digital está cada vez mais acelerado e novidades e mudanças ocorrem diariamente por aqui. Por isso, é fundamental o hábito de se atualizar constantemente para aumentar o repertório e construir novas ideias.
Se identificou com os erros acima? Para fazer um bom trabalho, seja no Marketing de Conteúdo ou em qualquer outra área, você precisa ficar de olho nas possíveis “pedras no caminho”. Por aqui, somos adeptos ao lifelong learning, que nada mais é que o conceito de educação contínua: acreditamos no aprendizado para a vida toda neste mundo contemporâneo que está em constante movimento. A realidade é que o mercado muda, os hábitos e comportamentos das pessoas também, e por isso, essa busca de informações contínua é considerada tão importante: precisamos acompanhar o que está acontecendo para reagir e oferecer novidades de forma inteligente.
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