Como serão os publicitários do futuro?

Capa para artigo de Lucas Schuch sobre os publicitários do futuro
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Tempo de leitura: 4 minutos

Ser um publicitário ou publicitária sempre demandou uma conexão intensa com o futuro. Mesmo que você não tenha vindo das formações tradicionais nessa indústria, você também, assim como eu, deve ter sido associado na família aquela pessoa que sabia muito sobre tecnologia, tinha resposta pra várias coisas e sabia falar sobre vários assuntos. Acertei?

O ponto desse artigo, é olhar para os temas que despertaram nossa atenção até então, e os que devem despertar nos próximos anos para trabalhar nesta indústria vital. Seja você um publicitário, ou social media, ou mesmo uma pessoa curiosa com a nossa indústria.

Habilidades

A primeira coisa que a gente precisa debater é: as suas habilidades técnicas, vão ser úteis no futuro? Por exemplo, ser a pessoa mais especialista em gerar um bom título publicitário, ou o melhor manipulador de imagens e mais ágil criador de posts no photoshop, seguirá sendo diferencial?

Veja, eu não vou ser desonesto com você e dizer que essas habilidades não são importantes pra você conseguir o seu primeiro emprego, a sua entrada no mercado e tudo mais, tá? Sim, mostrar um bom portfólio de bons trabalhos visuais, se você está tentando uma vaga de direção de arte, SHOW, isso vai te ajudar muito. Suas primeiras oportunidades vem mesmo de como você vai ajudar OUTRAS pessoas a liberarem tempo em suas agendas. 

Agora, eu posso te garantir que, no futuro, seus próximos avanços não virão de habilidades técnicas. Comportamento do consumidor, aproximação com disciplinas como sociologia, neurociência e filosofia, vão te dar muito mais bases para argumentar em reuniões, e trazer ideias que de fato façam sentido para as comunidades de marcas.

Os tempos mudam, as habilidades também

Se olharmos historicamente para os produtos produzidos pela indústria publicitária até aqui, é nítida a diferença. Antes, uma criatividade rápida, fugaz, de humor ou conexão frívola entre as pessoas. E agora, quando olhamos para uma campanha que de fato entrega conexão com as pessoas, estamos falando de conteúdos que evidentemente entendem de forma mais profunda sobre as pessoas com quem se quer falar. E esse tipo de conexão não vem das habilidades técnicas do dia-a-dia, e sim de conhecimentos mais profundos. Enfim, sejam bem vindos as tais “soft skills” que o mercado tanto fala hoje. 

Sempre que eu penso nisso, eu me lembro da ferramenta Dall-e, febre de vídeos no tiktok, em que você apenas digita uma frase: “porco voando em um helicóptero”, e uma IA te dá uma imagem, do zero, feita por um computador, disso. Imagina quando isso for usado para fazer os posts dos seus clientes? 

Pois é, eu também acho que ainda serão necessários os publicitários, contudo, mais pra entender porque um porco voando em um helicóptero é importante para aquele público, do que necessariamente saber ilustrar o melhor porco no melhor helicóptero.

Olha pra dentro

Continuando por esse caminho, se a gente está falando de uma carreira que você pretende desenvolver no Brasil, OLHE PARA O BRASIL. A indústria de publicidade, novamente, por muitos anos, foi muito conectada com referências exteriores. Em que tudo feito no nosso país poderia ser sinônimo de uma inspiração próxima demais, ou ainda uma referência ruim. 

Contudo, isso pode ter nos afastado do propósito real de uma boa campanha publicitária: nos conectarmos genuinamente com as pessoas com quem queremos falar

Então minha segunda aposta pro futuro da publicidade é uma indústria mais abrasileirada (no mínimo mais latinocentrada). Uma publicidade que entenda mais sobre os anseios das pessoas daqui, e se baseie em nossas próprias referências culturais para gerar seus conteúdos. Novamente, isso só vem de equipes formadas por pessoas muito conectadas com as nossas próprias referências. E por isso, eu apostaria muito nisso nas próximas contratações dessa indústria.

Olha pra fora

Agora, com o tópico anterior eu não tô dizendo: se isole no nosso país. Longe disso. O que eu quero dizer é: equilibre melhor sua balança sobre o que são acontecimentos locais importantes, que vão te trazer mais insumos na criação de propaganda que converse com o público, e também acontecimentos globais que te colocam na pauta de assuntos urgentes.

O que eu acho que vai ser uma terceira via importante do trabalho do profissional de publicidade no futuro, é entender questões globais que nunca foram foco de atenção da publicidade.

No último festival de Cannes, a grande cobrança e debate foi quanto as maiores marcas do mundo contribuem para o aquecimento global, por exemplo. Pauta que nós jamais vimos serem associadas à marcas. 

Assim, se eu pudesse te dar uma pista é: entenda o que puder sobre acontecimentos e questões globais, quando for olhar para fora. Entenda de pessoas olhando pra dentro, e do planeta olhando pra fora. Sacou? 🙂  

Pra encerrar, tudo isso aqui são especulações entre as minhas pesquisas na indústria, e também as vozes da minha cabeça. Então eu não estou aqui no papel de fazer um exercício de futurologia sobre habilidades futuras. Mas com certeza, eu te garanto, que o profissional de publicidade do futuro é muito mais conectado com o presente do que já fomos algum dia.

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