O portfólio é conhecido tradicionalmente como uma lista de trabalhos de um profissional, empresa ou estudante. É como se fosse uma coleção de todo o trabalho realizado por uma pessoa ou uma organização. É através desse “documento” que profissionais mostram suas habilidades e experiências na prática.
Um bom portfólio é responsável não só por uma boa divulgação do trabalho, mas também pela sua valorização. Para isso, é preciso levar em conta alguns fatores que são capazes de estruturar um bom material de apresentação. A melhor forma de construí-lo é on-line, através de plataformas que também possam oferecer um bom design e usabilidade para quem visita.
As vantagens do portfólio digital
O portfólio digital é útil para todos os profissionais, até mesmo aqueles que possuem produtos físicos ou outros tipos de serviços. Profissionais e freelancers digitais, por exemplo, sequer precisam de algum tipo de apresentação física.
Entre as vantagens de mostrar o seu trabalho virtualmente, tem o custo baixo para criar e manter, pode ser compartilhado facilmente e existem diversos templates com design variados que podem ajudar na atração de novos clientes de forma personalizada.
Etapas importantes na hora de construir o seu
Diferente de um currículo, o portfólio não precisa destacar o histórico da sua trajetória profissional e acadêmica. Mas além da reunião dos seus melhores trabalhos, é importante se atentar a alguns pontos:
1. Seu objetivo
Decida o norte da criação do seu portfólio. Qual é o objetivo dele? Um novo trabalho? Divulgar nas redes sociais?
2. Não deixe de se apresentar
Inclua um espaço para falar de você, compartilhando seus dados principais, objetivos e qualificações de forma resumida
3. O design é importante
O portfólio é capaz de mostrar o seu potencial criativo e sua qualificação profissional, logo, ter um visual harmônico e que não atrapalhe a visualização dos trabalhos é fundamental
4. Priorize seus melhores trabalhos
Se você tem muita coisa para mostrar, tome cuidado para não deixar seu portfólio cansativo! Priorize os seus melhores trabalhos, os que mais gostou de fazer e os que são próximos do objetivo que você decidiu.
5. Seja claro e revise bem
Cuidado com os erros gramaticais e com a organização do seu trabalho para que haja harmonia tanto visual como textual do que está apresentando.
Plataformas sociais ou site próprio?
Existem diversas maneiras de montar o seu portfólio digital, como o formato PDF e plataformas como Behance (usada principalmente por designers). Muitos profissionais também usam as redes sociais para divulgar seu trabalho no formato de portfólio, apesar de não ser uma plataforma 100% apropriada.
Sites também são excelentes opções na hora de construir seu portfólio. Entre as principais vantagens está o fato de ser um espaço só seu, onde você pode definir seu domínio de forma personalizada e garantir um endereço específico para que conheçam o seu trabalho e entrem em contato com você.
Além disso, você pode personalizá-la da forma que preferir, criando abas para os seus projetos, cases de sucesso, estudos e informações completas sobre você. Sem contar o espaço específico para entrarem em contato diretamente.
No Criador de Sites da KingHost, você pode desenvolver um portfólio único, personalizado e com custo baixo. Com banco de imagens incluso e sem a necessidade de conhecimento técnico. Vem conhecer!
LEIA MAIS:
O que é domínio? Conheça e entenda tudo sobre isso
O que um site deve ter para ser incrível? Saiba 7 itens obrigatórios