a maioria das empresas entrou no universo digital nos últimos anos. afinal, as pessoas estão online, então faz todo o sentido que as empresas também estejam.
na internet, não existe limitação de horário, nem de dias de semana. na internet, os comércios ficam abertos 24 horas. isso faz deste, um ótimo canal para muitos segmentos.
por isso, em poucos anos o investimento em marketing digital passou de tendência para uma necessidade para as empresas.
elas perceberam o quanto o digital pode ajudar a aumentar resultados e começaram a correr atrás disso.
foi assim que as agências de marketing explodiram
especializadas em planejar, criar, produzir, veicular, mensurar, avaliar e otimizar as estratégias de atração e retenção de clientes pela internet. à primeira vista, são muitas vantagens que fazem os olhos de qualquer empresário brilhar. afinal, na internet é possível alcançar pessoas ao redor do mundo todo.
no entanto, em muitos casos, é provável que a agência não consiga atingir todos os resultados que o cliente espera. mas a culpa não é da agência. é que antes de sair por aí anunciando os serviços, um negócio precisa ter alguns outros processos funcionando bem.
por isso, nem todos os negócios precisam de uma agência.
porque antes de contratar uma agência, as empresas precisam ter o básico, como:
- proposta de valor clara
- processos comerciais definidos
- diferenciais
- produtos /serviços com qualidade garantida
- integração das equipes de marketing e de vendas
esses são só alguns dos pontos nos quais uma empresa precisa pensar antes de investir em uma agência de marketing.
o checklist é básico
a empresa já tem um site? e redes sociais?
além de credibilidade, um site é a principal forma para se estabelecer um bom relacionamento com o consumidor. é lá que está todo o dna de um negócio: serviços, produtos, missão, visão, valores, endereço. todas as informações que possam facilitar e reduzir o caminho entre a troca de valores.
as redes sociais complementam o que está lá. elas ajudam a levar um pouco do que está no site para um lugar que já faz parte da vida de bilhões de pessoas. isso torna as redes sociais indispensáveis. elas dão a possibilidade de interagir e de se aproximar dos clientes.
a seguir, listei alguns pontos que as empresas precisam pensar, antes de procurarem por agências de marketing.
usabilidade do site
a usabilidade e a experiência do usuário no site são assuntos muito importantes na hora de criar um endereço para a marca na web. alguns conceitos devem ser respeitados para que estejam adequados às estratégias digitais da empresa.
em primeiro lugar, o site deve contribuir com o fortalecimento da marca. por isso, não pode ter um tema genérico ou que imite um concorrente. a originalidade é importante para transmitir credibilidade à empresa — algo fundamental para e-commerces, por exemplo.
outro ponto que deve receber atenção é a navegação que o internauta terá. o site deve ter bom desempenho, carregando o mais rápido possível — e sem consumir todo o pacote de dados de quem está acessando.
mapeamento de mercado
com pesquisas de mercado, uma empresa consegue obter informações valiosas sobre seus concorrentes, mudanças econômicas, demografia, tendências de mercado e informações sobre os gastos de seus clientes.
analisar a concorrência é essencial para identificar os pontos fortes e fracos de outros participantes do mercado. assim, é possível definir a posição da empresa em relação a eles, destacar as lacunas que eles deixam e estimar o potencial para preenchê-las.
a sabedoria de manter seus amigos por perto e seus inimigos também vai além dos pensamentos de sun tzu sobre estratégia de guerra. é uma escola de pensamento que ressoa tanto nos negócios quanto no marketing.
alguns podem se perguntar se ficar de olho nos concorrentes é uma coisa ruim, e a resposta é: não! é a coisa certa a fazer se você pensa estrategicamente.
definição de público
para começar, uma empresa deve definir o segmento-alvo do mercado que deseja atingir.
depois disso, será mais fácil pensar nas estratégias e campanhas. afinal, elas deixaram de ser pensadas de forma macro, e agora são elaboradas de maneira segmentada. ou seja, com o intuito de atingir um grupo de consumidores com perfis comportamentais e demográficos semelhantes.
para identificar um público-alvo, consideram-se os seguintes aspectos:
- idade
- sexo
- profissão
- formação
- localização
- classe social
- hábitos de consumo
atendimento
criar e manter um bom relacionamento com os clientes é essencial para qualquer negócio que pretende ganhar destaque e ter melhores resultados.
as pessoas não querem simplesmente um serviço bem prestado ou um produto de alta qualidade. hoje em dia, o público quer uma experiência positiva de verdade.
o produto ou serviço final são só uma parte da equação.
quem investe em um relacionamento com os clientes de forma ampla e além da venda final, consegue conquistar e fidelizar clientes muito mais facilmente.
clareza de objetivo
a empresa já sabe o que quer? aumentar as vendas? aumentar o alcance da marca? realizar uma campanha ou quer alguém para cuidar da sua rede social?
para chegar aos resultados, as empresas precisam ter clareza de quais são aqueles que desejam. por isso, antes de contratar uma agência é preciso fazer uma minuciosa análise do negócio.
é importante conhecer as fraquezas e pelo menos o básico dos objetivos antes. porque muitas vezes as empresas procuram agências para resolver problemas de produto/logística/etc.
mas o trabalho de uma agência não é arrumar a casa, mas sim potencializar o negócio.
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