E-commerce: principais tipos de vendas online

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As vendas online oferecem uma forma prática e rápida de oferecer produtos e serviços para o consumidor. No Brasil, essa tendência vem ganhando bastante adesão dos consumidores nos últimos 5 anos, e o boom que fez diferença recentemente foi no contexto da pandemia e do isolamento social. 

O e-commerce brasileiro registrou um faturamento total de R$ 182,7 bilhões em 2021, segundo a Ebit Nielsen, o que foi um marco histórico para o país.

Você sabe o que é e-commerce?

Quando falamos de e-commerce, estamos falando de um tipo de comércio no qual a venda e compra online de produtos e serviços são realizadas totalmente através da internet

Nessa modalidade, pessoas e empresas vendem produtos por meio de plataformas ou lojas virtuais próprias. Trata-se da versão digital do comércio físico, só que de forma acessível para um número bem maior de consumidores e funcionando praticamente 24 horas.

3 Principais canais de venda online 

Nesse setor, compras e transações financeiras são realizadas por meio de aparelhos eletrônicos, como computadores, telefones celulares e outros dispositivos. 

No e-commerce, destacam-se três principais canais de vendas: lojas virtuais, marketplaces e redes sociais. 

As lojas virtuais são sites criados para comercializar produtos. Muitas também podem fazer parte de plataformas de e-commerce.

Os marketplaces funcionam como shopping centers virtuais, onde diversas lojas divulgam os seus produtos para os consumidores desses sites. Amazon e Magazine Luiza são exemplos! 

Não tem como excluir as redes sociais dessa lista! De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 90% dos lares brasileiros já têm acesso à internet. Trata-se de um excelente espaço para compras, que são facilitadas através de integrações das plataformas ou com contato direto com o cliente.

Tipos de e-commerce

Classificar seu tipo de e-commerce é importante na hora de entender melhor o perfil do seu negócio e dos seus consumidores. 

Conheça os principais:

Business to Business (B2B)

O Business to Business (B2B) é um tipo de venda que acontece de empresa para empresa. Normalmente vendas desse tipo são feitas em grande quantidade e com mais exigências.

Business to Consumer (B2C)

O Business to Consumer (B2C) é um dos tipos de venda pela internet mais usados pelas empresas. No B2C, o contato de venda é direto para o consumidor final.

Consumer to Consumer (C2C)

Sites como Mercado Livre e OLX são exemplos de Consumer to Consumer, que é onde ocorre o e-commerce de cliente para cliente. 

Consumer to Business – C2B

Neste exemplo de e-commerce, o consumidor é quem vende seus produtos ou oferece seus serviços a uma empresa. Exemplos comuns são 99Freelas e Workana, utilizados por freelancers.

S-Commerce

O Social Commerce é realizado nas redes sociais, como Instagram e Facebook, integrados a lojas virtuais. Essa modalidade de vendas está cada vez mais em alta. 

Aumento de vendas, investimento relativamente baixo, maior disponibilidade e alcance de marca são alguns dos diversos benefícios que as vendas online oferecem.

A Comunidade de E-Commerce do Clube Share já está no ar com o primeiro curso: E-COMMERCE FUNDAMENTAL, onde você vai aprender sobre todas as áreas para criar e gerenciar uma operação de vendas online.

Uma jornada de aprendizado que vai da parte burocrática à criativa de um e-commerce te espera! o/

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Vitória Santos
Vitória é cearense, estrategista de conteúdo e especialista em redes sociais. Atualmente, atua no Share como Head de Conteúdo e é uma das responsáveis pela comunicação com a comunidade de membros do Clube Share. Além disso, é palestrante e professora do curso ‘Confirma – Estratégias de Redes Sociais para Campanhas Políticas’, onde compartilha sua experiência no marketing político acumulada por quase uma década em campanhas, institutos e partidos políticos no Brasil.
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