Vimos no último artigo, um pouco sobre as habilidades da comunicação que vão além do disparo de um simples e-mail. Hoje, vamos discutir sobre como utilizar o melhor canal para cada uma das situações, afinal, registrar uma ata de uma reunião, cheia de combinados, é completamente diferente de formalizar um feedback para alguém de uma equipe! E comunicação é tudo!
Sabemos que em um cenário officeless, dificilmente teremos a oportunidade de conversar Face to Face com todas as pessoas do time, ou mesmo com os clientes. Na verdade, muito pelo contrário. Eu, particularmente, pós pandemia, trabalhei com pessoas que nunca vi na vida, e que hoje não estamos mais atuando no mesmo time ou empresa, ou seja, a chance de conhecer as pessoas fisicamente é mais rara. Falo fisicamente, pois é tão intensa a relação de dia a dia, que dá até para gerar uma intimidade que parece que faz anos que conhecemos aquela pessoa (pra você também é assim?).
Existem diferentes modelos de pirâmide de comunicação. A que segue abaixo fala bastante sobre a intimidade que temos em cada canal. Percebam que quanto mais impessoal, e menos direcionado, menor intimidade que se cria entre membros de um mesmo time, ou mesmo entre equipes e seus respectivos gestores. E para muitos assuntos, isso dificulta completamente a mensagem que precisa ser passada!

Equilíbrio entre o modelo assíncrono e síncrono
Já falamos em outro artigo sobre os modelos assíncronos e síncronos, termos que se popularizaram ainda mais após a pandemia da COVID-19, já que todas as empresas foram obrigadas a seguirem suas operações, mesmo em regime de home-office.
“Modelo assíncrono: significa poder sair para almoçar e mais tarde acompanhar tudo que foi discutido; que se pode fazer uma pergunta a alguém da equipe e não se preocupar em atrapalhar sua concentração. E que se pode trabalhar de qualquer local, parecendo que está no escritório;
E como em tudo na vida, ter equilíbrio traz sempre benefícios! Sendo assim, cabe ao profissional que deseja se comunicar estar atento, utilizando mecanismos que encaixam na assincronicidade ou na sincronicidade. Abaixo, vemos uma tabela que auxilia muito na interpretação de cada uma das camadas da pirâmide.

Percebemos que não necessariamente o Face-to-Face é sempre indicado, assim como o e-mail e as conversas por chat também não! O mais importante é não criar uma rotina única de atuação, em que tudo acaba sendo realizado apenas de uma única maneira. É um exercício de mudança cultural e raciocinio, antes da escolha do canal.
Face to Face – Maior intimidade
Ao mesmo tempo, quando pensamos em um cenário officeless, onde dificilmente pessoas vão se encontrar presencialmente, é também importante que as organizações sejam proativas nos encontros presenciais, mesmo que com colaboradores que atuam em cidades diferentes! É um investimento necessário, que gera intimidade, forma laços e constroi equipes maduras! Não é atoa que os modelos de War Room sempre foram muito utilizados no universo da Comunicação. Todo mundo na mesma sala, focado em uma missão, resolvendo os nós o mais rápido possível! Mesmo que tenhamos diversos mecanismos pra aproximar pessoas no trabalho remoto, dificilmente a qualidade de um War Room será a mesma, dado as relações humanas aqui já citadas.
E-mail – Menor intimidade
Já para quando o e-mail for a melhor opção, exercitando a assincronicidade, uma dica é importante: Defina pessoas, e não grupos. Iniciar e-mails com “gente”, “pessoal”, “time”, é uma maneira bacana de falar para todo público, e se o e-mail for apenas informativo, tudo certo! Entretanto, quando se tem uma tomada de decisão ou um plano de ação a seguir é uma maneira de não nomear responsáveis de resposta, o que torna a interação confusa, a não ser que no meio do texto isso esteja claro.
E você? Já parou pra pensar qual é o melhor modelo para se comunicar em qual situação? Como tem sido equilibrar efetividade de comunicação e intimidade com suas equipes ou seus pares?
Até a próxima!