Os 8 P’s do Marketing Digital e sua importância na estratégia

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Começando de forma prática, os 8 P’s do Marketing são: preço, praça, promoção, produto, pessoas, processos, posicionamento e performance. 

Trata-se de pontos essenciais que se tornaram a base do planejamento de Marketing Digital. Mas antes de falar sobre cada ponto, vamos contextualizar um pouco sobre o assunto. 

Se você é um estudioso na área do Marketing, provavelmente já ouviu falar dos 4 P’s do marketing, que possuem o objetivo de, juntos, melhorar os resultados de um negócio. Afinal, esses elementos-chaves estão presentes há muito tempo, muito antes do digital. Eles foram popularizados por Philip Kotler e significam:

Preço (o valor cobrado do seu produto: é atrativo? caro?)

Praça (como o seu cliente chega até o seu produto?)

Produto (o que você vai oferecer aos consumidores)

Promoção (estratégias de divulgação: como você vai vender o seu produto?)

Esses 4 pontos são úteis para definir o produto ou serviço que você oferece, quanto custará, onde achar e como divulgar. Mas em um mundo cada vez mais exigente e digital, surgiu a necessidade de se ter mais P’s, que de forma completa, ficam assim: 

1. Pesquisa

2. Planejamento

3. Produção

4. Publicação

5. Promoção

6. Propagação

7. Personalização

8. Precisão

Agora vamos falar um pouco sobre cada um e sua importância na estratégia e planejamento de marketing digital, afinal é fundamental você conhecê-los e identificar onde precisa aprimorar e testar por aí:

1. Pesquisa

É o momento de entender quem é o seu público! Na internet, sabemos muito bem que quem fala para todo mundo acaba não atingindo ninguém. Por isso, é fundamental conhecer bem seus consumidores e as pessoas que de fato se interessam pelo seu produto ou serviço.

2. Planejamento

Não existe um bom trabalho de marketing digital sem um bom planejamento! Esse é o momento de decidir os seus objetivos e traçar a sua estratégia de acordo com eles.  

3. Produção

Agora é hora da mão na massa: esse é o momento de produzir aquilo que já foi planejado e organizado, de acordo com as informações e insights que você já possui com a pesquisa. 

Por exemplo, em uma estratégia focada em redes sociais, a produção envolve posts, textos, vídeos curtos, fotos produzidas e muito mais.

4. Publicação

Se tá tudo planejado, produzido e pronto, tá na hora de colocar na rua! Esse é o momento de organizar as publicações, independente do canal que escolheu. Nesse momento, é importante se atentar para que suas chamadas para a venda (CTA) estejam assertivas, os horários de postagens sejam razoáveis e a frequência de publicação esteja definida.

5. Promoção

Calma! Quando falamos de promoção, não estamos nos referindo a desconto de produtos, e sim sobre a forma que você promove aquilo que vende! 

Através da pesquisa, você consegue entender melhor sobre a sua audiência e conhece também os principais canais que seu cliente em potencial costumar usar. E é a partir dessa informação que você saberá como organizar campanhas que façam sentido, até porque estamos sempre trabalhando para construir promoções com base em dados relevantes para os resultados.

6. Propagação

O Marketing Digital tornou a mensuração de dados algo essencial para qualquer negócio. Por isso, é através dessa análise que você pode identificar o que está dando certo para aperfeiçoar e garantir mais alcance e compartilhamentos.

7. Personalização

Já recebeu algum e-mail de venda ou viu algum anúncio em que teve aquela reação de “uau, isso é minha cara”? Isso acontece quando a marca se esforça para entender cada vez mais quem é seu público para atingi-los de forma personalizada em relação aos seus desejos e objetivos. 

Ou seja: quanto mais você entende sua audiência, mais fácil você consegue oferecer esas personalização.

8. Precisão

Como falamos acima, mensuração é algo super importante em uma estratégia de marketing. 

As análises de métricas e indicadores de desempenho ajudam a não investir tempo e recursos em coisas que não dão certo e aperfeiçoar aquilo que está funcionando. Por isso, é fundamental entender quais métricas fazem sentido para o seu negócio. 

Na época dos 4 P’s de Marketing, o produto era o grande atrativo do negócio. Com o Marketing Digital e as mudanças de hábitos, tecnologia e canais disponíveis na internet, os consumidores procuram satisfazer as suas necessidades de formas cada vez mais personalizadas. Ou seja, com os 8 P’s, o foco que era voltado apenas ao produto deu espaço para a autonomia do público em sua jornada de compras.

Agora que você percebeu a importância dos 8 P’s do Marketing Digital para a criação de uma boa estratégia e planejamento para o seu negócio, é hora de colocar em prática! Até porque, sabemos que muito do Marketing Digital a gente descobre estudando e fazendo, né?!

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