Como criar histórias que se compartilham? Por Fernando Drudi

Clique Aqui e saiba mais

Nunca houve fórmula mágica, milagre ou truque pra fixar uma mensagem na cabeça das pessoas.

As campanhas de maior sucesso na história da publicidade não foram feitas por mágicos, deuses ou charlatões. Foi gente de carne e osso, com talento e inteligência pra escolher o que, onde e como contar uma história. Continua sendo.

O que muda, constante e incontestavelmente, é o comportamento do nosso público. A atenção fragmentada em smartphones, tablets, serviços de streaming de vídeo, áudio, televisão on demand, festivais de música no deserto do Saara, conversas animadas num uberPool: tudo isso significa audiência pulverizada. A jornada do acesso à informação de um consumidor cresceu absurdos em quantidade e qualidade nos últimos 10 anos. E nós precisamos furar essa fila imensa na cabeça das pessoas.

Mas as necessidades desse público não mudam. As pessoas querem se sentir surpreendidas, emocionadas, compreendidas. Assim, o profissional de comunicação continua com a mesma bucha de sempre: contar uma história tão envolvente ao ponto da mensagem tornar-se inesquecível (bem como a marca ou produto/serviço que anuncia, afinal de contas, estamos falando de negócios).

A diferença está na infinidade de recursos que temos à nossa disposição. Na verdade, temos a obrigação de usar essa infinidade. É uma necessidade. Não pra enfeitar keynote de campanha com ideias inovadoras e inviáveis. Mas sabendo que as pessoas não vão parar pra ouvir o que você está falando, se você não estiver onde elas estão: em muitos lugares diferentes e ao mesmo tempo.


14393387_10154514083097230_561786604_oFernando Drudi, Diretor Criativo Associado da Agência Africa, escreveu esse conteúdo exclusivo a convite do Share. Curtiu? Nos dias 26 e 27 de Novembro, ele vai ministrar o curso There’s no Line – Como Integrar uma campanha e transformar ideias em histórias, no Espaço Culturama em Goiânia. Entre os tópicos, Storytelling, o melhor meio para usar em campanhas, a chance de dissecar um case da Africa e criar uma campanha integrada com a mentoria do Drudi.
Não vai ficar de fora dessa, né? Inscreva-se!

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

Share
O Share está há mais de 8 anos democratizando a educação para profissionais de comunicação e marketing. Com metodologia de ensino exclusiva, criada para que os profissionais aprendam e atuem no mercado contemplando diferentes níveis de desenvolvimento.
1

Comentários