A necessidade de estar sempre atualizado e em busca de boas estratégias para distribuição de conteúdo faz parte da carreira de todo profissional de Social Media. Quando pensamos neste assunto, pode parecer ainda mais complexo, afinal envolve: desenvolvimento constante, um olhar apurado para as tendências do mercado e para o futuro. Considerando todos estes pontos, você pode estar se perguntando: como se planejar para desenvolver uma carreira?
Desenvolvimento e atualização em Social Media
Toda área, independente do segmento, necessita de desenvolvimento profissional. Quando pensamos em Social Media, logo nos lembramos da necessidade de “estar sempre por dentro das novidades”, é quase como viver tendo que saber de tudo. Mas sabemos que este objetivo não é viável e tampouco saudável. Certo?
Social Media: o que é e o que faz o profissional da área?
Por isso, quando falamos em desenvolvimento e atualização, estamos nos referindo a necessidade de amadurecimento dentro das atividades que cabem na área de Social Media. E isso pode ser feito através de algumas reflexões, como por exemplo:
- Como posso construir um planejamento de conteúdo mais eficaz?
- Como as grandes marcas desenvolvem suas estratégias de redes sociais?
- Como posso levar o meu trabalho para o próximo nível?
- Quais foram os objetivos alcançados nos últimos meses?
- Quais foram os objetivos não alcançados nos últimos meses?
Toda busca por crescimento e desenvolvimento de carreira, envolve reflexão e análise sobre algo que está sendo feito (ou não). O grande ponto é a gente entender que o desenvolvimento faz parte constante da área de Social Media, e isso não quer dizer que você precisa apenas estar por dentro das novas funcionalidades do Instagram.
Baixe agora: 6 planilhas para quem trabalha com mídias sociais
A área de Social Media envolve muitos pontos e todos eles são bem importantes, como por exemplo:
- Planejamento e pesquisa;
- Criação de estratégia;
- Criação de conteúdo;
- Interações com o público;
- Monitoramento das informações e métricas;
- Análise de resultados.
Como a área envolve muitas tarefas, é comum a gente não saber por onde começar. Por isso, um bom ponto de partida pode ser as Soft Skills.
8 Soft Skills você precisa desenvolver para sua carreira na área de Social Media:
Existem diversas habilidades que podem te auxiliar no dia a dia, as citadas abaixo são algumas delas.
- Comunicação;
- Criatividade;
- Flexibilidade e Resiliência;
- Trabalho em equipe;
- Proatividade;
- Empatia;
- Pensamento Crítico;
- Gerenciamento de Conflitos.
No Clube Share, você encontra conteúdos ideais para se desenvolver como profissional da área, como por exemplo: cursos de Soft Skill (Planejando Objetivos, Comunicação Assertiva, entre outros) e a Formação em Social Media. Além disso, no Clube Share você se conecta com o mercado, em uma rede social de educação.