8 dicas para estruturar e manter um time de vendas de alta performance

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Para crescer e se destacar no mercado, uma empresa precisa de um time de vendas eficiente e motivado nas metas almejadas. E essa missão, de estruturar e, principalmente, manter um time de vendas de alta performance não é uma tarefa fácil e irá exigir empenho e atenção por parte da gestão comercial. 

Neste artigo, vamos contar 8 passos que podem ajudar nesse processo e, de quebra, melhorar seus processos internos, tornando-os mais eficazes, trazendo resultados em vendas. 

1 – Entenda e estruture o seu processo comercial

Para começar a estruturar um time de vendas, é preciso que você tenha seus processos comerciais bem definidos, com todas as etapas que farão parte da jornada do cliente na empresa até a compra e também no pós-venda. 

Também é preciso definir e amarrar discursos, apresentações e até as ferramentas que serão utilizadas nas negociações. Caso isso não seja feito, você corre o risco de ter um processo de vendas desalinhado, no qual cada vendedor seguirá sua própria maneira de vender, sem um padrão que represente a sua empresa. 

Lembre-se que a padronização permitirá metrificar os processos para tomadas de decisões mais assertivas e baseadas em dados reais e não em opiniões pontuais. 

2 – Defina o número de contratações necessárias

Com seu processo comercial definido, fica mais fácil identificar as necessidades de contratação e para quais cargos. Considere o tamanho da sua empresa, as metas e os planos de crescimento para fazer essa definição. 

O ideal é que a empresa contrate o número ideal de profissionais, evitando excessos que trarão alto custo para a operação.

3 – Escolha um líder

Para construir e manter um bom time comercial, é indispensável que você tenha um bom profissional para liderar essa equipe e tomar decisões assertivas no dia a dia. Sem essa figura, será impossível manter a alta performance. 

Esse líder será o responsável pela organização, delegação de tarefas, reuniões e 1:1s, manter o fluxo de informações, acompanhar e cobrar sobre os resultados e ser o canal com a gestão ou diretoria.

4 – Defina metas alcançáveis

Nada pior para afetar negativamente a performance de um time do que a falta de motivação. E metas que nunca são alcançadas, mês após mês, são um dos grandes desmotivadores de times comerciais. 

Por isso, é importante a definição cuidadosa de metas, baseadas em resultados anteriores, que tragam um desafio, mas ainda sejam atingíveis. Além disso, as ações esperadas para que o objetivo seja alcançado também deve ser muito bem definido e repassado aos integrantes do time de forma clara.

5 – Promova treinamentos e capacitações

A eficiência em vendas depende da constante atualização e treinamentos sobre metodologias e novas técnicas disponíveis no mercado. Logo, para ter um time de alta performance, é esperado que a empresa promova capacitações e treinamentos constantes, que irão garantir o desenvolvimento dos profissionais. 

6 – Faça reuniões constantes

Os feedbacks, 1:1s e reuniões de equipe, sejam semanais ou quinzenais, são outro ponto indispensável para a estruturação de um time de alta performance. 

As lideranças e a gestão precisam acompanhar o desenvolvimento, o andamento das ações e metas, se tudo está correndo bem ou se algo precisa ser ajustado. A melhor maneira de fazer isso, é mantendo reuniões periódicas, tanto individuais, quanto em grupo, para manter a proximidade e alinhamento. 

7 – Tenha uma política de reconhecimento

O reconhecimento é uma excelente maneira de manter o time motivado e também focado nos resultados esperados, além de facilitar a aproximação entre líder e liderados. 

Aqui, é importante que os pontos anteriores já estejam bem alinhados e funcionando e que seja estruturada uma dinâmica de reconhecimento que enalteça resultados, mas também o esforço e a dedicação. 

8 – Use a tecnologia para automatizar processos

Nenhum time de alta performance será capaz de manter os bons resultados, sem uma estrutura e processos bem organizados. Por isso, um passo indispensável é a contratação e implementação de uma plataforma de vendas e CRM. 

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