Como fazer um calendário editorial de Social Media?

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Ter uma rotina organizada é essencial para conseguir dar conta das tarefas, e pra quem trabalha com Social Media, essa organização é ainda mais importante. E quando trabalhamos com marcas e clientes, a organização de conteúdos é essencial para se manter as produções em dia e conseguir mensurar o seu trabalho. E nessas horas que o Calendário Editorial se torna o melhor amigo do Social Media!

O Calendário editorial é um calendário de publicações, onde você organiza os temas e ideias que serão postadas. Ela serve para que todo o time esteja por dentro dos assuntos que serão trabalhados durante o mês, e também nos meses seguintes, para guiar os formatos e plataformas em que esse conteúdo será publicado. Então, ter um calendário editorial também te ajudará a ter mais constância nas postagens, aumentando sus frequência e sua presença nas redes sociais.

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Para que serve um calendário editorial?

Ter um calendário editorial na sua estratégia digital pode ajudar você a ter ideias e propostas de antemão. Assim, você não corre o risco de chegar no dia e ter que buscar por referências e criar conteúdos do zero com um prazo apertado.

Use o calendário como um guia e esteja sempre atualizando ele, pois as coisas mudam o tempo todo. Com ele você poderá definir:

  • Que editorias serão trabalhadas no mês/semana
  • Quais canais são trabalhados com a marca ou cliente
  • Qual o formato do conteúdo
  • Por quanto tempo determinado assunto será trabalho

Quando aliado a um cronograma de postagens, eles se tornam uma ferramenta poderosa para criação de conteúdo, onde todo o time estará alinhado!

Como elaborar um calendário editorial?

Ele pode ser um calendário mensal ou quinzenal. Aqui você irá colocar informações importantes sobre o negócio, coisas que irão impactar a produção de conteúdo. Seja uma mudança de preço, promoções especiais, lançamento de produto, nova parceria, abertura de vagas para mentoria, etc. Assim como datas gerais que impactam no negócio, como feriados nacionais, datas comemorativas, eventos de entretenimento e do mercado.

O período que o calendário editorial vai cobrir depende do seu ritmo de trabalho e do seu cliente. Ele pode ser montado de forma mensal, com atualizações quinzenais; trimestral, com conferência entre você e seu cliente a cada mês; e até mesmo semestral, com reuniões estratégicas para conferir se as datas e informações definidas anteriormente seguem fazendo sentido.

Você pode trabalhar o calendário editorial aliado ao cronograma de postagens. Muitas pessoas utilizam os dois em uma ferramenta só, usando o cronograma de postagens como um calendário editorial. Por isso, definir com qual dos dois formatos trabalhar, depende da sua rotina, dos seus clientes e como você prefere trabalhar. Por isso, teste, experimente e defina o que funciona melhor para você!

Principais benefícios de trabalhar com calendário editorial:

A principal função do calendário editorial é organizar ideias, curadoria de conteúdo, pensando em prazos, o que vai precisar ser feito e como dar o pontapé para começar a produção dos conteúdos.

  • Organização de uma rotina de trabalho, tanto com o cliente quanto com a equipe;
  • Ter as ideias concentradas em um mesmo lugar e não ficar perdida na hora de criar conteúdo e, consequentemente, ter mais frequência com as publicações;
  • Não repetir temas que já foram abordados. Com o calendário, você consegue acompanhar o que já foi feito, o que precisa ser feito, e evita acabar repetindo temas por não ter registro disso;

Está chegando ao fim do que foi planejado no calendário? É hora de pensar no que vem pela frente, olhando para trás!

Calma que eu te explico! Quando chegar a hora de pensar os temas que serão trabalhados no próximo período, é importante olhar para aquilo que foi postado e entender o que deu certo, o que pode ser melhorado e o que não funcionou. Assim, você terá dados para te guiar e pensar quais conteúdos trabalhar nos próximos meses.

Como definir o que entra no calendário?

Antes de criar o calendário de conteúdo da sua marca ou do seu cliente, faça essas perguntas:

  • O que você cai falar e em que período de tempo?
  • Qual a frequência da aprovação do conteúdo?
  • Quais datas tem a ver com o propósito da marca, suas editorias de conteúdo, territórios, mercado, produto?
  • Quais acontecimento do entretenimento e da cultura pop vão gerar conversa?

Bora colocar em prática?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância de ter um calendário editorial, é hora de colocar a mão na massa!

Você pode criar esta visualização em ferramentas e aplicativos, como o Airtable, o Trello e o ClickUp, utilizando a versão de calendário. Agora, se você prefere ou não tem a verba necessária para manter uma dessas ferramentas, vem comigo que eu te trago uma solução!

Preparamos um modelo de CALENDÁRIO EDITORIAL gratuito para você usar como quiser! Com uma opção de visualização semestral e também mensal, é só preencher ele com as informações do seu cliente e começar a alcançar seus resutlados. Preencha o formulário abaixo que nós enviaremos o modelo GRATUITAMENTE para o seu e-mail o/

Fontes: curso “Branded Content” do Clube Share, com Ana Brum; e aula “Calendário Editorial + Conversas Social First”, com Pierre Francisco, disponível na Formação em Social Media do Clube Share.

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Gabriela Cardoso
Busco na comunicação uma forma de contar histórias e compartilhar conhecimento com as pessoas. Jornalista por formação (Universidade Feevale), atualmente sou Editora-chefe no Share, onde atuo a frente do Portal Tudo de Share.
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