Acredito em habilidades transversais para profissionais de RP, ou seja, aquelas que são úteis em qualquer área que o profissional desejar atuar. Até porque, em uma carreira tão diversa e repleta de possibilidades como a nossa, é normal que venhamos a exercer diferentes funções e experimentar diferentes áreas ao longo do tempo. E se pensarmos de forma mais expandida essas habilidades podem servir para “todo mundo”.
Importante ressaltar que a profissão de relações públicas no Brasil é regulamentada por lei, ou seja, este texto trata apenas de incentivar colegas de outras áreas a aplicarem a mentalidade RP e não exercerem a profissão em si.
Clique aqui e conheça a Comunidade RP, disponível no Clube Share.
Especialista ou generalista, no começo da carreira ou não, independentemente da função ou área que você estiver ou desejar, não importa: guie sempre o seu exercício profissional com base na mentalidade RP. Para mim, ela se fundamenta em seis pilares:
- Ser transparente: nunca prometa o que não pode cumprir.
- Fazer relacionamento: o que é bem diferente de puxar o saco.
- Fazer o que fala: não seja quem fala mais do que faz.
- Assumir os erros: não combina com RP colocar a culpa nos outros.
- Saber ouvir: a gente sempre tem o que aprender.
- Gerar resultado: não confunda isso com trabalhar demais.
Leia também: Os 7 is que não podem faltar em nenhum plano de comunicação
Além destes 6 pilares essas habilidades podem ser muito úteis:
- Agregar: o bom RP agrega valor;
- Análise: ser um leitor de cenários é uma das grandes tarefas;
- Calma: é preciso ter calma na hora da crise, para ter serenidade nas atitudes; e na hora da euforia, para não meter os pés pelas mãos;
- Comprometimento: é preciso estar totalmente engajado para dar resultado;
- Conectar: é preciso saber ligar pontos, unir demandas com soluções;
- Conectividade: não tem jeito, é preciso entender esse novo comportamento da humanidade, que não vive mais sem estar conectada boa parte do tempo;
- Criatividade: é preciso ter boas ideias sempre;
- Curiosidade: tem que procurar, tem que “googlar”, tem que ir atrás. Mais do que do isso, tem que sempre ter vontade de saber mais, descobrir coisas novas;
- Dinamismo: tem que acompanhar o ritmo desse novo mundo;
- Estratégia: é preciso entender muito de estratégia para poder planejar, coordenar e colocar em prática os planos;
- Facilitador: por vezes, você vai ser a pessoa que faz a informação andar e chegar da maneira certa;
- Feeling: RP tem que ter sensibilidade para grandes sacadas em bons e maus momentos;
- Jogo de cintura: é preciso saber equilibrar as relações com muita maestria;
- Mediação: mediar conflitos e interesses é uma arte;
- Multifunções: precisamos resolver problemas e demandas diferentes;
- Proatividade: é preciso propor, provocar e não se contentar;
- Responsabilidade: ser responsável pela imagem de uma empresa é algo muito sério e é preciso saber lidar com isso;
- Visão: enxergar o que a maioria não enxerga.
Use a mentalidade RP sem moderação!
LEIA MAIS:
A responsabilidade das marcas sobre os problemas da indústria de comunicação
Plano de Comunicação na Social Media
Matriz Swot: o que é e como ela pode compor a estratégia da sua atuação digital?
Começando 2023 operacionalmente saudável
Faça parte da Comunidade RP do Clube Share! Clique aqui e saiba mais