Não tem jeito: quando se fala em negócios, viver experiências inovadoras é o grande diferencial para pessoas e empresas que querem se destacar.
Mas quando falamos de cidades do interior, trazer o contexto inovador pode ser um desafio.
É isso que vivemos no Innovation Club, aqui em Lajeado. A gente ajuda no desenvolvimento do ecossistema e a gente entra como um vetor desse desenvolvimento. Não é por benefícios financeiros.
Eventualmente uma empresa pode nos procurar, mas a gente sabe que é muito mais pelo impacto positivo que a gente causa com a geração de conteúdo de valor, trazendo pessoas referências e conectando o ecossistema.
Na edição de fevereiro do Innovation, por exemplo, a gente pensou em fazer algo diferente.
Através da parceria entre agência de desenvolvimento e inovação local (Agil) e da Paes Digital, trouxemos a edição do Summit Talks, para demonstrar o potencial do ambiente de negócios de Lajeado, prospectar talentos, empreendedores e empresas inovadoras para a cidade.
Foi um evento Gramado Summit no Vale do Taquari
Uma oportunidade para quem mora na região experimentar um pouco do que é o maior evento de inovação da América Latina, que deve reunir mais de 10 mil visitantes na serra gaúcha.
O painel foi sobre ecossistemas de inovação e contou com a participação do fundador e CEO da Gramado Summit, Marcus Rossi, o Cofundador da Ventiur aceleradora, Carlos Klein, da CEO da startup Pede Que Nutre, Rafaela Reinehr e do CEO da startup Planner, Gregório Nardini.
E eu estava mediando todo esse rolê.
Isso tudo porque o nosso propósito é desenvolver o ecossistema. porque com o ecossistema se desenvolvendo e crescendo todo mundo ganha, né?
Às vezes as pessoas tratam os concorrentes como inimigos, quando na verdade somos parceiros que disputam o mesmo mercado.
Ninguém nunca vai saber 100% de marketing. Isso é impossível.
Então quando a gente desenvolve um ecossistema, o mercado melhora e isso vai impactar positivamente o meu negócio.
Por conta de tudo isso eu defendo a existência de eventos que possam desenvolver o mercado como um todo.
Por assim, a mão de obra que qualifica-se. o cliente a amadurece mais. as empresas entregam serviço mais qualificado.
A gente nivela a concorrência por cima
Ninguém consegue se desenvolver competindo com amadores.
Quanto mais o mercado se envolve mais a gente se desenvolve também. Então quanto maior for a concorrência mais vai se exigir do treinamento.
A nossa ideia é causar um impacto positivo.
Durante o evento, por exemplo, houve uma troca sobre como ideias surgem e se desenvolvem e esses impactos que falei, que os eventos de inovação podem gerar.
Pra gente não é novidade, mas a inovação tem um potencial transformador.
Geralmente, no entanto, ela se restringe aos grandes centros urbanos, mas não precisamos nem dizer que isso é uma grande bobagem, não é?
Afinal, a inovação é igualmente importante em áreas menos desenvolvidas.
Ou até mais, porque nas pequenas cidades ela promove novas oportunidades de emprego, melhora a qualidade de vida e torna as comunidades mais sustentáveis.
Além disso, muitas vezes são justamente as cidades menores que podem ter mais flexibilidade e agilidade para implementar novas ideias e soluções.
A falta de inovação, por outro lado, faz com que as pessoas deixem essas cidades para buscar oportunidades nas metrópoles.
Aqui em Lajeado, por meio do Innovation Club, a gente consegue conectar pessoas e negócios.
Convidando os principais speakers do mercado, trazemos ideias e semeamos conhecimento entre membros, sócios e colaboradores.
É uma forma de compartilhar conhecimento para ajudar as pessoas a prosperarem nos seus modelos de negócios.
O evento também promove a promoção de experiências relevantes que, através da inovação, fomentem o ecossistema local, impulsionando pessoas e negócios.
Ele conecta empresários, investidores e entusiastas.
Mas essa, não é a única forma de promover inovação em cidades como Lajeado.
A inovação também pode ser incentivada no ambiente de trabalho, valorizando novas ideias e encorajando os funcionários a assumir riscos calculados.
Outras maneiras de fazer isso é através da discussão de estratégias e da construção de uma cultura de inovação, com o treinamento de funcionários, incentivos para colaboração e estímulo à experimentação.
Nas cidades do interior também é possível trazer estratégias que já funcionam nos grandes centros, como a criação de espaços de coworking e incubadoras de negócios.
Esses modelos podem atrair empreendedores e startups e estimular a criação de novos negócios e serviços na região.
Mas uma coisa é certa: para haver inovação é preciso investimento
A inovação precisa de investimento em infraestrutura, oferecendo subsídios e financiamento para novos empreendimentos, fornecendo treinamento e apoio aos empreendedores locais.
Afinal, o futuro já chegou para todos, mas nem sempre ao mesmo tempo.
Sabemos que a inovação é a porta para que locais menos desenvolvidos possam incentivar as pessoas a explorarem novas ideias e oportunidades de negócios em suas próprias comunidades.
E eventos como o Innovation Club, são capazes de conectar tudo isso, em um só lugar.
Qual próximo evento que você vai?