Estamos vivendo uma era de avanços tecnológicos feito uma avalanche de novidades a todo momento. Fico pensando que quando meus netos existirem, o mundo será tão diferente que eu mesma não reconheceria mais nem mesmo esse teclado que vos escrevo. Entretanto, nem é preciso pular tantas gerações pra sentir que as coisas já estão caminhando para uma tecnologia que nos faz curiosos e loucos pra testarmos.
Temos que nos preparar para uma jogada rápida de realidade aumentada, o declínio dos aplicativos móveis, e uma grande mudança da navegação na web para interação com a internet através da voz. E tudo isso sabe quando? AGORA!
A transformação digital já vem acontecendo e não para, um exemplo disso é o que segundo Daryl Plummer, analista do Gartner, em 2020 mais de 100 milhões de consumidores vão comprar em ambientes de realidade aumentada. Isso significa que embora os dispositivos móveis sejam atualmente o meio de comunicação mais usado, logo fazer compras nas palmas das nossas mãos, já não será tão inovador e será preciso dar um passo a mais nessa corrida com a tecnologia e inovação. E então surge a ideia de tornar essa experiência mais real utilizando a realidade aumentada.
De uma forma bem ilustrativa, imagine que estamos em um supermercado e entre os corredores dos produtos, todas as informações sobre eles estão ali flutuando diante deles (espero estar viva pra fazer compras assim!). E as nossas compras na internet também vão sofrer mudanças (incríveis). Em 2017, Plummer espera que uma em cada cinco das principais marcas de varejo globais tenha implementado recursos de Realidade Aumentada.
Um exemplo disso seria um consumidor que apontasse o aplicativo de catálogo da IKEA para um cômodo em sua casa e conseguisse visualizar os móveis onde gostaria de instalá-los. Além dessas previsões já empolgantes, Plummer afirma que em 2019 aproximadamente 20% das grandes marcas deverão abandonar seus aplicativos móveis. Isso não quer dizer que o app vai entrar em desuso, e sim que já não será mais o primeiro contato do público com a marca.
“Os apps não vão desaparecer completamente, mas “já estamos ingressando na era pós-app”, disse Plummer. Em vez disso, as empresas vão se voltar novamente para a web móvel ou passar a usar abordagens como a dos “Progressive Web Apps”, promovidos pelo Google, que começam como uma simples aba no Chrome e se tornam “progressivamente mais apps” à medida em os usuários interagem e engajam com ele.
E sabe qual a maior vantagem de tudo isso? Finalmente vamos parar de baixar inúmeros apps que usávamos uma única vez na vida que ficam ali ocupando espaço no nosso smartphone.
Sei que o mundo está cada vez mais digital, e eu me orgulho muito em ter escolhido uma profissão que está sempre caminhando junto com tantas novas possibilidades e ideias incríveis colocadas em prática. Como dica para quem curtiu o post e também gosta de ficar informado sobre esses avanços que estamos vivendo, deixo como recomendação o episódio 1 da 3ª temporada da série Black Mirror disponível na Netflix.





