Contexto é tudo quando se trata de criar uma estratégia de negócio

Clique Aqui e saiba mais

Quantas vezes você confundiu inspiração com cópia? 

Inspiração é quando, por exemplo, você gosta de um estilo e adapta aquilo a você. 

Cópia, é desconsiderar de onde você veio, como você se relaciona, suas preferências, os lugares que você frequenta e etc. apenas reproduzindo fielmente aquele estilo. 

Se você costuma fazer isso eu tenho uma notícia: o que ficava tão bem no outro, não vai ficar tão bem em você porque você deixou de lado todas essas variáveis. 

E no mundo dos negócios também é assim. 

As variáveis para se observar são diferentes, mas copiar, não vai fazer você se destacar. 

Afinal, com o mercado cada vez mais competitivo e complexo, e as empresas precisam adotar estratégias eficientes para sair do comum. 

Mas, muitas vezes, elas acabam caindo na tentação de copiar aquilo que já é sucesso em outros lugares sem levar em consideração o contexto em que elas foram desenvolvidas.

Sendo que este é o ponto fundamental. 

Porque o contexto é responsável por:

  • Influenciar as motivações das pessoas;
  • A jornada de compra dos clientes;
  • As dificuldades enfrentadas pelos consumidores;
  • Entre outros fatores.

É por isso que as empresas devem analisar cuidadosamente todo o cenário no qual estão inseridas antes de definirem suas estratégias.

Crtl+c e Ctrl+v não vão funcionar 

Ao copiar estratégias de outras empresas, sem levar em consideração o contexto em que foram desenvolvidas, você corre o risco de fracassar. 

Porque cada empresa possui as suas particularidades e o que funciona em um determinado ambiente, podem não funcionar em outro.

Com isso em mente, saiba que para definir uma boa estratégia, o primeiro passo é observar e entender bem tudo aquilo que cerca uma marca. 

Você precisa considerar diversos fatores, como o ciclo de vendas, as motivações dos clientes, a origem dos consumidores, e muito mais. 

Porque, de novo, cada empresa possui uma realidade diferente e o que para uma pode ser muito importante, para outras pode não ter significado nenhum. 

Isso não quer dizer que você deve deixar as referências de lado!

É claro que é possível beber de fontes e usar referências. elas são importantíssimas no processo de criação de estratégias. 

Mas é fundamental que as empresas façam muitas perguntas para entender o cenário no qual estão inseridas e definir o que funciona em cada situação.

Recentemente, por exemplo, planejamos dois festivais semelhantes, mas a estratégia utilizada em um deles, não pode simplesmente ser copiada e colada para o outro evento.

Mesmo que ambos sejam eventos grandes e consolidados, as particularidades de cada um exigem abordagens diferentes.

Saiba que até mesmo as características do local onde o evento será realizado podem influenciar na forma como ele é planejado e executado.

As metodologias e as melhores práticas são apenas meios para atingir um objetivo

Elas podem ser adaptadas e aplicadas em diferentes situações, mas sempre levando em consideração as particularidades do contexto em que serão utilizadas.

No fim do dia, o sucesso de um projeto depende não apenas das técnicas e metodologias utilizadas, mas também do entendimento de onde em que ele será executado.

Por isso, é importante dedicar tempo e recursos para entender o seu cenário primeiro, e depois adaptar as melhores práticas de acordo com as particularidades da situação.

LEIA MAIS:

Relacionamento tem a ver com se relacionar. Por que a gente esquece disso? 

Conectar, inovar e transformar. Por que promover eventos é mais que só fazer eventos?

Quando você ver turnover, lembre-se: a culpa é sua

Nem 8 nem 80: em constante adaptação

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

1

Comentários