6 passos para gerenciar o seu tempo (sem surtar)

Clique Aqui e saiba mais

Cada dia que passa, parece que temos menos tempo disponível e mais coisas para fazer, certo? Certo. Vamos nos desesperar? Não. Todo mundo passa por dias aterrorizantes, quando parece que não daremos conta de realizar todas as tarefas, é normal, mas não pode se tornar um hábito. Momentos assim nos enche de estresse, não nos alimentamos direito, acabamos perdendo a educação com as pessoas e ainda descontamos o nervoso em quem não tem culpa da nossa própria desorganização.

Por isto, selecionei algumas dicas super simples que podem lhe ajudar a arrumar toda essa zona que virou o seu dia a dia e quem sabe, começar 2017 de uma maneira mais leve:

#1 Listas

Sou adepta das listas, adoro e acho que colaboram em todos os momentos. Lista de compras, lista de afazeres, lista de contas a pagar, lista de pagamentos para receber, lista de aniversários, lista de eventos, lista de ideias, lista de sonhos, lista de séries para assistir, lista de livros para ler, lista de músicas para ouvir, lista de roupas para doar, lista de alimentos para experimentas, lista de pratos para cozinhar, lista de coisas para se fazer antes dos 20 / antes dos 30 / antes dos 50 / antes de morrer, lista do dia, lista da semana, lista do mês, lista do ano.

Faça listas, elas irão ajudar quando as ideias parecerem muito soltas. Experimente!

#2 Prioridades

Você precisa definir o que é urgente e o que pode esperar. Por mais que a demanda que possui mais prazo, seja para o cliente mais chato e você queira se livrar logo, faça o que deve ser feito no momento. Não deixe o ritmo dos outros atropelarem o seu. O cliente possui um planejamento e você possui o seu, você irá seguir qual deles?

#3 Procrastinação

O mal da vida. Quanto tempo você perde fazendo coisas que não importam? Este ano, eu tive a oportunidade de fazer o Workshop do Ian Black, o Superbeta. Trataram-se de dois dias intensos sobre planejamento e produção de conteúdo, uma das coisas que ele falou e que me marcou foi:

“Gaste 0% de energia com coisas que não importam!” 

Esta frase entrou na minha cabeça como uma bomba. Meu mundo caiu. Eu percebi que gastava energia demais, com hábitos extremamente inúteis (rolar timeline, por exemplo). Pense nisso, o seu dia está sendo proveitoso?

#4 Estipule uma rotina de e-mails

Verifique seus e-mails em horários fixos e faça o máximo esforço para reduzir a sua caixa de entrada. Passar horas verificando e-mails pode acabar tomando muito tempo. Tente fazer isto!

#5 Pense na sua saúde

belagil

Você é um mero mortal, desculpa trazer esta verdade assim, mas é preciso saber que você é apenas um ser humano que precisa realizar algumas atividades vitais como: dormir pelo menos 7h por noite, se alimentar de uma maneira que seja minimamente saudável e tomar bastante água. Estas atividades nem sempre serão realizadas com perfeição, mas não deixe que a sua saúde vá por água abaixo. Nenhuma demanda poderá salvar a sua saúde depois.

#6 Dê tempo para começar e terminar as tarefas

Coloque um horário específico para começar e para finalizar as tarefas. Assim você poderá treinar para que tudo tenha hora de início e sim no seu dia. Nada poderá surgir de surpresa no meio de outra atividade. Alguns sistemas de planejamento podem colaborar neste sentido, o Trello é bastante utilizado e gratuito. Vale experimentar!

É difícil manter a organização em meio a rotina corrida, mas tente não perder as rédeas do seu tempo. Ele pode ser administrado de diversas maneiras e tudo depende apenas de você!

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

Share
O Share é uma empresa de curadoria de aprendizagem que une comunicação, criatividade e tecnologia para desenvolver profissionais e empresas.
1

Comentários