Marketing e Branding, qual é a diferença?

Clique Aqui e saiba mais

As duas áreas podem ser facilmente confundidas por isso pode ser difícil entender a diferença entre marketing e branding, mas além de super importantes e complementares, o trabalho das áreas são bem diferentes.

O marketing e o branding são duas disciplinas distintas que se complementam para criar uma estratégia de comunicação eficaz para uma empresa. Os dois podem aparecer juntos em muitos momentos, por exemplo: quando você estuda sobre marketing digital, você acabam entendendo também a importância do trabalho de branding para os resultados do marketing serem potencializados. Ou seja, juntos eles fazem tudo!

O que é Marketing?

Antes de entendermos melhor a diferença entre as áreas, vale lembrar o que envolve o trabalho do Marketing. O trabalho do setor de marketing é um conjunto de atividades que uma empresa realiza para promover e vender seus produtos ou serviços. Isso envolve estratégias (digitais ou não) e com o objetivo de gerar receita, o marketing cuida dos canais da marca, das campanhas e divulgações. Dá pra imaginar a quantia de trabalho que envolve tudo isso, né?! Por isso, quando falamos em setores de Marketing, podemos nos deparar com diversos profissionais como:

  • Atendimento;
  • Planejamento;
  • Profissionais de Conteúdo;
  • Designers;
  • Profissionais de Growth;
  • Profissionais de Mídia;
  • E por aí vai!

O que é Branding?

Por outro lado, o branding é a gestão da marca de uma empresa. Sua função é criar uma identidade (não estou falando apenas de identidade visual, tá?) única e diferenciada para a empresa, que a distingue da concorrência e conecta-se emocionalmente com o público-alvo. O branding é a construção da marca através dos valores, personalidade, propósito, tudo o que envolve a marca como um todo.

“Branding é a arte de se tornar conhecido por algo que um público relevante se importa.” – David Aaker, autor de “Construindo Marcas Fortes”

Leia também: O que é branding?

Qual é a diferença entre Marketing e Branding?

O mundo ideal é justamente este: o Marketing e o Branding trabalharem juntos para criar uma experiência positiva para o cliente e aumentar a fidelidade à marca. Cada um de acordo com seus objetivos: o marketing sendo responsável por gerar leads e transformá-los em clientes, enquanto o branding sendo o responsável por criar um vínculo emocional duradouro entre a marca e os consumidores.

Sabe onde você pode aprender e se aprofundar sobre cada uma das áreas? No Clube Share!

Lá você encontra: cursos e formações sobre marketing digital e branding, além disso, você vai aprender com profissionais do mercado que colocam em prática os ensinamentos e te mostram como funciona na vida real. Clique aqui e saiba mais!

LEIA MAIS:

Feedback – Por que é tão importante e como fazê-lo?

Teste seu conhecimento em Marketing Digital

O impacto da inteligência artificial na publicidade e marketing: avanços e desafios éticos

7 ferramentas de inteligência artificial para te ajudar na criação de conteúdo

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

1

Comentários