Na primeira edição do Web Summit no Rio de Janeiro, ele não poderia deixar de marcar presença. Alan Sylvain, CEO e fundador da Sylvain, já esteve nos palcos do Web Summit Lisboa e também do Collison, evento realizado pelo Web Summit que acontece no Canadá. No evento brasileiro, Alan trouxe a discussão sobre tempo e criatividade, usando como exemplo a banda Beatles. Os ingleses conquistaram o mundo e são vistos até hoje como uma das bandas mais criativas do mundo. A discussão de Alan traz um olhar para refletirmos sobre a criatividade e a inovação.
A criatividade hoje é um tema hiper valorizado.
As pessoas se intitulam criativas, buscam aplicativos e livros sobre o tema, querendo ao máximo desenvolver essa skill. E Sylvain apresentou alguns números que comprovam como entendemos a criatividade hoje na sociedade:
- 95% dos professores acreditam que a criatividade é uma habilidade valiosa para o futuro dos alunos.
- 72% dos pais dizem que a criatividade foi especialmente importante para ensinar as crianças
- 65% dos CEOs acreditam que habilidades criativas que são muito importantes para a inteligência emocional e as habilidades digitais.
“A criatividade é mais importante do que a inteligência emocional”
No ambiente corporativo, ela é vista como inovação. Um mercado que hoje já movimenta mais de $ 2,5 trilhões, em investimentos e energia de times dedicados a cuidar do setor de inovação das empresas.
A grande discussão é que as empresas estão investindo todo esse dinheiro, mas ainda não é possível medir o quão efetivo todo esse investimento está sendo. Estudos já estão sendo feitos e, na última década, o volume de inovações que foram criadas é relativamente menor.
“É da própria natureza que toda inovação leve a algo novo, mas nem toda novidade é uma inovação”.
Só a criatividade, só a inovação não é sinônimo de sucesso, precisamos também estar atentos ao momento atual da sociedade. É preciso entender o seu momento e o momento do seu público para aí então investir em inovação e criatividade.
Para Alan, Os Beatles não teriam todo o sucesso que tiveram se não houvesse apoio da inovação tecnológica da TV e do rádio. “O timing é a criatividade mais importante”
É preciso pensar sobre o tema, dentro de toda a linha do tempo, olhando o passado, o presente e o futuro.
“Não pense na criatividade isoladamente, porque ela existe no contexto de tempo”
A Web Summit Rio
O Rio de Janeiro foi a cidade escolhida para sediar a primeira edição desse evento fora da Europa, e é claro que estamos participando para trazer os melhores insights para vocês.
O evento ocorrerá entre os dias 1 e 4 de maio, com grandes nomes do mercado global. Assim, teremos a oportunidade de receber insights quentes, muita atualização e informações para compartilhar com você!
Inscreva-se para receber a cobertura completa!
E claro, não podemos deixar de agradecer aos nossos patrocinadores que fazem tudo isso ser possível: Azul Linhas Aéreas, TudoAzul e Tecban.
LEIA MAIS:
Web Summit Rio 2023: o que vimos no 1º dia?
Rotina como ferramenta para criatividade
Métricas, Criatividade e Curiosidade.
Criatividade: a mãe das ideias.