Web Summit Rio 2023: o que vimos no dia 2?

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O segundo dia de Web Summit Rio prometeu muito conteúdo e cumpriu o combinado! Mas antes de tudo, se você ainda não viu a cobertura sobre o primeiro dia do evento, dá uma olhadinha:

Clique aqui para ler sobre como foi o 1º dia de Web Summit Rio 2023

Como são muitas palestras, em diversos palcos e stands, organizar a programação com antecedência é essencial. E como queremos trazer bons insights da área de marketing e comunicação para vocês, o principal palco que ficamos durante o segundo dia foi o PandaConf!

UM POUCO SOBRE OS PALCOS DA WEB SUMMIT:

Como eu havia dito acima, são vários espaços de conteúdo que funcionam simultaneamente, e além do Center Stage (o palco principal), todos os demais são temáticos. Por exemplo, temos o palco Growth para falar sobre Performance, Crypto para falar de moedas digitais e blockchain, o FullSTK para programadores e muito mais. O PandaConf foi o palco exclusivo para o marketing!

E O QUE VIMOS POR LÁ?

1# How to make terrible branded content – Graham McDonnell

Graham é head global de marca e criatividade da Time. Para ele, os profissionais de marketing do mundo todo são rápidos para compartilhar seus segredos e atalhos infalíveis para criar conteúdo que chamem atenção no feed, mas poucos falam sobre as armadilhas comuns e os erros iniciais que a grande maioria dos criadores de conteúdo de marca são vítimas. 

Em sua apresentação, Graham separou 10 erros mais comuns que os criadores passam na hora de fazer conteúdo para marcas. Vamos falar um pouco sobre cada um deles em nosso e-book de insights, mas já adianto alguns:

  1. Começar sem definir objetivos
  2. Tratar o conteúdo de marca como um anúncio
  3. Esquecer do Storytelling
  4. Decidir o formato primeiro e o conteúdo depois
  5. Dar razões para audiência para sair da tela cedo

2# What matters more: creativity or timing? – Alain Sylvain 

CEO e fundador da Sylvain, Alain já esteve nos palcos da Web Summit Lisboa, e no evento brasileiro ele trouxe a discussão sobre tempo e criatividade. 

Essa palestra acabou sendo tão legal que já adiantamos o assunto e fizemos um artigo específico só sobre ela, então você pode ver aqui!

3# Should marketers feel threatened by AI? – Alex Collmer

Fundador e CEO da VidMob, Alex reforçou que as plataformas criativas alimentadas por inteligência artificial estão se multiplicando e há uma preocupação crescente de que profissionais de marketing percam seus empregos por causa delas. 

Collmer deixou claro que não será a tecnologia que vai tomar esses empregos, mas sim as pessoas que usam IA e dados de forma criativa para impactar no desempenho do trabalho no marketing. 

Ou seja: não é um “robô” que vai roubar o seu emprego e sim pessoas que saibam trabalhar e dominar esses robôs.

4# Building a personal brand – Cristina Ferreira (TVI), Fiorella Mattheis (Gringa) e Ana Carolina Siedschlag (Bloomberg Linea)

Depois de várias palestras em inglês, essa foi a primeira do evento que assistimos em português! Conhecemos Cristina Ferreira (apresentadora da TVI, rede televisiva portuguesa) e Fiorella Mattheis (atriz e co-founder da Gringa), que conversaram com a jornalista Ana Carolina sobre suas experiências na construção de marca pessoal nas redes sociais. 

As duas concordaram que as redes sociais são feitas de troca, e não de imposição, principalmente quando se trata de marcas pessoais. Ou seja: seja influenciador ou seguidor, nenhum dos dois está ali para ditar ideias e sim compartilhar pontos de vista e construir uma relação franca.

É importante ressaltar que cada post, por mais simples que seja, passa uma mensagem quando o seu objetivo é construir uma marca pessoal. Hoje o influenciador não é só um criador de conteúdo, mas um modelo de negócios – que precisa ser tratado de forma séria, responsável e com propósitos alinhados à construção de marca. 

5# Digital Marketing: how do win in a omnichannel race – Neil Patel

Se você trabalha com marketing digital, provavelmente já leu algo de Neil Patel! Um dos maiores empresários da área, Neil compartilhou dicas práticas para criar uma boa experiência para o cliente em não apenas um, mas em vários canais digitais disponíveis. 

Seja nas redes sociais, no site com SEO, no e-mail marketing ou nos anúncios, é fundamental conectar todos esses pontos para garantir que o caminho digital do consumidor seja positivo e assertivo. 

6# How to make your creator business thrive – João Pedro Resente (Hotmart), Kondzilla, Bianca Andrade (Boca Rosa) e Christian “Crocas” (WYcreative)

Mais um painel em português! E com influenciadores de peso: Boca Rosa e Kondzilla. O assunto foi sobre o crescimento e a profissionalização da Creator Economy.

Durante o painel, falamos sobre a história brasileira dos creators (que começou com os blogs!), a importância da autenticidade e dos limites para manter a saúde mental e tivemos um insight importante do CEO da Hotmart: 

Ser creator é construir uma empresa, não só monetizar views.

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Volto amanhã para falar sobre o dia 3!

E claro, não podemos deixar de agradecer aos nossos patrocinadores que fazem tudo isso ser possível: Azul Linhas AéreasTudoAzul e Tecban.

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Cíntia Carvalho
Cintia Carvalho é publicitária de formação, com 9 anos de experiência em marketing digital. Há 6 anos faz parte do time do Share, uma das maiores plataformas de educação para o mercado de comunicação do país, onde atualmente é CMO liderando o time de Marketing. Já realizou a cobertura de alguns dos principais eventos de inovação, tecnologia e marketing como Web Summit, DMEXCO e Viva Tech.
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