Problemas, probleminhas e problemões: cada empresa tem os seus

Clique Aqui e saiba mais

O sonho que todo empresário e todo empreendedor tem, quando começam uma um novo projeto, é primeiramente, viver daquilo. 

Viver do seu sonho, é o que dizem. E ele acredita naquilo.

Mas no início, quase todo o empreendedor cria uma empresa sem necessariamente criar a empresa em si. Eles vão aprendendo ao longo da jornada. 

No livro: O mito do empreendedor do Michael Gerber ele defende esse ponto e aponta como um motivo do porque as empresas não duram mais de cinco anos estatisticamente falando.

Afinal, os negócios começam com pessoas que são muito boas operacionalmente, e eventualmente resolvem abrir uma empresa. 

Mas abrir uma empresa é mais complexo do que muita gente imagina. você precisa monetizá-la, ampliá-la, escalá-la, criar verticais e por aí vai.

É dolorido e é muito difícil

Não adianta simplesmente fazer algo bem, você precisa fazer de uma forma diferenciada

Ao começar a empreender você começa a entender como ela funciona. 

E aí começam a surgir os problemas. 

Em cada etapa do crescimento, são problemas diferentes que surgem, e de acordo com o seu nível de crescimento, a complexidade dos problemas também aumenta.

Quando uma empresa é pequena, ela lida com problemas pequenos. Quando a empresa é grande, ela lida com problemas maiores

Muitas vezes acontece de você perceber um problema que sempre esteve lá, mas você não via. E agora, se o seu negócio está grande, o problema vai ser proporcional a ele. 

Então, conforme a empresa vai crescendo, vai se desenvolvendo, vai ganhando robustez, cada vez mais ela vai lidar com problemas mais complexos.

Para você entender, eu vou dar um exemplo – e como eu sempre trago exemplos da Paes, hoje não poderia ser diferente:

Vamos lá: no começo, qual era o problema da Paes? Conquistar clientes, vender, criar processos de venda, mecanismos de venda, atração, convencimento.

Hoje, qual é o problema da Paes? São processos relacionados a pessoas. Não as pessoas em si, porque a gente tem uma equipe f**a pro caralho. 

Mas a lidar com os processos dessas pessoas. E esses problemas, eles nunca são individuais, não são do empreendedor, são da empresa. 

O que eu quero dizer com isso? Significa que todo mundo é responsável? Não. 

No entanto, quando um problema aparece em uma empresa, esse problema é de todo mundo. Uma falha no processo impacta não somente o empreendedor, mas todos que fazem parte daquele processo. 

Se você pensar no google, você vai dizer: ah! lá não tem problema. 

Eles nunca tiveram problema, dominavam o mercado, são gigantes, né? 

O parquinho era deles, ditavam as regras, até que surgem novas formas de fazer consultas online, novas formas de buscar informações e então surgem as ameaças. 

Até então, muitas empresas nem eram do mesmo nicho. não poderiam ser enquadradas como uma concorrente emergente da Google, mas o Chat.GPT, por exemplo, hoje é a principal ameaça deles. 

Por quê? Porque as pessoas vão mudando os seus comportamentos, vão mudando a forma de lidar com as coisas. e assim como as pessoas vão mudando, uma empresa vai mudando.

Uma empresa pequena, é como um bebê

Ela vai crescendo, vira uma criança, depois uma adolescente, depois adulta, e assim por diante.

E de acordo com o amadurecimento, novos problemas vão surgindo. Quando se é pequeno, é um problema tomar um banho. já na vida adulta, o problema é pagar os boletos. 

No fim do dia, resolver problemas, talvez seja o maior atributo do empreendedor

E quando a gente fala sobre as empresas, precisamos entender que elas resolvem problemas de formas diferentes.

Como é que uma empresa gigante de um milionário vai resolver um problema? É totalmente diferente da forma que uma empresa pequena, limitada em questão de ativos financeiros, vai fazer. 

O empreendedor assim como a empresa, precisa lutar as suas guerras, as suas batalhas com as armas que tem. E também é preciso ter inteligência para entender que existem problemas pelos quais não vale a pena entrar na luta. 

LEIA MAIS:

Relacionamento tem a ver com se relacionar. Por que a gente esquece disso? 

Conectar, inovar e transformar. Por que promover eventos é mais que só fazer eventos?

Quando você ver turnover, lembre-se: a culpa é sua

Nem 8 nem 80: em constante adaptação

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

1

Comentários