O filósofo francês Gilles Deleuze tem uma frase maravilhosa: “O desafio não é se expressar, o desafio é ter momentos de silêncio e solidão para se encontrar algo que valha a pena ser dito.” Agora eu te pergunto, qual foi a última vez que você teve um momento de silêncio para poder realmente pensar sobre algum conteúdo? Nos dias de hoje eu diria que é quase impossível, tendo visto que o silêncio com o celular ligado não é silêncio.
Está mais do que na hora da gente conversar mais, principalmente fora da bolha da comunicação, sobre melhorar a forma como a gente tem se comunicado. Logicamente eu não sou contra todas as novas formas de se comunicar, eu sou um profissional dessa área, eu vivo disso. Minha preocupação é com o esquecimento da qualidade das nossas trocas. Tudo precisa ser rápido, tudo vence rápido, tudo é descartável. Como manter boas comunicações dessa forma? Como manter uma comunicação acolhedora metralhando conteúdo para todos os lados? impossível.
Pra gente poder falar mais disso, vou bater em uma tecla que muita gente ignora: conheça seu público. Eu falo melhor, quando eu sei com quem eu estou falando, esse é um velho mantra que eu levo comigo. Então, se não conheço o meu cliente, ou a minha audiência, provavelmente vou acabar criando muito conteúdo que não vai ser interessante para eles, apenas poluindo a timeline, não vai melhorar a vida dessas pessoas. Um dos pontos mais importantes da comunicação acolhedora é usar a comunicação para melhorar as relações, mas percebe que quando eu contribuo para esse entupimento de conteúdos eu to deixando tudo mais confuso e menos acolhedor?
Uma coisa não podemos negar: estamos vivendo um mundo onde a gente não consegue acompanhar tudo que é feito. Então, minha última provocação vai diretamente para cada um de nós: o quanto a gente está contribuindo para isso? Eu digo que muito! Todo mundo é responsável pela comunicação do mundo, talvez, talvez nada, com certeza somos o maior ecossistema de comunicação do planeta Terra. Todos nós juntos. Cada um dentro dos seus micro universos estão de alguma forma se comunicando todos os dias. Como estamos fazendo isso? A gente tá prestando atenção ou simplesmente estamos apenas aumentando a quantidade de informações?
Não quero que ninguém pare de se comunicar, mas também não quero que as pessoas continuem aumentando o volume e a intensidade de tudo sem pensar. É impossível a gente construir relações mais acolhedoras se seguirmos acreditando que precisamos nos comunicar mais, pois definitivamente o que precisamos é nos comunicar melhor.
LEIA MAIS:
Comunicação acolhedora não é papo good vibes
Nunca subestime um relacionamento
Eu e você adoramos cancelar as pessoas
As habilidades do RP que todos podem usar!