Inbound Marketing vs Marketing de Conteúdo

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Se você atua ou estuda sobre marketing ou marketing digital, já passou por estes termos: Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Mas quando paramos para pensar sobre estes dois universos, é fácil dar aquela confundida, mas “será que é tudo a mesma coisa?”. Embora sejam frequentemente vistos de forma parecida, existem diferenças importantes. Neste artigo, vou tentar te mostrar um pouco melhor sobre as duas estratégias, já que ambas são tão importantes para qualquer plano de comunicação.

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O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia focada em atrair e engajar clientes em potencial ao fornecer conteúdo relevante e valioso. Essa abordagem busca atrair o interesse dos consumidores em vez de interromper sua experiência com anúncios invasivos. O objetivo principal do Inbound Marketing é criar um relacionamento de confiança com o público-alvo, gerando leads qualificados e, eventualmente, convertendo-os em clientes.

Com certeza, você deve se lembrar de algumas marcas que oferecem materiais gratuitos ou conteúdos, em troca dos seus dados, certo? Isto, nada mais é que parte da rotina de conteúdo focada em Inbound Marketing.

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O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma técnica de marketing que envolve a criação e compartilhamento de conteúdo valioso e relevante para atrair, envolver e converter o público-alvo. A ideia central é fornecer informações úteis e interessantes para os consumidores, com o objetivo de construir relacionamentos duradouros e lealdade à marca.

O MKT de Conteúdo não se limita apenas à atração e conversão de leads (diferentemente do Inbound Marketing). Ele engloba todas as etapas do funil de vendas, desde a conscientização até a fidelização do cliente. O conteúdo pode ser apresentado em várias formas, como blogs, artigos, infográficos, vídeos, podcasts e mídias sociais.

Qual é a diferença entre eles?

O Inbound Marketing é uma estratégia mais ampla, que abrange várias questões relacionadas ao marketing, incluindo o Marketing de Conteúdo. O Marketing de Conteúdo, por sua vez, concentra-se especificamente na criação e distribuição de conteúdo relevante. Eu sei, parece que é a mesma coisa… mas alguns detalhes acabam fazendo com que seja bem diferente na hora de colocar em prática.

Por isso, é importante treinar o seu olhar para “o que é conteúdo de Inbound Marketing” e o que é “estratégia de conteúdo”.

Leia também: O que é Marketing de Conteúdo e por onde começar?

É parecido, mas é diferente!

Embora o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo estejam interligados, eles têm diferenças distintas. Ambas as estratégias oferecem benefícios significativos, como atração de público-alvo, construção de relacionamentos duradouros, geração de leads qualificados, melhoria da visibilidade online e aumento das taxas de conversão.

A escolha entre qual estratégia seguir depende dos objetivos específicos e do contexto de cada empresa. No entanto, ambas as abordagens podem criar uma estratégia bem legal, focada em construir um relacionamento e uma boa entrega de valor, através do conteúdo.

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