O mundo do marketing digital e das redes sociais vive em constante evolução, e a capacidade de se destacar e fazer coisas diferentes depende muito da construção de repertório!
Afinal, se você trabalha em um ambiente que exige criatividade, inovação e entendimento do comportamento humano, é preciso constantemente expandir os horizontes. Mas, como fazer isso?
A resposta é até simples na teoria: buscando conhecimento! Porém, não se limite a ler apenas o que está disponível na sua área de atuação (apesar de ser muito importante e necessário), também é preciso buscar um conhecimento amplo e absorver perspectivas diversas.
Pensando nisso, procuramos alguns dos professores do Clube Share para oferecer um combo de indicações incríveis que vão dar um “up” no seu repertório em 2024. Vamos nessa?
Uma dica de leitura:
1) Livro | O ato criativo: Uma forma de ser (Rick Rubin)
Este livro é uma poderosa reflexão, mostrando que a arte e a criatividade são direitos inatos, acessíveis e disponíveis para todos. O autor defende que ser artista não tem a ver com criar obras de arte; tem a ver, sim, com uma maneira peculiar de estar no mundo e de se relacionar com ele.
Uma dica cultural:
2) Filme | Air: A História por trás do Logo
Filme revela bastidores da desafiadora parceria entre a Nike e Michael Jordan na década de 1980, icônica até hoje. O que era só uma aposta, revolucionou o mundo dos esportes e da cultura contemporânea.
Conteúdo interessante da área RP para ficar de olho:
3) Principais tendências de RP para 2024
Uma dica de leitura:
4) Livro | Em busca de Mim (Viola Davis)
Trata-se da autobiografia da incrível atriz e produtora norte-americana Viola Davis! Todo mundo (principalmente homens) deviam ler para entender sobre potência, sobre força, sobre reinvenção.
Uma dica cultural:
5) Série | Meu querido zelador (StarPlus)
É uma série argentina leve de assistir, mas que fala muito sobre o poder dos relacionamentos, além de ser um retrato divertidíssimo sobre como são as convivências entre as bolhas.
Uma reflexão importante:
6) Esse foi o ano da IA e todo mundo só fala disso. Hoje, quero convidar todo mundo a pensar o que só cada um de nós tem que a inteligência artificial não pode ter! Consegue pensar em algo?
Uma dica de leitura:
7) Livro | Metodologia PEMD (Nino Carvalho, MSc.)
Todos os profissionais que querem se destacar no ambiente corporativo, precisam aplicar uma espécie de consultoria em seus trabalhos. Essa consultoria, seja interna ou externa, consiste basicamente em identificar gaps, realizar diagnósticos e propor melhorias nos processos. Trata-se de uma indicação técnica voltada para todos os profissionais de marketing digital.
Uma dica cultural:
8) Filme | O mundo depois de nós (Netflix)
Esse filme bateu demais no meu psicológico (risos). A gente tem a tecnologia tão presente no nosso cotidiano, na nossa vida, que alguns de nós ficamos completamente inúteis caso fique desconectado. Trazendo isso para a nossa vida profissional, enquanto comunicadores, é sempre bom se perguntar: se o mundo online acabasse hoje, a minha vida profissional se manteria? Eu dependo de plataformas, de sistemas? Ou eu dependo de pessoas?
9) Podcast | Desmarketize-se (João Branco)
Esse podcast também é uma aula de marketing e de como a gente deve sempre focar no cliente, e ver a tecnologia, o marketing, a comunicação como um meio, e não como um fim. É incrível ver como as maiores marcas do Brasil trabalham o simples e como esse simples é aplicável em diversas empresas dos mais variados portes e mais diferentes segmentos.
Notícia importante da área de Performance para ficar de olho:
10) Esse ano (provavelmente – porque já foi adiado diversas vezes), teremos o fim dos cookies e da publicidade digital como conhecemos.
No cenário digital, a estratégia publicitária é baseada em dados de navegação dos usuários na web. Os cookies atuam como um banco dessas informações coletadas nas sessões online, e permitem rastrear o comportamento dos usuários. Usando essa compilação de dados, é possível identificar tendências e desenvolver táticas de marketing para alcançar o consumidor em diferentes plataformas e fornecer publicidade direcionada.
Com o fim dos cookies no Google Chrome (responsável por 80% do market share de navegadores no Brasil), o profissional de performance precisa entender como vai se comportar a mídia daqui pra frente. Investir em base de cadastros próprias e focar em relacionamento com sua base através dos canais (email marketing, retargeting, CRM…) é primordial para se destacar de agora pra frente, pois o público lookalike será mais restrito e a chamada third party data será inacessível, como seus cookies pool (mas isso é assunto pra uma aula nossa no Clube Share 👀)
Uma dica de leitura:
11) Livro | Becos Da Memória (Conceição Evaristo)
Nesta leitura, a autora retrata com sensibilidade a complexidade humana diante do desamparo, preconceito e miséria. Com personagens vívidos, ela mergulha na essência de questões sociais, mantendo o lirismo e a delicadeza, tornando-o um notável romance memorialista na literatura contemporânea do Brasil.
Uma dica cultural:
12) Filme | Retratos Fantasmas (Kleber Mendonça Filho)
Trata-se de um documentário magistralmente dirigido por Kleber Mendonça Filho, o renomado cineasta por trás de obras notáveis como ‘Bacurau’, ‘O Som ao Redor’ e ‘Aquarius’, que mergulha nas profundezas de suas memórias em Recife, sua cidade natal. Nesta obra, o diretor tece uma narrativa cativante que abrange desde os nostálgicos cinemas da capital pernambucana até as expressões cinematográficas regionais e nacionais, costurando habilmente os fios de sua própria vida. O filme que estreou este ano nas telonas, já está disponível na Netflix.
Notícia que vai impactar nossa comunidade ano que vem:
13) É oficial: o Google começará a desativar cookies de terceiros em janeiro de 2024
Dicas de leitura:
14) Livro | Mindset – A nova psicologia do sucesso (Carol S. Dweck)
A autora destaca a relação entre sucesso e nossa abordagem aos objetivos. O mindset é a chave entre otimismo e pessimismo, moldando como encaramos trabalho, pessoas e educação dos filhos, essencial para explorar nosso máximo potencial.
15) Livro | Sociedade do Cansaço (Byung-Chul Han)*
Trata-se de um breve ensaio sobre os efeitos provocados na mente das pessoas pelas mudanças sociais, culturais e econômicas do século 21. Essa onda do ‘eu consigo’ e do ‘yes, we can’ tem gerado um aumento significativo de doenças como depressão, transtornos de personalidade, síndromes como hiperatividade e burnout. Este livro transcende o campo filosófico e pode ajudar educadores, psicólogos e gestores a entender os novos problemas do século XXI.
*Tem uma aula só sobre esse livro no Clube Share com Diego Iraheta!
Uma dica de carreira:
16) Guia de Autoconhecimento + Objetivos para 2024
Um template personalizável para você se conhecer e desenhar seu plano de ação para o ano novo. Disponível para download aqui!
Um lembrete mais que importante é: você não precisa ler e assistir tudo isso! Vai no seu tempo e sem pressão, mas sem deixar de lado o exercício de aumentar o repertório em 2024. Uma dica boa é fazer uma lista para acompanhar durante todo o ano, de coisas interessantes que você quer conhecer e aprender.
Ao cultivar essa prática, não apenas nos tornamos mais versáteis, mas também adquirimos uma base sólida para a inovação e a excelência em um cenário competitivo e em constante mudança.
Quer continuar se atualizando no mercado de comunicação e marketing digital? Conta com o Share! o/