Desde que entrei no Share, lá em 2017, uma coisa que faço com frequência é participar de eventos. Além dos eventos do Share, nos quais faço parte da organização, já estive em diversos eventos nacionais, como o Fórum do E-commerce e o Gramado Summit, e também de eventos internacionais, como o Web Summit, o Viva Tech, o DMEXCO e o MWC.
Independentemente do tamanho do evento, da quantidade de dias ou do conteúdo que será apresentado, a forma como me preparo para participar deles é muito parecida. Por isso, resolvi trazer algumas dicas neste post para você que pretende participar de algum evento em 2024!
#1 – Estude sobre o evento
Entenda qual é o posicionamento do evento, quais são os temas principais, quantos palcos e qual é o histórico de conteúdo. Desta forma, você já conseguirá ter uma visão mais alinhada em relação ao conteúdo que será apresentado lá. Se o evento contar com mais de um palco simultaneamente, compreender quais são eles e quais são os objetivos pode ajudá-lo a escolher a palestra na qual participar e o que você deixará de fora da sua programação.
É importante compreender a dinâmica do evento. Existem eventos que contam com apenas um palco, como, por exemplo, os eventos do Share. Nesses casos, você conseguirá assistir à programação na íntegra e não precisará se preocupar com o deslocamento entre uma palestra e outra.
Alguns eventos, como o Gramado Summit, o Web Summit e o VivaTech, contam com diversos palcos e pavilhões. Isso faz com que você precise se organizar com antecedência para montar a programação do que irá assistir.
#2 – Monte a sua programação
Já sabemos quais são os assuntos principais do evento: comunicação, e-commerce, tecnologia, entre outros. Também conhecemos os palcos e o foco de cada um. Agora é hora de estruturar os conteúdos que iremos assistir.
Um spoiler: Quando falamos de eventos com palcos simultâneos, o desapego precisa fazer parte desse momento, tá? Se o evento possui 5, 10 ou 20 palcos simultâneos, lamento informar, mas você só conseguirá participar de apenas 1 palco em cada horário. Isso significa que você precisará escolher o que assistir e também o que não assistir. A FOMO vai bater, mas te garanto que no fim vai dar tudo certo!
Seja no aplicativo do evento, na sua agenda ou até em uma planilha, o importante é que você sinalize quais palestras você tem interesse em participar. No primeiro momento, marque todas que te chamam a atenção. Nessa hora, vale pesquisar quem são os palestrantes, aprofundar mais sobre os temas e informações disponíveis pelo evento. Essas pesquisas irão te ajudar a montar um cronograma mais coerente de conteúdos e também mais amplo. A ideia é não deixar nada de fora e que as suas escolhas sejam as mais assertivas possíveis.
Mas, se eu selecionar tudo que quero assistir, vou ficar com horários repetidos na minha programação. Sim, isso acontece. Vou te explicar o que fazer agora:
Tenha em mente qual dessas palestras é a prioridade. Se você tem dois conteúdos para assistir às 10h00, sinalize qual é o seu preferido, mas não descarte a segunda opção.
Durante o evento, pode ser que às 09h30 você esteja em um palco e não consiga chegar a tempo às 10h00 em outro palco para assistir à sua palestra escolhida. Porém, a sua segunda opção irá acontecer no palco onde você está, ou ainda, em um palco mais próximo que você consiga chegar a tempo.
Em eventos grandes, você pode levar mais de 10 minutos para se deslocar de um palco para o outro e nem sempre temos esse tempo de deslocamento.
Uma outra alternativa é: separar por blocos de palestras considerando o palco de cada uma. Se no palco 1 irão acontecer 3 palestras com horários próximos, entenda quais são as demais palestras que vão acontecer ali e aproveite para conhecer novos temas.
#3 – Prepare seu material
Não importa se o evento é composto por 1 ou 4 dias, a certeza que eu tenho é que você vai ver muito conteúdo e vai precisar de uma forma para anotar tudo que está aprendendo e rever depois e com calma. Seja físico ou digital, é importante que você tenha alguma forma de anotar os seus insights e registrar tudo que está vendo de conteúdo.
Caderno – O bom e velho caderno é um ótimo companheiro para esse momento. Você consegue anotar, desenhar e está sempre de fácil acesso para você – afinal, não depende de internet e bateria para funcionar.
Celular/Notebook – É uma forma de já deixar digitalizado o conteúdo e você ainda pode contar com diversos aplicativos para te ajudar, como o Google Docs para anotações e o Otter.ai para a captação de áudio.
Não esqueça de tirar fotos dos palestrantes e do que você entender que é importante para rever após o evento, sejam slides, banners ou referências.
Como os eventos costumam durar mais de 8 horas por dia, minha recomendação é ter sempre uma bateria portátil ou pelo menos o carregador do seu celular, ele será um grande aliado seu durante o evento.
#4 – Cuide de você
O evento está acontecendo, você quer aprender, mas não pode deixar de pensar em você!
Vista roupas confortáveis. Normalmente, quando assistimos palestras, fazemos isso sentados, e não tem nada pior do que uma calça que aperta ou uma roupa que te deixa desconfortável durante o dia todo.
Calçados confortáveis. Pode ser que eles não sejam os mais bonitos para fotos no Instagram, mas os tênis de corrida têm o meu voto na hora de participar de um evento muito grande, pois você caminha muito, MUITO mesmo, e ter um calçado confortável te ajuda a finalizar o dia de forma mais leve. Mas não precisa usar esse tipo de calçado; minha dica é usar um calçado confortável, pensando que você vai ficar o dia todo usando e provavelmente vai caminhar bastante.
Beba bastante água. Hidratação é fundamental para que o nosso corpo funcione direitinho, e é normal durante a correria a gente esquecer de beber água. Leve uma garrafinha de água com você e mantenha-a abastecida; vai te ajudar na missão de beber água durante o evento.
Alimente-se. Tanto quanto beber água, comer precisa ser uma prioridade durante os eventos. Além de almoçar (se o evento acontecer durante o dia), não esqueça de fazer lanchinhos. Esses você pode levar na mochila com você e aí vale de tudo: barrinha de cereal, bolachinhas, chocolates… só não vale não comer nada, tá?
#5 – Nem só de conteúdo é feito um evento
Aproveite o evento para conhecer pessoas, empresas e fazer networking. Eventos são uma ótima oportunidade de estar ainda mais imerso no seu mercado de trabalho, conhecer pessoas, mostrar e falar sobre o seu trabalho.
Esteja preparado para falar de você, quem você é e o que você faz. Seja curioso, tanto com pessoas quanto com empresas. Você pode encontrar uma solução para te auxiliar com suas demandas ou até mesmo se conectar com futuros parceiros e fazer negócios no pós-evento.
Esteja preparado para extrair ao máximo dos eventos. Participe e não esqueça de separar um tempinho pós-evento para resgatar tudo que viu durante o evento e entender o que você consegue aplicar na sua vida e também no seu trabalho.
Eventos são sempre um ótimo investimento para a sua carreira e seu desenvolvimento.
Espero que a gente se encontre em breve em algum evento por aí!
Inclusive… dia 27 de abril estaremos em São Paulo realizando o GUMP, o evento de Storytelling e Conteúdo do Share. Será um dia inteiro de muito conteúdo e boas conexões com grandes profissionais do mercado da comunicação. Vamos nessa?