Instagram anuncia atualização que prioriza criadores menores e conteúdos originais

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O Instagram anunciou uma grande atualização de algoritmo projetada para garantir que criadores de conteúdo original e com menos seguidores tenham mais alcance.

Para a plataforma, essa mudança será importante para corrigir o alcance que era praticamente prioritário para contas maiores e dar a todos os criadores uma chance mais igualitária de alcançar novos públicos.

Quatro alterações foram introduzidas no algoritmo do feed do Instagram:

  • Uma nova entrada para classificação que dará mais distribuição aos criadores menores;
  • Substituição de republicações por conteúdo original nas recomendações;
  • Adição de rótulos ao conteúdo republicado, vinculando ao criador original;
  • Remoção de agregadores de conteúdo das recomendações.
Reprodução: creators.instagram.com

Explicamos um pouco mais cada um desses pontos:

Nova classificação que dará mais distribuição aos criadores menores:

Anteriormente, no espaço de conteúdo recomendado do Instagram, o destaque era para publicações com muitas interações e engajamento. Isso significava que contas com o maior número de seguidores geralmente tinham o maior alcance.

Agora, a empresa está trabalhando em uma nova maneira de classificar as recomendações para oferecer a todos os criadores oportunidades iguais de ‘sucesso’.

Nesse processo, conteúdos elegíveis (por exemplo, conteúdo original, que não viole as diretrizes da comunidade, não tenha marcas d’água visíveis e atenda às diretrizes de recomendação) serão mostrados a um pequeno público que pode gostar dele, independentemente de seguir ou não a conta que publicou. À medida que esse público se envolve, o conteúdo com melhor desempenho é mostrado para um público mais amplo e assim por diante.

Recompensando conteúdo original e adicionando rótulos

Aqui estão as atualizações mais relevantes.

Primeiro, quando o algoritmo encontrar dois ou mais conteúdos idênticos no Instagram, apenas o original será recomendado. Quando o conteúdo for substituído, o criador original será notificado.

Em segundo lugar, se o algoritmo encontrar um conteúdo republicado, será adicionado um rótulo com um link para o criador original, que permanecerá visível para todos os seguidores da conta que o republicou.

É importante ressaltar que conteúdos que forem alterados de forma significativa não serão substituídos. Por exemplo: se for um material editado para se tornar um meme, paródia ou narrado com uma nova narração e remixado.

Removendo agregadores de recomendações

Nos próximos meses, as contas que postarem repetidamente (10 ou mais vezes nos últimos 30 dias) conteúdo de outros usuários do Instagram que eles não criaram ou aprimoraram de forma material não serão exibidas em espaços onde o Instagram recomenda conteúdo.

Este esforço servirá para desencorajar ainda mais os agregadores de conteúdo, tornando-os inelegíveis para recomendações do Instagram.

Essas mudanças estão previstas para acontecer nos próximos meses. Vale ressaltar que, pela forma como essas atualizações foram anunciadas, essas novidades impactarão os conteúdos produzidos em Reels.

A notícia é positiva para criadores de conteúdo ativos, principalmente aqueles que não possuem muitos seguidores. Fica a expectativa no aumento de alcance e engajamento – será que o Instagram vai conseguir esse equilíbrio?

Vamos seguir acompanhando!

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Vitória Santos
Vitória é cearense, estrategista de conteúdo e especialista em redes sociais. Atualmente, atua no Share como Head de Conteúdo e é uma das responsáveis pela comunicação com a comunidade de membros do Clube Share. Além disso, é palestrante e professora do curso ‘Confirma – Estratégias de Redes Sociais para Campanhas Políticas’, onde compartilha sua experiência no marketing político acumulada por quase uma década em campanhas, institutos e partidos políticos no Brasil.
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