Como um porco-espinho pode ajudar sua estratégia de conteúdo

Clique Aqui e saiba mais

Eu considero a leitura como minha principal fonte de conhecimento. Sempre estou lendo, buscando insights que possam ser aplicados tanto na minha vida quanto no meu trabalho.

Durante uma dessas leituras, encontrei o conceito de “porco-espinho”, apresentado por Jim Collins, que é direcionado para a estratégia de negócios de empresas. No entanto, ao refletir sobre esse conceito, percebi que ele também pode ser muito útil em uma estratégia de produção de conteúdo.

O Conceito de Porco-Espinho

No livro Empresas Feitas para Vencer, Jim Collins apresenta a ideia de “porco-espinho”, que muitas empresas utilizam em suas estratégias. Esse conceito é baseado em uma parábola antiga, que compara a raposa com o porco-espinho.

O porco-espinho, embora pareça simples, adota uma estratégia única e eficaz para se proteger: sempre que se sente ameaçado, ele se enrola em uma bola de espinhos. A raposa, por outro lado, tenta atacá-lo com várias estratégias, mas nenhuma delas é tão eficaz quanto a única do porco-espinho.

Portanto, Collins usa essa analogia para explicar que empresas bem-sucedidas tendem a focar em uma única coisa, algo em que podem ser as melhores do mundo, dedicando toda a sua energia a isso.

Como identificar o seu porco-espinho

O conceito de porco-espinho se baseia em três círculos que se sobrepõem:

  1. O que você pode fazer melhor do que qualquer outro: É importante descobrir o que você realmente faz melhor que todos.
  2. O que impulsiona seu motor econômico: Além disso, é essencial entender o principal impulsionador de receita do seu negócio, ou seja, o que gera lucro.

O que te apaixona profundamente: Por fim, concentre-se em algo pelo qual você, seus líderes e colaboradores sejam genuinamente apaixonados.

Quando esses três círculos se sobrepõem, você encontra o seu “porco-espinho”. Assim, empresas que descobrem essa interseção e concentram seus esforços nela têm uma chance muito maior de alcançar o sucesso e sustentá-lo ao longo do tempo. Com isso, simplificam suas estratégias e conseguem focar em um propósito claro e bem definido.

Como aplicar o conceito na sua estratégia de produção de conteúdo

De forma semelhante às empresas, você também pode aplicar o conceito de “porco-espinho” na sua estratégia de produção de conteúdo. Veja como:

  1. O que você faz melhor do que ninguém
    É muito tentador seguir todas as tendências e estar presente em todas as plataformas. No entanto, ao tentar abraçar tudo, você corre o risco de parecer igual a todo mundo. Portanto, é crucial descobrir o seu ponto forte. Concentre-se nisso e explore-o ao máximo.
  2. O que gera resultados para você
    Além disso, é importante identificar o tipo de conteúdo que gera os melhores resultados para você, sejam eles econômicos ou não. Pode ser aquele post que atrai mais clientes, engaja mais seguidores ou fortalece seu posicionamento de marca. Portanto, foque no que realmente faz diferença para o seu público.
  3. No que você é apaixonado
    Não adianta seguir uma estratégia que não te inspira. Para criar algo excelente, você precisa ter paixão pelo que faz. Assim, pergunte a si mesmo: qual tipo de conteúdo realmente me empolga? Ao encontrar essa paixão, seus resultados surgem com mais facilidade.

Quando essas três áreas se encontram, você descobre seu “porco-espinho” na produção de conteúdo. É aqui que você deve concentrar suas energias, buscando se destacar de maneira única.

Aplicar o conceito de “porco-espinho” na sua estratégia de produção de conteúdo oferece uma maneira eficaz de direcionar seus esforços. Ao focar no que você faz de melhor, no que gera resultados e no que você ama, você obtém mais clareza e foco, o que inevitavelmente leva a melhores resultados.

Afinal, quando você faz algo que ama, o sucesso é muito mais fácil de alcançar e manter

Imagem da capa gerada por inteligência artificial através do ChatGPT/DALL-E
Prompt:
Produza uma imagem de um porco espinho escrevendo, como se estivesse criando um conteúdo. Sentado em sua mesa como se estivesse de home-office.

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

Wezeck Nogueira
A comunicação chegou por acaso na minha vida e conquistou de forma arrebatadora. Minha experiência com o trabalho criativo vem da junção entre a formação em Letras, a produção de eventos culturais em Fortaleza, criação de conteúdo autoral e estratégias de comunicação para marcas e organizações de diversos segmentos nos últimos anos no Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, Minas Gerais, Maranhão. Atualmente, sou head de marketing da Pharos, uma empresa de consultoria empresarial com clientes em todo o Brasil.
1

Comentários