Oliviero Toscani, o gênio provocativo

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Morreu no dia 13 de janeiro, aos 82 anos, uma das figuras mais respeitadas e polêmicas da comunicação, o fotógrafo italiano Oliviero Toscani.

Conhecido principalmente pelas suas campanhas polêmicas da Benetton nas décadas de 80 e 90, reverenciadas como uma obra de arte por muitos (eu incluso), Toscani não era só um provocador nato, mas também um profissional que conseguia enxergar para além das abordagens do marketing tradicional.

Ele usava a publicidade para trazer luz a questões sociais, tabus, preconceitos e outros temas sensíveis, mas não como um tapa com luvas de pelica, e sim como um soco no estômago.

Em um de seus trabalhos mais famosos, Toscani colocou três corações humanos reais lado a lado e escreveu em cada um deles as palavras “white”, “black” e “yellow”, acompanhados do slogan da marca: “United Colors of Benetton”.

Reprodução: Oliviero Toscani/Benetton

Essa abordagem não só foge do comum como provoca o público para uma reflexão que pode ser muito incômoda em um primeiro momento.

Era assim que ele gostava de fazer sua arte: por meio do estardalhaço, dizendo em alto e bom som aquilo que muitos nem ousavam sussurrar.

Uma coisa é certa, pessoas como Oliviero Toscani não morrem tão facilmente. O seu legado na fotografia e na publicidade permanecerão vivos.

Arrivederci.

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Wezeck Nogueira
A comunicação chegou por acaso na minha vida e conquistou de forma arrebatadora. Minha experiência com o trabalho criativo vem da junção entre a formação em Letras, a produção de eventos culturais em Fortaleza, criação de conteúdo autoral e estratégias de comunicação para marcas e organizações de diversos segmentos nos últimos anos no Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, Minas Gerais, Maranhão. Atualmente, sou head de marketing da Pharos, uma empresa de consultoria empresarial com clientes em todo o Brasil.
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