Através da adoção de mecânicas de jogos em ambientes reais, é possível criar experiências marcantes com os consumidores e até mesmo fidelizá-los
Cada vez mais, a gamificação tem se tornado uma forma eficaz para quem busca gerar engajamento e fidelização de clientes. Quando elementos de jogos são incorporados em contextos reais, as marcas podem criar experiências interativas mais estimulantes e motivar uma participação maior do público, sejam clientes ou não.
Atualmente, com tecnologias como realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), as empresas têm apostado em campanhas cada vez mais inovadoras, elevando o nível de relacionamento com o público.
O que é gamificação?
Antes de prosseguirmos, é importante recuarmos e entendermos o que é essa “gamificação”. O termo vem do inglês gamification, criado em 2002 pelo programador britânico Nick Peeling. Assim como o termo sugere, significa “aplicação de elementos de jogos em atividades que não sejam jogos”.
O significado já ajuda a entender o que é essa gamificação, que nada mais é do que o processo de trazer as mecânicas utilizadas em jogos e aplicá-las em conteúdos, desenvolvidos por meio de técnicas e estratégias para o contexto do mundo real. Os exemplos podem ser vários: desde campanhas de marketing até mesmo dentro de salas de aula.
Casos de sucesso de gamificação para conhecer:
Setor educacional
Atualmente, instituições de ensino, independentemente do nível de educação, vêm adotando a gamificação com o objetivo de tornar o aprendizado mais dinâmico e atrativo. Algumas plataformas de ensino até mesmo usam elementos de jogos como incentivo na participação de alunos e oferecem recompensas e feedbacks imediatos, o que gera maior engajamento e até mesmo retenção do conteúdo.
Saúde e bem-estar
Com a tecnologia sendo utilizada cada vez mais no dia a dia, aplicativos de saúde conseguem incorporar desafios e metas gamificadas, de forma que motivem os usuários na adoção de hábitos mais saudáveis. Através disso, é possível transformar atividades físicas e rotinas de bem-estar em missões interativas, que promovem o alcance de objetivos pessoais.
Recursos humanos e treinamento corporativo
Até mesmo as empresas estão adotando essa estratégia. Ao implementar a gamificação no processo de recrutamento e treinamento, é possível aprimorar as habilidades dos colaboradores, facilitar a assimilação de conteúdo e promover um ambiente mais motivador.
Realidade aumentada e realidade virtual: como elas ajudam?
Com essas novas tecnologias integradas em campanhas de marketing, as marcas podem gerar uma interação maior com o público e atrair consumidores de maneira mais eficiente. Isso porque essas ferramentas permitem a criação de ambientes virtuais em que os clientes interagem com os produtos, participam de desafios e exploram conteúdos exclusivos.
Experiências gamificadas em eventos presenciais
Com uma demanda cada vez maior por atividades como essas em eventos corporativos presenciais, que ofereçam experiências que combinem entretenimento, conteúdo e negócios, se faz cada vez mais necessário desenvolver uma gestão de eventos inovadora e centrada no público.
Com uma gestão desse tipo, é possível promover um evento que incorpore novas tecnologias, de modo a criar atividades que atraiam a atenção do público e tornem as experiências dos participantes mais ricas, gerando uma impressão positiva da marca.
Em suma, adotar a gamificação pode ser uma boa estratégia para empresas que buscam inovação e melhores resultados com clientes e colaboradores. Ao tornar experiências de interação mais marcantes, é possível atrair novos consumidores, fidelizar clientes e até treinar os funcionários, tudo de maneira eficaz e divertida.