Com o final do ano chegando, as empresas começam a investir mais em estratégias de marketing digital para se preparar para a Black Friday. Por conta disso, termos como “celular Black Friday” acabam tendo uma procura muito maior, o que reflete o interesse do público em geral por promoções e descontos nesse tipo de aparelho.
De acordo com relatório publicado em 2024 pela Conversion, maior agência de SEO do Brasil, entre as 15 categorias mais buscadas na última Black Friday, os celulares tiveram 13,3% de procura, ficando no segundo lugar do ranking. Eles perderam somente para eletrônicos e eletrodomésticos, que tiveram 14,5% de usuários procurando por estes produtos.
Contudo, para que as marcas consigam se destacar, elas precisam saber equilibrar criatividade, segmentação e tecnologia, com o intuito de transformar cliques em conversões. De acordo com especialistas em e-commerce, campanhas sazonais, como a de preparação para a Black Friday, exigem um certo tipo de planejamento que vai para muito além do preço.
Para chegar a esse fim, é preciso que a experiência de compra seja personalizada, se valendo de dados comportamentais de usuários, e até mesmo a comunicação omnichannel se torna importante para capturar a atenção do consumidor digital.
Estratégias digitais que impulsionam as vendas
Para as empresas, a preparação para a Black Friday tem início muito antes de novembro. Existem marcas que, para se destacar, usam ferramentas de automação, remarketing e até mesmo social ads para aquecer o interesse do público.
Segundo o blog da edrone, é possível criar fluxos de e-mail e mensagens personalizadas através da automação, com base no histórico de navegação e nas preferências de cada usuário. Além disso, outras práticas também podem trazer um melhor desempenho para as campanhas, como as seguintes.
- Análise preditiva: com ela, é possível ter uma previsibilidade da demanda e realizar ajustes de celulares e dispositivos.
- Segmentação de audiência: adaptação de mensagens para diferentes faixas etárias e perfis de consumo.
- Integração entre canais: é preciso que haja uma consistência entre site, aplicativos e redes sociais.
Uma boa preparação logística pode evitar rupturas de estoque, além da garantia de entregas dentro do prazo. Em uma época como a Black Friday, esses podem ser fatores que impactam diretamente na credibilidade da marca.
Redes sociais e mídia paga: onde está o público?
Segundo a pesquisa Social Commerce, realizada pela All iN | Social Miner, em parceria com a Etus e a Opinion Box, 76% dos consumidores usam as redes sociais como meio de pesquisar itens de desejo.
O público tem usado cada vez mais as redes sociais para comparar preços, assistir a reviews e buscar opiniões de outros consumidores antes da decisão final. Por isso, investir em campanhas de mídia paga segmentadas pode gerar um aumento significativo no tráfego qualificado e, consequentemente, maior retorno sobre investimento (ROI).
Segundo a Dois Z Publicidade, o público acima de 45 anos tem ganhado cada vez mais espaço nas compras digitais, mas também exige comunicações mais objetivas e seguras. Com isso, é preciso mudar o discurso, explorando formatos que inspirem confiança, como, por exemplo, vídeos curtos e até mesmo depoimentos reais de clientes. Entre as boas práticas, estão:
- investimento em anúncios mobile-first;
- aposta em conteúdos criativos, dinâmicos e interativos;
- uso de gatilhos de urgência, sempre com transparência e estratégia, para evitar falsa escassez.
Dados e personalização no centro das decisões
A Black Friday acabou se consolidando como uma vitrine do marketing sazonal, além de um campo de testes para novas tecnologias. Isso porque negócios que se baseiam em dados conseguem ter maior previsibilidade de resultados e ajustar suas campanhas de forma eficaz.
Com isso, o evento deixa de ser somente o desconto e passa a ser a experiência. Para as marcas de celular na Black Friday que desejam se destacar, é preciso entender o comportamento do usuário mobile e alinhar tecnologia, logística e comunicação para obter uma conversão mais assertiva.