WhatsApp lança API e recursos pagos para EMPRESAS

Clique Aqui e saiba mais

Hoje o WhatsApp Business lançou seu primeiro recurso pago, trata-se de uma API que permitirá que as empresas respondam mensagens de seus clientes gratuitamente dentro de até 24 horas. Passado esse período, caso sejam solicitadas novas mensagens, o app de bate-papo corporativo cobrará uma taxa fixa da companhia. Este valor será estipulado e poderá variar de acordo com o país.

As empresas serão capazes de enviar mensagens para quem as contratou, e a API irá ajudá-las a administrar os serviços pedidos, enviando confirmações de envio de produto, lembretes de compromissos automáticos e até cartões de embarque. As companhias também poderão responder manualmente aos serviços de atendimento ao cliente, integrando a ferramenta com apps de comunicação já existentes.

? COMO FUNCIONA?

Tudo isso será possível bastando fornecer para a empresa o número do celular, seja através do site, do aplicativo ou da loja física da companhia, para que assim ela possa enviar as informações necessárias através do aplicativo de bate-papo. O suporte é oferecido em tempo real dependendo do serviço contratado, com respostas para perguntas sobre produtos ou ajuda com um problema.

A API do WhatsApp Business permite a criação de um perfil para a empresa, e quem já possui uma, continuará utilizando-a normalmente. Através dessa conta, a companhia poderá se comunicar com o cliente, enviando informações importantes sobre os serviços contratados. Isso deverá ajudar em uma comunicação mais prática e rápida, sem a necessidade de ligações.

Segundo o WhatsApp em comunicado oficial, “Desde que lançamos o aplicativo WhatsApp Business, as pessoas nos disseram que é mais rápido e mais fácil conversar com uma empresa do que fazer uma ligação ou enviar um e-mail”.

? INTEGRAÇÃO COM ANÚNCIOS:

A nova função permite a empresas incluir um botão “Enviar mensagem” para o WhatsApp em anúncios promovidos no feed da rede social. Assim, em vez de serem direcionados ao Messenger, clientes poderão iniciar conversas diretamente no outro aplicativo,o que também deve ajudar a impulsionar a adoção da API do WhatsApp Business.
No comunicado do WhatsApp é relatado de um botão para iniciar uma conversa foi adicionado em sites com anúncios do Facebook, permitindo um contato rápido com a empresa que aparece na publicidade. Todavia, não é preciso se preocupar com o tipo de atendimento prestado. “As empresas pagarão para enviar determinadas mensagens, logo eles terão o cuidado de enviar recados bem selecionados e que não ocupem um espaço desnecessário em sua lista de conversas”, explica.

? MAIS:

O WhatsApp Business havia sido lançado no início deste ano, mas até então, não era faturado. Este cenário, porém, deverá mudar agora. A tática de cobrar pelas mensagens é uma saída inteligente, pois permite que as empresas respondam rapidamente e isso irá estimular a comunicação rápida e eficiente entre a companhia e o cliente.

Caso o feedback seja positivo, o WhatsApp pode começar a cobrar por todas as respostas ou então por pacotes, atribuindo taxas extras caso a demanda exceda o que foi contratado. Isso também deve ajudar as companhias que usam a API, pois o tempo de resposta com os clientes será aprimorado, e isso deverá agradá-los, criando um bom relacionamento, especialmente em épocas de maior fluxo de compras e atendimento, como as festas de fim de ano.

? COBRANÇA:

O WhatsApp já havia anunciado que eventualmente cobraria as empresas no último ano, quando o app foi lançado gratuitamente. O aplicativo em questão possui hoje 3 milhões de usuários e ainda permite que companhias de pequeno porte respondam seus clientes manualmente.

A API que está sendo lançada, portanto, é voltada para as marcas de grande porte, e em todos os casos, o WhatsApp ressalta que as mensagens trocadas entre as empresas e seus clientes possuem encriptação de ponta a ponta, para proteger as informações trocadas através do aplicativo.

O QUE O WHATSAPP DIZ?
Um porta-voz do WhatsApp deu a seguinte explicação para ajudar a esclarecer as cobranças das mensagens enviadas por meio da API de negócios:

“O WhatsApp cobrará das empresas o envio de mensagens, como um cartão de embarque ou confirmação de entrega. Quando um cliente entra em contato com uma empresa com uma pergunta sobre como reservar a viagem ou quando o pedido será entregue, a empresa poderá responder gratuitamente em até 24 horas. Se / quando o cliente responde, isso reinicia um ciclo de 24 horas. O WhatsApp cobrará as mensagens enviadas pela empresa fora da janela de 24 horas.”


? QUANTO?

De acordo com o porta-voz, há uma taxa fixa por país para as mensagens entregues via WhatsApp e que os preços variam significativamente por país: “Em geral, o intervalo para essas mensagens é de aproximadamente US $ 0,01 a US $ 0,09 por mensagem entregue.”

? VOU SER COBRADO?

Cobrará pelo uso da API para fazer entregas de mensagens extras! a API irá ajudá-las a administrar os serviços pedidos, enviando confirmações de envio de produto, lembretes de compromissos automáticos e até cartões de embarque, ou tickets de eventos de maneira automatizada. Essas mensagens serão cobradas a uma taxa fixa para entrega confirmada.

O valor não foi especificado, mas vai variar de acordo com o país. A cobrança só será aplicável a quem usar a API do WhatsApp Business, muito provavelmente companhias de maior porte. Ou seja, caso você tenha um perfil de no aplicativo para sua pequena empresa, nada muda: você vai poder continuar respondendo as mensagens que chegam uma a uma manualmente.

A API vai permitir automatizar entrega de respostas e interações e para isso terá valor para usá-la.
 

? ANÚNCIOS NO FACEBOOK PARA GERAR CLIQUES PARA CONVERSAS NO WHATSAPP:

Juntamente com a nova API de negócios do WhatsApp, o Facebook em breve estará oferecendo anúncios por meio de seu Gerenciador de Anúncios, que abre um bate-papo do WhatsApp.

“Quando uma pessoa toca em um anúncio de clique no WhatsApp, ela é transferida para um bate-papo do WhatsApp pré-preenchido, onde é possível enviar uma mensagem rápida para sua empresa”, diz o Facebook. As empresas também poderão incluir um recurso WhatsApp “click-to-message” no site e na página do Facebook.

Os anunciantes que usam os anúncios do Facebook que clicam no WhatsApp obtêm métricas para o número de conversas que começaram a usar o anúncio e o número total de mensagens que as pessoas enviaram à empresa por meio do anúncio. (Os relatórios serão incluídos no Gerenciador de Anúncios do anunciante no Facebook.) O Facebook diz que esses anúncios serão lançados nas próximas semanas para a maioria dos países do mundo.

✔ SITE DO NOVO RECURSO E NOVIDADE:

Você pode saber mais sobre a novidade e até mesmo requisitar no site:
http://www.whatsapp.com/business/api


? FONTES:

Anúncio no blog do WhatsApp Brasil:
http://blog.whatsapp.com/10000648/Criando-novas-ferramentas-para-neg%C3%B3cios

Post sobre anúncios:
http://www.facebook.com/business/news/helping-businesses-chat-with-customers-at-scale-on-whatsapp

Link para pedido de acesso a API (para médias e grandes empresas):
http://www.facebook.com/business/m/whatsapp/business-api

Matéria do TechCrunch:
http://techcrunch.com/2018/08/01/whatsapp-business-api

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

Share
O Share está há mais de 8 anos democratizando a educação para profissionais de comunicação e marketing. Com metodologia de ensino exclusiva, criada para que os profissionais aprendam e atuem no mercado contemplando diferentes níveis de desenvolvimento.
1

Comentários