Quem trabalha com ações e campanhas no Instagram sabe bem a importância de analisar perfis e métricas. Entender o comportamento das pessoas por meio de dados possibilita saber o que dá mais resultados ou não, permite criar novas estratégias, planos e otimizar ações para gerar melhores resultados.
Existem diversas ferramentas de análises do Instagram, gratuitas e pagas, que vão ajudar a analisar os principais dados de suas contas ou de outros usuários.
Listamos algumas para que você possa usar e ter melhores resultados com os seus projetos:
- SOCIALBLADE
- UPFLUENCE SOFTWARE
- NOT JUST ANALYTICS
- EMPLIFI
- MINTER.IO
- MLABS
- ETUS
- META BUSINESS SUITE
- REPORTEI
- DASHGOO
- ICONOSQUARE
SOCIALBLADE
É uma das ferramentas mais usadas para acompanhar a audiência de contas no Instagram, a ferramenta é completamente grátis e ela te informa um apanhado geral da conta que você informou para ver os dados. Pode usar a sua conta ou de qualquer usuário. Também fornece dados de outras redes!
UPFLUENCE SOFTWARE
É uma extensão para navegador que permite analisar a taxa de engajamento dos posts de uma conta no Instagram. É uma maneira rápida de saber quais posts e tipos mais geraram engajamento.
Outros dados também são possíveis de analisar usando a extensão. A ferramenta demora um pouco a analisar contas que nunca tiveram pedido de análise, mas depois entregará os dados mais rápido.
Você pode usar a ferramenta em contas suas e de outros usuários.
NOT JUST ANALYTICS
É uma ferramenta bem interessante que informa os principais dados de uma conta no Instagram, tanto ela seja sua ou de outros usuários. É gratuita!
EMPLIFI
Trata-se de uma ferramenta que gera relatórios de benchmarking usando dados do Facebook e Instagram, com o objetivo de descobrir as últimas tendências de social media. Também possui uma seção focada em influenciadores e oferece insights regionais. É pago.
MINTER.IO
A ferramenta possui várias funções um tanto mais aprofundadas de análise e dados. É uma ferramenta bem mais avançada para extrair dados.
É pago e é preciso ter uma conta com login e senha, além do perfil do Instagram.
Ferramentas que agendam postagens e geram relatório
MLABS
INVESTIMENTO:
Pago
PRIVACIDADE:
É preciso ter uma conta com login e senha, e depois permissões na conta do Instagram
ETUS
INVESTIMENTO:
Pago
PRIVACIDADE:
É preciso ter uma conta com login e senha, e depois permissões na conta do Instagram
META BUSINESS SUITE
Trata-se da ferramenta oficial da Meta (antiga Facebook).
Reúne ferramentas para criadores de conteúdo, informações de desempenho do seu perfil (Facebook e Instagram) com métricas, insights e oferece recursos de agendamento de postagens e visualização de calendário. E é gratuito.
Ferramentas de relatórios
REPORTEI
INVESTIMENTO:
Pago
PRIVACIDADE:
É preciso ter uma conta com login e senha, e depois permissões na conta do Instagram
DASHGOO
INVESTIMENTO:
Pago
PRIVACIDADE:
É preciso ter uma conta com login e senha, e depois permissões na conta do Instagram
ICONOSQUARE
Permite analisar vários dados e métricas. Destaque para o número de seguidores do seu perfil e o crescimento, analisa contas concorrentes, mostra os posts com mais engajamento e muito mais. A ferramenta também analisa dados de páginas do Facebook.
INVESTIMENTO:
Pago
PRIVACIDADE:
É preciso ter uma conta com login e senha, e depois permissões na conta do Instagram
ATENÇÃO:
Algumas das ferramentas podem estar instáveis no momento que você tentar usar. Outras com o tempo mudam de nome ou até deixam de funcionar.
Se você tiver algo a colaborar ou encontrou algum erro ou tem uma sugestão envie uma mensagem clicando aqui ou pelo email: atendimento@portal.tudodeshare.com.br
Trabalhar com a internet e com as redes sociais é viver em constante mudança. É importante entender que métricas mudam, ferramentas novas surgem e outras perdem a relevância e o foco da vez sempre muda. Mas um bom profissional de mídias sociais consegue aprofundar o olhar e se adaptar às mudanças. Vem para o Clube Share e participe da nossa Formação em Social Media!
LEIA MAIS: