Um bom conteúdo em vídeo envolve três elementos essenciais: imagens, conteúdo e a trilha sonora. Com belas imagens e um conteúdo bacana, você já tem um vídeo para ser divulgado nos seus canais de atuação, mas uma boa trilha para o seu vídeo pode ser um grande diferencial para o sucesso dele. Mas, como escolher uma boa música para usar nos vídeos? Fica aí o grande desafio, mas vamos tentar te ajudar neste processo!
Para não tomar surpresa de ter o conteúdo bloqueado, removido ou a conta comprometida devido a problemas com as músicas usadas no vídeo, é importante tomar cuidado com o uso de trilhas, efeitos e músicas que possuem direitos e proteções. Por isso, pesquisar e usar conteúdo de sites que deixam bem claro a liberação do uso é importante!
Os tipos de Licença de Músicas
Antes de irmos para a lista de sites com trilhas e músicas para usar em vídeos, vamos primeiro entender os três tipos de licença de músicas.
- Domínio Público
Por não serem protegidas por direitos autorais, músicas em domínio público estão disponíveis para download gratuito para uso tanto pessoal quanto comercial. Ou seja, você pode mixar, compartilhar e usar quantas vezes quiser sem precisar se preocupar com problemas legais.
- Royalty-free
Royalty é o valor pago toda vez que uma música é reproduzida. Por exemplo, as músicas tocadas em rádios, TVs, streaming e shows precisam pagar os direitos autorais e conexos ao ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Então, royalty-free são músicas que não exigem esse pagamento recorrente por reprodução. Contudo, você precisará pagar para obter as músicas, mas poderá usá-las quantas vezes quiser depois disso. Músicas com royalty-free podem ser usadas para uso pessoal e comercial.
- Creative Common
Creative Commons é uma organização sem fins lucrativos que oferece aos criadores de conteúdo acesso a licenças de direitos autorais padronizadas e gratuitas. Para isto, é preciso dar crédito aos artistas, que compartilham seu trabalho para serem usados gratuitamente. Existem requisitos específicos a serem seguidos para o uso de músicas com licença de uso gratuito. Elas são separadas em 6 categorias: três para uso comercial e três para uso não comercial.
Agora que entendemos a diferença entre cada tipo de licença, vamos a alguns sites para você testar, usar e, claro, favoritar para usar sempre que precisar!
COLEÇÃO DE SONS DO FACEBOOK (Grátis)
Destinada para uso no Facebook e Instagram, possui uma grande quantidade de trilhas e músicas liberadas para uso em vídeos e conteúdos criados para a rede.
Para acessar: Vá até o menu da esquerda e escolha: “Ferramentas de Criação” e depois em “Coleção de Sons”.
YOUTUBE AUDIO LIBRARY (Grátis)
Essa biblioteca de músicas gratuitas e efeitos sonoros é bem antiga, e possui considerável quantidade e opções, muitos dos sons até já viraram tradicionais em vídeos e conteúdos.
Para acessar: Vá em YouTube Studio e depois, no menu lateral esquerdo, clique em “Biblioteca de Áudio”.
BENSOUND (Grátis)
Bastante usado e de fácil uso. Possui conteúdo gratuito e também pago.
AUDIO JUNGLE (Pago)
É da ENVATO e possui uma extrema quantidade de efeitos sonoros, trilhas e músicas. Todo seu conteúdo é pago, mas com bastante variações de preços que vão desde um dólar. às vezes vale muito a pena investir para gerar um resultado ainda melhor ou ganhar tempo em vez de ficar procurando o áudio perfeito nos demais sites.
OUTROS*:
*A maioria são grátis com restrições ou limitações
IMPORTANTE:
Não se esqueça de ler e estudar os termos e condições de cada biblioteca de arquivos sonoros, pois cada uma possui suas regras.
Vale lembrar que alguns conteúdos são limitados a determinadas plataformas ou redes, um arquivo grátis de tal biblioteca não significa que pode ser usado em todo e qualquer local, formato ou meio.
Que tal testar antes?
Ter um canal para testes é uma boa prática, não apenas para formatos de posts ou ver se a leitura do conteúdo ficará boa. Eles também podem ser úteis para conferir se o áudio usado não irá causar problemas a sua conta.
Ter um canal no Youtube para testes, e enviar o vídeo já com a(s) trilha(s) como não listado e deixar por algumas horas para ver se a rede vai enviar alguma notificação de restrição ou algo pode ser útil.
O mesmo vale para Instagram, envie o arquivo em uma conta de testes, poste arquivos na feed ou nas stories e veja se recebeu notificações. E claro vale para o Facebook, crie uma página de testes e assim faça a publicação do conteúdo e veja se a rede vai notificar algo.
Depois de um tempo em ambos locais você pode apagar e ai sim publicar oficialmente na rede final, essa dica vale para outras redes e projetos, e poderá ser bem útil para evitar problemas em contas REAIS.
E você, usa ou conhece outros sites? No Clube Share nós estamos sempre trocando referências e dicas com a comunidade. Acesse e faça parte!
LEIA MAIS:
Conheças as Formações do Clube Share!
Podcasts precisam de investimento. Seja em áudio, ou em vídeo