Como trabalhar com influenciadores no Instagram e em outras redes sociais?

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O marketing de influenciadores nas redes sociais, em especial no Instagram tende a ser uma maneira eficaz de atingir seu público.

Muitos fatores são necessárias para trabalhar com influenciadores (encontrar o caminho certo, avaliar se eles se encaixam perfeitamente etc.) e, com este artigo, o objetivo é dar rumos para ajudar você a fazer marketing com influenciadores da maneira mais certa.

Trabalhar com Influenciadores nas redes e em especial mais no Instagram pode ser bem interessante, principalmente quando 68% dos usuários acessam a plataforma para interagir com os criadores.

Veja mais sobre em: http://business.instagram.com/blog/branded-content-ads-on-instagram



Como trabalhar com influenciadores?

Vamos ver alguns pontos para considerar!

Sua fonte de influência deve-se principalmente a:

O status deles:
Os influenciadores podem ser pessoas que são consideradas celebridades ou outras personalidades importantes da mídia (estrelas da TV, músicos, Youtubers, etc…)

A experiência deles:
Os influenciadores podem ser por exemplo treinadores fitness, especialistas em estilo de vida, beleza e moda, aficionados por viagens, etc.



Por que trabalhar com um influenciador do Instagram?

Se você ou até mesmo seu cliente não viu motivos para trabalhar com um influenciador, aqui estão alguns pontos para se considerar.

Ao fazer campanhas com um influenciador, você pode:

  • Ajudar a aumentar o conhecimento da marca: a marca será exposta ao público dos influenciadores.
  • Fortalecer o prestígio da marca: quando combinado com certos influenciadores, o prestígio e a credibilidade deles podem também chegar até na marca apresentada e envolvida.
  • Aumentar o número da base, ou seja, aumento de seguidores: alguns dos seguidores do influenciador também vão seguir a marca divulgada.
  • Gerar conteúdo de qualidade que converte: eles conhecem seu público e sabem como criar um conteúdo que ressoe com eles, importante que se faça com que pareça natural e não exageradamente focado só em vendas.

Normalmente, esse tipo de conteúdo, seja vídeo, foto, stories, texto, tem maiores chances de conversão.



Como escolher o influenciador certo no Instagram?

Não existe uma lista mágica que contenha as características do influenciador “perfeito”, mas existem critérios qualitativos e quantitativos que você deve levar em consideração para escolher o influenciador certo.

Vamos ver algumas que você deve procurar ao avaliar um influenciador:

  • O número de seguidores em combinação com a taxa de engajamento e o quanto eles influenciarão as vendas (qual for o objetivo).
  • Embora muitos profissionais de marketing tendam a se concentrar em métricas de vaidade, como o número de seguidores que um influenciador do Instagram possui ou as CURTIDAS que uma publicação obteve, o melhor seria focar na taxa de engajamento.
  • Dependendo do nível do influenciador (macro, micro, nano-influenciadores, influenciador, celebridade etc.), a taxa de envolvimento será diferente.
  • As plataformas em que estão presentes (Facebook, Instagram, Youtube, TikTok, LinkedIn, Pinterest… se possui site, blog etc…).
  • O tipo de conteúdo que eles criarão (vídeo, foto, Stories, postagem no blog…) e onde o conteúdo será compartilhado (Instagram, Facebook, etc…).
  • Tomar cuidado e observar se existe um conflito de interesses com alguma de suas parcerias ativas (estar trabalhando com um concorrente…).
  • Se pode haver um conflito de valores. A imagem e a personalidade deles como um todo correspondem ao seu produto / serviço e empresa? (tipo de discurso, causas que defende, histórico de crises…), caso contrário, pode ser necessário reconsiderar.


A forma de pagamento

Alguns influenciadores aceitam pagamentos com troca de produtos ou serviços, masa maioria preferem estritamente dinheiro e outros podem solicitar o uso de código ou URL especial (afiliado) em combinação com os anteriores, para que possam receber uma pequena comissão sobre as compras feitas através de seus links / códigos divulgados em suas ações/campanhas.



O orçamento

Às vezes, os orçamentos podem ser restritivos e trabalhar com influenciadores maiores ou criadores de conteúdo pode forçar você a reconsiderar.

É desnecessário dizer que trabalhar com um influenciador pode ser uma necessidade hoje em dia, mas considerar estes pontos que abordamos e muitos outros para selecionar o(s) influenciador(es) com certeza definirá o sucesso de suas campanhas.



Como avaliar os influenciadores no Instagram?

Verdade seja dita, nem todos os influenciadores são os mesmos. Há muitas pessoas que afirmam ser influenciadoras apenas porque gostam das “vantagens” que acompanham esse papel, mas que não colocam o trabalho necessário. É muito comum quando o marketing de influenciadores ainda estava no seu começo, que o “influenciador” tentou aumentar sua base de seguidores e / ou engajamento comprando seguidores e curtidas falsas.

A interação genuína do usuário é um dos principais pilares das redes sociais e ainda mais no Instagram, pois a rede tenta combater bots e interações falsas ao banir contas que promovem ou usam esses serviços.

Conhecer o tipo de seguidores que seu influenciador possui pode ajudar:

1 – Ter uma ideia clara de como a parceria será afetada (baixo alcance, baixo envolvimento, sem conversões etc.)

2 – Negociar melhores preços

3 – Não prosseguir com a parceria.



Uma ferramenta para ajudar

Uma excelente ferramenta para usar antes de entrar em contato com um influenciador é o Hype Auditor: hypeauditor.com

O Hype Auditor é uma ótima ferramenta gratuita focada em auditoria de contas no Instagram, que não apenas ajuda a identificar seguidores falsos, mas também fornece informações sobre engajamento, qualidade e percepções do público, além do preço estimado da postagem.

Na seção Público, você verá um detalhamento do tipo de seguidores de um influenciador do Instagram:

1 – Pessoas reais;
2 – Influenciadores – contas com mais de 5.000 seguidores;
3 – Seguidores em massa – Contas com mais de 1500 seguidores. Eles usam ferramentas automáticas para seguir / deixar de seguir, ou seja, se inscrever em um influenciador para fazê-lo seguir de volta. Geralmente são seguidores em massa que não visualizam as postagens do influenciador;
4 – Contas suspeitas

A seção “Engajamento” possui informações sobre:

1 – Índice de comprometimento;
2 – Alcance Estimado;
3 – Autenticidade dos comentários;
4 – Reações de curtidas e comentários;
5 – Preço estimado por post (não leve tão a sério estes valores, pois os preços reais podem variar muito para cada caso);
6 – Várias outras informações referente a conta analisada.

Obvio que você pode usar outras ferramentas (sejam grátis ou pagas) para fazer uma análise mais aprofundada e avaliar influenciadores.



Alcançando influenciadores do Instagram

Ao procurar influenciadores, é uma boa ideia incluir o seguinte:

  • O número e o tipo de postagens que eles criarão para a sua campanha/ação.
  • Quem fornecerá o material para as postagens (você, eles?).
  • Como o material acabado será usado e quem possui, e quais direitos sobre ele.
  • O tipo de produção e ação que você está procurando: Histórias no Instagram, um Post para a Feed, um Vídeo, uma foto, um texto…, etc.
  • Quanto tempo durará a ação e se será exclusiva.
  • Seu orçamento (isso é opcional, mas você deve ter uma ideia de quanto está disposto a gastar).

Se você fechar acordo com o influenciador, certifique-se de redigir um contrato para incluir informações importantes, como quando a ação começa e termina, quem tem direito ao conteúdo produzido e as opções acima para evitar mal-entendidos.

DICA:
Para garantir que todas as ações ocorram na data acordada, prepare um planejamento em uma planilha ou até mesmo uma linha do tempo com o que deve acontecer e quando.



E OS RESULTADOS?


Como medir o impacto da sua cooperação com um influenciador?

Como em todas as atividades de marketing, sejam elas pagas ou não avaliar seu desempenho é fundamental pois:

1 – Você pode examinar os dados e verificar se essa parceria o ajudou a atingir seus objetivos ou não.

2 – Você pode aprender com seus erros ou coisas que fez bem e usar esse conhecimento em futuras campanhas de influenciadores.

3 – Renegocie certas partes da parceria (como taxa do influenciador, mais conteúdo pelo mesmo preço, um tipo diferente de conteúdo etc.), reajuste suas expectativas ou cancele toda a ação/campanha.



COMO MEDIR RESULTADOS?

Aqui estão algumas ferramentas que você pode usar para avaliar se sua parceria foi bem-sucedida.


Medindo parcerias de influenciadores com o Google Analytics

No caso de o influenciador usar um link específico para a página do seu site ou outra página de destino, você pode verificar a guia Referral (tráfego de referência) no relatório de Aquisição no Google Analytics e ver quantos usuários acessaram o site.

Você pode também usar parâmetros UTM, abordamos o tema com detalhes em uma edição do Feijão com Arroz: http://portal.tudodeshare.com.br/blog/parametros-utm-o-que-sao-utilidades-e-como-usar-com-exemplos


Como alternativa, você pode usar tags UTM em combinação com um encurtador de URL, como bit.ly

Fazer isso pode ajudá-lo a ter uma estimativa do tráfego que eles direcionam para o seu site.


Medir parcerias de influenciadores com links e códigos especiais

Se você negociou com seu influenciador em usar um código específico (CUPOM) para promover para o seu público, poderá medir no sistema que usa quantas vezes o código foi usado e o valor dessas compras, etc.


Usar plataformas e ferramentas

Existem muitas plataformas e ferramentas especializadas em fornecer soluções para encontrar influenciadores, planejar campanhas, gerenciar ações e até analisar resultados.

Uma delas é a Squid: www.squidit.com.br



Então…

O assunto é extremamente longo e cheio de possibilidades mas neste artigo conseguimos abordar pontos básicos para trabalhar com influenciadores nas redes sociais, em especial no Instagram.

Bora trabalhar com influenciadores e gerar resultados?




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