Instagram Stories: como aumentar o engajamento?

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O Instagram Stories é uma ferramenta muito eficaz para gerar conversas e reforçar o engajamento com a audiência. Mais de 500 milhões de pessoas utilizam os Stories diariamente, representando mais da metade dos usuários ativos na plataforma.

A questão muitas vezes é entender como aumentar os resultados por lá. Afinal, o que podemos fazer para gerar mais engajamento nos Stories?

Vale reforçar que não se trata de uma receita pronta. Quando trabalhamos com marketing digital, o teste é sempre a melhor forma de identificar o que gera mais resultado para uma marca. Para te ajudar, selecionamos alguns fatores importantes para manter o engajamento ativo por lá!

Confira algumas dicas para aumentar o seu engajamento com o Instagram Stories:

Fique de olho no comportamento do seu público

Quando pensar em engajamento, lembre-se de que ele é apenas a consequência do comportamento do seu público, aliado à sua estratégia. Por isso, quanto mais você conhecer e entender as necessidades das pessoas que te seguem, melhor.

Conheça o comportamento dos seus seguidores:

  • Qual é o horário em que sua marca recebe mais visualizações nos Stories?
  • Quais tipos de conteúdos geram mais respostas, cliques ou interações?
  • Seus seguidores respondem suas enquetes? Enviam perguntas?
  • Que tipo de respostas ou perguntas seu público envia através dos Stories?

Busque entender cada vez mais o que as pessoas gostam e procuram consumir. O Instagram está cheio de conteúdo, por isso é crucial entregar algo realmente relevante para as pessoas!

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Storytelling através do conteúdo no Instagram Stories

O conteúdo no Instagram Stories pode ser muito mais eficaz e gerar melhores resultados se você investir em uma narrativa com início, meio e fim. Se você fizer, por exemplo, sete publicações e cada uma tiver um viés e tema diferente, você não estará envolvendo seu público e provavelmente as pessoas vão sair dos seus Stories.

Manter os views em uma sequência de publicações é o grande desafio que temos aqui!

Um exemplo prático: Uma marca de roupas pode criar uma série de Stories mostrando o processo de criação e produção de uma nova coleção, começando com a busca de referências e esboço dos designs (início), passando pela fabricação e preparação de campanha (meio) e finalizando com o lançamento da coleção (fim).

Explore as possibilidades do aplicativo

A utilização de enquetes, perguntas e testes é uma ótima maneira de estimular o engajamento no Instagram Stories. Se pudermos destacar algumas dessas ferramentas, ficamos com as enquetes, perguntas, quizzes e stickers interativos!

As enquetes não exigem grande esforço de interação e as pessoas já estão acostumadas com o formato. Você pode até utilizá-las para entender o que as pessoas desejam ver no seu perfil. Assim, você aproveita para gerar interações e conhecer melhor seu público.

As perguntas abertas permitem que seus seguidores compartilhem suas opiniões ou façam perguntas, o que pode gerar conversas mais profundas e envolventes. Quizzes são ótimos para testar o conhecimento dos seguidores sobre um tema específico, enquanto botões de reações podem medir o nível de interesse ou satisfação.

“Precisa usar esses recursos toda vez?”

Não! É interessante encontrar brechas nos seus conteúdos para adicionar não só esses recursos, mas também outras formas de engajamento oferecidas pelos Stories. Use apenas quando fizer sentido.

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Fez um vídeo? Adicione informações em texto!

Os vídeos são ótimos para a retenção do público, mas nem todas as pessoas gostam de consumir este formato. Por isso, quando você adicionar algum vídeo nos seus Stories, não se esqueça de colocar informações sobre o assunto em texto. Assim, você garante que a pessoa terá uma ideia do conteúdo.

Você pode legendar o seu vídeo antes de publicar através de aplicativos como o CapCut ou fazer um resumo textual, incluindo os pontos principais do vídeo em formato de texto.

Geolocalização

Mais uma vez, os recursos do próprio aplicativo podem te ajudar!

O sticker de localização é super legal, especialmente se você trabalha em uma loja, café, restaurante ou qualquer outro tipo de negócio com um espaço físico para receber pessoas.

Com o sticker de localização, as pessoas podem encontrar facilmente seu negócio, e novos seguidores terão a informação reforçada sobre onde fica sua empresa. Use esse recurso quando estiver mostrando o local ou quando quiser convidar as pessoas para visitarem seu espaço.

Templates interativos

Você já deve ter se esbarrado com alguns templates que possuem foco total nas interações, né? Seja um template tipo “bingo” ou de “checklist”, eles são ótimos desde a época que os seguidores tiravam print da tela para compartilhar o template.

Agora ficou muito mais fácil com o recurso “Sua Vez”, onde as pessoas podem replicar e interagir facilmente com o modelo de Story que você fez.

Isso ajuda bastante a divulgar o seu perfil para pessoas que talvez ainda não conheçam o seu trabalho, além de engajar sua audiência de forma criativa.

Reprodução: Instagram

Marcações e compartilhamentos

Quando alguém te menciona nos Stories, você costuma compartilhar ou interagir em resposta? Essa é uma ótima prática para mostrar que você está na rede para dar atenção e conversar com as pessoas. O hábito de mencionar as pessoas ou compartilhar os conteúdos que te mencionam é um excelente sinal!

Não deixe as pessoas sem esse tipo de interação: tente sempre responder ou compartilhar menções nos Stories para criar um vínculo mais forte com o seu público. Se possível, personalize suas respostas com agradecimentos ou comentários específicos sobre a menção.

Frequência e rotina

Manter uma frequência fixa nas redes sociais é um dos pontos importantes do trabalho para gerar engajamento.

Quando você fica um tempo sem aparecer na rede, seus seguidores podem demorar a receber seus conteúdos novamente, já que o algoritmo começa a entregar outras coisas para sua audiência.

Crie uma rotina fixa para publicações, tanto no feed quanto nos Stories. Outra dica legal é publicar em turnos diferentes para atingir o máximo de seguidores.

É basicamente assim:

  • Publicou nos Stories de manhã: atinge as pessoas que consomem conteúdo neste horário.
  • Publicou nos Stories à tarde: atinge outras pessoas que consomem conteúdo neste período.
  • Publicou nos Stories à noite: atinge outro grupo de pessoas que consomem conteúdo neste horário.

Essa prática também ajuda a entender os melhores horários e momentos para publicar seu conteúdo.

Análise de dados do Instagram Stories

Enquanto você coloca em teste todas essas dicas, você precisa ficar de olho nos números de views,

Enquanto você coloca em teste todas essas dicas, é importante ficar de olho nos números de views, respostas, cliques e entender se este novo caminho está dando certo ou não. Lembre-se que o Instagram Stories é um conteúdo momentâneo e pode funcionar ou não, dependendo de muitos fatores:

  • Conversas que estão rolando no feed: Se algo relevante para o seu público está acontecendo e todos estão falando sobre isso, pode impactar seus Stories.
  • Formato: A forma como o conteúdo é apresentado.
  • Visual: A estética e o design do seu Story.
  • Horário: O momento do dia em que você publica.
  • Dia: O dia da semana em que a publicação é feita.

Antes de concluir que seu conteúdo não funcionou, tente entender o motivo e faça novos testes com base nas informações que você tem. Anota aí a “receita” do monitoramento de sucesso:

Análise de Desempenho: Utilize as ferramentas de análise do Instagram para monitorar o desempenho dos seus Stories, identificando padrões e tendências nos dados.

Feedback do Público: Considere solicitar feedback diretamente dos seus seguidores para entender o que eles gostam ou não gostam.

Adaptação e Ajustes: Com base nos dados coletados, ajuste sua estratégia e continue testando diferentes abordagens.

O uso do Instagram Stories é uma poderosa ferramenta para engajar seu público e aumentar a visibilidade da sua marca. Ao usar estratégias como enquetes, perguntas e publicações em horários variados, você pode aumentar seu alcance e interação. Por isso, é também essencial monitorar constantemente os números de visualizações, respostas e cliques para entender o que funciona melhor.

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Vitória Santos
Vitória é cearense, estrategista de conteúdo e especialista em redes sociais. Atualmente, atua no Share como Head de Conteúdo e é uma das responsáveis pela comunicação com a comunidade de membros do Clube Share. Além disso, é palestrante e professora do curso ‘Confirma – Estratégias de Redes Sociais para Campanhas Políticas’, onde compartilha sua experiência no marketing político acumulada por quase uma década em campanhas, institutos e partidos políticos no Brasil.
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