2023, o ano do feijão com arroz!

Capa para artigo de Xico Zanetti sobre os brillant basics, o feijão com arroz bem feito
Clique Aqui e saiba mais

Fim de ano é sempre aquele momento de olhar pelo retrovisor e planejar o que vem por aí. Época de reconhecer esforços, valorizar resultados, e por que não, aprender com os erros do ano! Tudo isso cruzando com as perspectivas pro ano que vem chegando, olhando para clientes da casa, potenciais novos negócios, e tendências do mercado. Afinal, os esforços precisam ser colocados no local certo, na hora certa!

E aí vem a pergunta, o que esperar do ano que vem por aí?

Muito tem se falado em diversas tendências, que vão do conversational marketing, com aplicação de chatbots, à exploração dos canais sociais com as oportunidades no TikTok. Ou com conteúdos imersivos utilizando o todo poderoso metaverso; essa última ainda uma incógnita e um grande ponto de atenção. 

Por um outro lado, não podemos esquecer do nosso cenário econômico no país: com reflexos da COVID-19 ainda se propagando, com a inflação ainda em alta. Será um ano em que os departamentos de Marketing das marcas atuarão de maneira muito cautelosa. Precisaremos ir percebendo mês a mês a reação do mercado para adotar posturas mais agressivas ou conservadoras nos investimentos em marketing.

Nesse cenário de incertezas, eu, particularmente, gosto muito das conclusões do estudo Media Trends & Predictions 2023, da Kantar, que enfatiza que um dos principais focos é a diversificação de canais e os novos comportamentos do consumidor. Parece lógico, e é lógico, mas precisa ser dito, no meio de tantas possibilidades.

E aqui que entra o feijão com arroz

Mas para tudo isso, existe uma grande vantagem competitiva que toda marca precisa atuar, e de maneira atemporal, seja para 2023, 2024 ou 2030… o tal do “brillant basics”, termo em inglês (e por si só, se torna algo fantástico de falar numa reunião rsrs), mas que puramente significa fazer o feijão com arroz bem feito! É:

  • Ser cuidadoso e atencioso com todos os projetos que estão na esteira de produção, independente do tamanho do cliente. Se o cliente confiou o projeto a você, independente do tamanho, é porque, na maioria das vezes, ele acredita na sua entrega!;
  • Ter um método de trabalho, independente se ele é ágil ou waterfall (cascata). E que esse método tenha menos caixinhas e bolinhas coloridas e mais efetividade, caso contrário vira burrocracia;
  • Valorizar quem faz toda diferença frente aos desafios: as pessoas, sempre! 

Com os ingredientes acima, tenho certeza que boa parte de 2023 está garantida dentro do seu modelo de negócio. Apesar da competição acirrada, da porta pra fora, todas as empresas são lindas e causam inveja quando estamos vendo o “pitch mode”. Já quando nossa visão vai pro “real mode”, essa realidade reduz bastante! Em outras palavras, nem sempre o que é dito, é o reflexo real do que se está sendo feito.

E onde se encaixa o metaverso?

E por falar em “pitch mode”, existem diversos estudos de mercado dizendo que 2023 não será um ano da massificação das experiências imersivas utilizando o metaverso (e eu já tenho comprovado isso conversando com alguns dos clientes que atendo). Apesar da popularização que a tecnologia/solução vem ganhando, gerando cada vez mais briefings com esse foco (metaverso, NFT, criptomoeda), a realidade de investimento em projetos com esse tipo de inovação será mais restrita que as expectativas. Enquanto essas tecnologias não estiverem voltadas para conversão e venda, essa massificação passará por filtros bem fortes do mercado.

Portanto, é brillant basics do meu lado, e brillant basics do lado do cliente! Um ano para consolidar operações consistentes e crescer dentro dos clientes já existentes. E também de seguir estudando sobre os métodos de trabalho do modelo híbrido, tendo em vista que a necessidade dos encontros presenciais está cada vez mais sendo debatida em alguns modelos de negócio. 

E você? Já parou pra fazer a retrospectiva do ano? O que você pode fazer para impulsionar a sua empresa a cozinhar um arroz bem temperado, no tempo correto de cozimento, quentinho, com um feijão novinho?

Esteja aberto para olhar para frente em 2023, mas sempre garantindo que o mínimo está sendo muito bem feito!

Até a próxima!

LEIA MAIS:

Clique Aqui e saiba mais

Compartilhe:

1

Comentários