Hoje o texto é diferente. Hoje eu vou contar uma história.
A história sobre como foi palestrar no maior evento de marketing e vendas da América Latina: o RD Summit.
Onde tudo começou
O ano era 2017 e eu ia, pela primeira vez, para o RD Summit. Sozinho.
Cheguei na cidade com a expectativa de curtir um evento que prometia muito. E entregava ainda mais. Meu objetivo? Aprender. Aprender. E aprender.
Curiosamente, muito além de aprender, eu fiz conexões para a vida. Conheci, inclusive, a minha atual sócia, Marcelle, em um happy hour pré evento, no famoso bar australiano da beira mar norte: Didge Steakhouse.
Quando o evento acabou, me fiz uma promessa: um dia eu iria subir naquele palco e palestrar.
Anos depois, na edição de 2022, eu pude realizar o sonho e falar sobre as minhas experiências no mercado do marketing e da inovação para pessoas de todo o Brasil.
Uma sensação inenarrável
Eu sigo tentando traduzir em palavras o que foi esse momento, mas não consigo. Por isso, vou contar a minha caminhada para conseguir realizar aquela promessa.
Em 2017 eu ainda não compartilhava conteúdos. Em nenhum lugar. Mas naquele ano resolvi que, para que um dia eu pudesse compartilhar em um palco o que eu sei, eu precisaria primeiramente começar a compartilhar o que eu sei de alguma forma.
Sim, eu sei, a frase acima ficou um pouco confusa, né? Mas o objetivo foi exatamente este: deixar claro que para começar você precisa… começar.
Primeiro, eu fiz vídeos falando sobre o que sabia. Depois, fui participar e palestrar em eventos menores. E assim fui mostrando o que sabia.
Toda oportunidade de compartilhar era uma oportunidade que eu agarrava.
Ficava nervoso. Ainda fico. O frio na barriga é inevitável. Mas, evento após evento, palestra após palestra, fui construindo um caminho que sou extremamente orgulhoso de ter trilhado.
Até que cheguei aos grandes eventos
Gramado Summit. Share Talks. Innovation Weekend.
E o RD Summit.
Que momento incrível. E o mais incrível ainda: compartilhar conteúdo sobre o meu dia a dia.
Falar sobre gestão de agências para quase 400 outros donos de agências foi uma experiência que ainda estou buscando digerir e processar. Até agora, estou recebendo feedbacks no Linkedin e Instagram.
Além disso, pude compartilhar esse momento com um amigo de altíssimo nível como o Alex, da Tribuzana. E, o mais f*da de tudo: ter na plateia parte do incomparável time da Paes: Anderson, Ariela, Bruno, Circe, Erika, Fernanda e Marcelle. Esse momento não teria sido tão único sem a presença de pessoas tão queridas na plateia.
Tá, mas ok, eu imagino que agora você esteja se perguntando porquê este texto caminhou pra um lado “meu querido diário”?
Meu objetivo com este texto é trazer uma reflexão relativamente simples, e que eu já falei em outros textos por aqui: você só consegue colher aquilo que um dia plantou.
E para começar a colher, você precisa começar a plantar.
Fim.
É isso. No final do dia é sobre começar hoje o amanhã que você espera ter.
Se o Patrick de 2017 tivesse sonhado em palestrar no RD Summit e não tivesse feito nada, ele não teria conseguido e provavelmente, ainda estaria sonhando. Se eu tivesse deixado para depois, eu não teria conseguido.
Então, me conta: o que você quer fazer amanhã? Pois então comece esse processo hoje.
E, para finalizar: sobre palestrar no RD Summit: I-N-E-N-A-R-R-Á-V-E-L.
LEIA MAIS:
Cobertura do Share no Web Summit 2022
Estamos em constante movimento: os novos planos do Clube Share