Em 1988, durante um discurso para estudantes e professores na Universidade de Moscou, o presidente americano Ronald Reagan mencionou uma conversa que teve com Mikhail Gorbachev. O secretário-geral soviético a seguinte frase:
“É melhor ver algo uma vez do que ouvir sobre isso cem vezes.”
Naquele contexto, Reagan defendeu o aumento nos programas de intercâmbio entre estudantes dos EUA e da União Soviética. Ele destacou, assim, a importância da experiência direta como forma de aprendizado.
Ao ler a transcrição do discurso em que o presidente americano citou esse momento, imediatamente pensei: isso se aplica totalmente à produção de conteúdo. Foi então que decidi escrever este artigo.
Não existe atalho. Para qualquer atividade, a prática serve tanto como ponto de partida quanto como o caminho para se atingir um grau de excelência na estratégia de produção de conteúdo.
Certamente, isso não é diferente para creators e profissionais criativos de forma geral.
Embora a teoria e o planejamento sejam importantes, é por meio da prática que realmente aprimoramos e validamos nossas habilidades.
Você pode fazer os melhores cursos do mercado, estudar as principais estratégias de conteúdo, ler uma centena de livros sobre marketing, copywriting, storytelling, criatividade, etc.
No entanto, nada disso vai adiantar se esse conhecimento não for colocado à prova e transformado em resultados reais.
É como aprender a andar de bicicleta. Você pode ler manuais, assistir a vários vídeos no YouTube e até observar outras pessoas praticando.
No entanto, é somente ao pedalar que você realmente aprende, inclusive levando alguns tombos.
Portanto, estude, planeje, mas, acima de tudo, faça. Produza, revise, ajuste e aprenda com seus eventuais erros. Esse deve ser o direcionamento da sua estratégia de produção de conteúdo.
Afinal, é na prática que o verdadeiro aprendizado acontece.
LEIA MAIS:
Vou perder meu emprego para a inteligência artificial?