Segundo uma pesquisa realizada pela Gigya, empresa especializada em criar os mais diversos tipos de sistemas de gerenciamento de dados de clientes através de logins, a API do Facebook ainda é líder no que se refere a Social Login.
Isso mostra que, cada vez mais consumidores se tornam simpáticos ao uso desse recurso, enxergando-o como um facilitador e não mais como um recurso para “roubo de dados pessoais”, e por isso é importante enfatizar que o Social Login é muito mais que um simples sistema de cadastro, ele é na verdade uma maneira não só de melhorar, mas personalizar o relacionamento entre consumidores e marcas.
Imagine agora um usuário do Uber. Esse pessoa acha a coisa mais linda do mundo aquele carrinho da Volkswagem chamado New Beatle e essa mesma pessoa tem seu cadastro no Uber feito à partir da API de Social Login do Facebook.
Agora imagine que a Volks em parceria com a Uber, decidiu fazer uma ação para promover um novo modelo do charmoso carrinho, mandando um motorista buscar de New Beatlle esse mesmo usuário onde quer que ele esteja. Bruxaria? Não, É Social Login.
Através desse recurso é possível identificar as páginas que um usuário segue no Facebook, os assuntos com os quais interage mais, bem como os locais que costuma frequentar e com o cruzamento desses dados é possível, cada vez mais, desenhar estratégias de relacionamento muito mais assertivas e de acordo com as preferências pessoais do seu público.
Veja o exemplo da Amazon, hoje qualquer pessoa que se registra no site através de Social Login, passa a ter acesso a uma Landing Page totalmente personalizada. Se é verão e esse usuário gosta de surf, é bem provável que vá ter uma página com descontos em acessórios de surf. Agora se esse usuário tem um perfil mais geek e é fã da saga Game of Thrones, é bem possível que veja descontos em camisetas estampadas com o emblema da casa Stark, ou receba em seu email um cupom de desconto para um combo de “As Crônicas de Gelo e Fogo”, conjunto de livros que inspiraram a série.
Há diversas maneiras de aplicar o uso do Social Login em sua estratégia de Marketing Digital e a melhor maneira delas é que entrega exatamente o que o seu target quer.