Anúncios Políticos e Monitoramento de Campanha: Como fazer nas Redes Sociais

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As eleições de 2024 estão chegando e, com elas, surgem diversas dúvidas sobre as regras de propaganda eleitoral na internet. Como fazer anúncios políticos seguindo todas as regras?

O objetivo deste guia é esclarecer as principais legislações, como fazer anúncios políticos nas redes sociais, datas importantes e apresentar ferramentas que podem ajudar em um monitoramento eficiente das campanhas.

Regras gerais da Propaganda Eleitoral na Internet

A propaganda eleitoral na internet está sujeita a diversas regulamentações que visam garantir a transparência e a legalidade das campanhas. Veja abaixo algumas das principais regras:

  • Sites dos Candidatos e Partidos: Devem ter endereço comunicado à Justiça Eleitoral e estar em provedor estabelecido no Brasil.
  • Mensagens Eletrônicas: Permitidas apenas para endereços cadastrados gratuitamente pelo candidato, partido ou coligação. Comprar listas de e-mails é proibido.
  • Blogs, Redes Sociais e Apps: Podem ser gerados ou editados por candidatos, partidos, coligações ou por qualquer pessoa. Entretanto, apenas candidatos e partidos podem contratar impulsionamento de publicações.
  • Mídia Paga: Permitido apenas via impulsionamento de conteúdos. Mídias display pagas, como banners digitais, são proibidas.

IMPORTANTE!
O Google proibiu publicidade política para as eleições municipais do ano de 2024. A única forma legal de impulsionar publicações nessas eleições é através da Meta (Facebook e Instagram).

Processo de Autorização de Anúncios Políticos na Meta:

Para garantir a transparência, anunciantes de conteúdos políticos devem seguir o seguinte processo:

  • Passar pelo processo de autorização;
  • Anúncios devem conter rótulos de “Pago por” ou “Propaganda Eleitoral”;
  • Os anúncios ficam disponíveis na biblioteca de anúncios por sete anos;
  • Somente o administrador da página no Facebook pode criar rótulos, necessitando ativar a verificação de dois fatores e confirmar identidade com documentos oficiais e CPF.

Quando os anúncios começarem a rodar, esse é o aviso que deve aparecer no post:

Passo a passo na configuração do Meta ADS:

  • Acesse sua página do Facebook, vá em configurações e privacidade, depois configurações. No menu esquerdo, clique em configuração da página.
  • Clique em “ver“, ao lado de anúncios sobre temas sociais, eleições ou política. Selecione Brasil no menu suspenso. Escolha a opção de verificação.
  • Conclua o passo a passo de acordo com a opção escolhida sabendo que precisará fazer um processo semelhante ao de verificação de Business Manager.
  • Após 24h, repita o mesmo caminho até clicar em “ver” e vincule sua conta de anúncios ao rótulo aprovado!

Depois disso, ao escolher a categoria de temas sociais, eleições ou política (a nível de campanha), você terá sua identidade confirmada e verá os rótulos disponíveis

Monitoramento digital no período eleitoral:

O monitoramento digital eficiente depende da utilização de diversas camadas de dados:

  • 1ª Camada: Redes próprias do candidato/partido, com acesso a praticamente qualquer dado mensurável.
  • 2ª Camada: Redes sociais de outros, utilizando dados públicos e interações como retweets, comentários e hashtags.
  • 3ª Camada: Dados na web fora das redes sociais, geralmente conteúdos orgânicos ligados a SEO ou autoridades publicadoras, como a imprensa.

Ferramentas de Monitoramento

Para uma análise mais eficiente, você pode utilizar diversas ferramentas gratuitas e pagas.

  • Google Alerts: Define termos de busca e envia alertas sobre novos conteúdos.
  • Answer The Public: Analisa dados de preenchimento automático em mecanismos de busca.
  • Talkwalker: Ferramenta de pesquisa de mídia social que analisa conversas em tempo real.
  • Hootsuite: Ferramenta de mídias sociais para análise de SEO, engajamento, entre outros.
  • Entre as ferramentas pagas, destacam-se: Stilingue, Sprout Social, Keyhole, Torabit e Sprinklr.

Importância do Monitoramento

O monitoramento permite coletar e organizar dados essenciais para a campanha, como engajamento, conversão e custo. Ele ajuda na interação com a base e no direcionamento das ações baseado em dados importantes.

Vale lembrar que uma estrutura de monitoramento também se encaixa perfeitamente com a estratégia de Social Listening. Pois você pode utilizar as plataformas de monitoramento para garantir também o relacionamento com a sua base.

Chegou a hora da análise de dados:

Organizar e catalogar os dados por temas é fundamental para uma análise eficiente. Confira as dicas:

  • Catalogar dados por temas como saúde, educação, mobilidade, finanças, meio ambiente, entre outros.
  • Utilizar tags para facilitar a organização e análise dos dados.
  • A coleta e compreensão dos dados qualitativos e quantitativos permitem ajustar estratégias de campanha de maneira mais precisa.

Insights e Tomada de Decisão

A organização dos dados coletados gera insights que auxiliam na tomada de decisão, permitindo ajustes em tempo real para aumentar o engajamento e mitigar crises. Não deixe de documentar tudo e avaliar constantemente até o final da campanha e depois dela!

Datas importantes da Campanha Eleitoral de 2024 para ficar de olho:

  • 16 de agosto: 

A campanha começa, inicia-se a propaganda eleitoral. É o momento dos comícios, distribuição de panfletos, caminhadas, carreatas e, claro, um trabalho massivo nas redes sociais e em anúncios.

  • 6 de outubro:

Primeiro turno das eleições municipais.

  • 27 de outubro:

Segundo turno das eleições entre prefeitos (se nenhum atingir 50% dos votos no 1º turno), em caso de cidades com mais de 200 mil habitantes.

  • 5 de novembro:

Data final para encaminhar as prestações de contas de campanhas referentes ao primeiro turno. Os gastos da campanha digital, especialmente com anúncios, são incluídos nessa prestação. 

Outros avisos (super) importantes:

  • É proibido fazer campanha digital e rodar anúncios no dia das eleições. É necessário desativar todos os anúncios pagos ou impulsionados das 48 horas antes até as 24 horas após a eleição. Isso significa que a partir de 48 horas antes do dia da eleição, todos os anúncios devem ser interrompidos e só podem ser reativados 24 horas após a votação.
  • Outra novidade para as Eleições 2024 é o uso de inteligência artificial (IA). As deepfakes estão proibidas, e quem utilizar IA na propaganda eleitoral deve avisar de forma explícita. Aliás, o emprego de robôs (chatbots) para intermediar o contato com o eleitor não pode simular diálogo com candidato ou qualquer outra pessoa. Pois qualquer conteúdo fabricado ou manipulado digitalmente não pode difundir notícias falsas com potencial para causar danos ao equilíbrio do pleito ou à integridade do processo eleitoral.

É fundamental se informar bem sobre as regras de propaganda eleitoral, sobretudo para evitar problemas que podem até inviabilizar uma candidatura política. Portanto, utilizar ferramentas eficientes de monitoramento e análise de dados são passos essenciais para uma campanha bem-sucedida. 

Com as eleições se aproximando, garantir o cumprimento das leis e a utilização estratégica dos dados pode fazer toda a diferença no resultado final!

Aviso importante:

Esse artigo possui informações extraídas do site do Tribunal Superior Eleitoral e fazem parte da aula 2 do curso CONFIRMA – Estratégias de Redes Sociais para Campanhas Políticas do Clube Share. Não deixe de consultar a equipe Jurídica e Financeira de cada candidato/cliente/campanha para melhor orientação e acordo entre envolvidos!

Na era das redes sociais, quem não é conectado, perde voto.

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Vitória Santos
Vitória é cearense, estrategista de conteúdo e especialista em redes sociais. Atualmente, atua no Share como Head de Conteúdo e é uma das responsáveis pela comunicação com a comunidade de membros do Clube Share. Além disso, é palestrante e professora do curso ‘Confirma – Estratégias de Redes Sociais para Campanhas Políticas’, onde compartilha sua experiência no marketing político acumulada por quase uma década em campanhas, institutos e partidos políticos no Brasil.
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