Filas enormes, pessoas acampando do lado de fora das lojas ou quase “brigando” pelos produtos com maior desconto. Há alguns anos, essa era a definição da Black Friday. Hoje, as coisas mudaram. Agora, vemos a Black Friday como uma das melhores oportunidades para os clientes encontrarem os produtos desejados com ótimos descontos. Tudo isso sem a necessidade de sair de casa, com apenas alguns toques no celular.
Em 2021, as vendas do e-commerce na Black Friday aumentaram 5% em relação ao ano anterior, atingindo R$ 4,2 bilhões, segundo a pesquisa “Black Friday 2022: Termômetro de consumo”. Em 2022, a tendência é que estes números continuem crescendo.
Tendo em vista esse aumento do interesse dos brasileiros em fazer compras pela internet, os varejistas têm muito a ganhar se investirem em suas campanhas online. A Black Friday tem se mostrado uma ótima oportunidade para as lojas virtuais aumentarem suas vendas no digital e começarem a construir relacionamentos fortes com seus clientes.
Para ajudar os eshops a prosperarem durante esse período, aqui estão algumas dicas:
1. Se prepare desde cedo
O planejamento é um dos passos mais importantes para o sucesso nas campanhas da Black Friday. Então, quanto mais cedo for iniciado, melhores serão os resultados.
Os varejistas virtuais precisam estar preparados para atender às demandas e necessidades dos consumidores em todas as áreas – marketing, logística, serviços de entrega, suporte ao cliente – para evitar a insatisfação ou até a perda de clientes. Lembre-se que os compradores online facilmente desistem de prosseguir com as aquisições se não estiverem totalmente satisfeitos (por exemplo, com os custos e datas de entrega). Outro fator que pode dissuadi-los é o processo de login complicado.
2. Utilize marketing omnichannel
No Brasil, as pessoas gostam de ver, tocar e sentir os produtos antes de realizar a compra que, geralmente, é finalizada pela internet após uma comparação de preços. E o marketing omnichannel tem se tornado uma tendência no País.
Dessa forma, é muito importante que as lojas virtuais tentem alcançar seu público por meio de diferentes canais para garantir que o cliente certo seja atingido no momento ideal. Uma estratégia multicanal, apoiada por uma plataforma de automação de mobile marketing, garantirá que os resultados sejam superiores e cheguem a mais pessoas.
Para tanto, elas podem contar com canais de marketing, como SMS, Rich Communication Services (RCS), notificações push-up e WhatsApp. Estes são canais que estão apresentando um grande potencial quando se trata de “direcionar consumidores”.
3. Crie uma base de clientes
A Black Friday pode ser mais do que apenas um dia para aumentar as vendas. É a oportunidade perfeita para que mais clientes conheçam uma marca, e cabe ao varejista transformá-los em consumidores fiéis. Por meio das campanhas da Black Friday, as marcas podem coletar dados primários (números de telefones celulares), com o consentimento dos usuários, e começar a construir bases de clientes. Dessa forma, as lojas virtuais podem se comunicar com eles regularmente, oferecendo incentivos para comprar seus produtos repetidamente, criando um forte relacionamento.
4. Saia na frente da concorrência
Todos os dias, os usuários são expostos a uma quantidade entre 400 e 10 mil anúncios (Global Marketing Trends 2021, Deloitte). Portanto, atrair a atenção dos clientes está se tornando mais desafiador do que nunca, exigindo técnicas sofisticadas e conteúdo de alta qualidade. Por essa razão, é preciso utilizar informações curtas, ricas e relevantes para os usuários finais, por meio de canais como RCS. O RCS pode ajudar a obter mensagens das lojas virtuais com mais facilidade do que tentar se comunicar com os usuários por meio de canais mais “saturados”, como e-mails.
5. Pense em estabelecer o Black November
Novembro é a época do ano em que os clientes começam a pensar nas compras de Natal e, por isso, as vendas começam a aumentar logo nos primeiros dias do mês. Com um bom planejamento, as lojas virtuais podem ampliar seu período de promoção para todo o mês e atrair ainda mais consumidores, potencializando suas vendas online.
A Black Friday, ou até mesmo o Black November, pode revelar-se como um grande trunfo para as lojas virtuais que investem em campanhas multicanal online. Aqui na Upstream, já estamos trabalhando com nossos clientes para fornecer os melhores serviços durante o mês de novembro. Por meio de nossa plataforma de automação de mobile marketing, Grow, estamos ajudando-os a construir sua base de clientes, segmentar e redirecionar seus clientes por meio de vários canais. Além disso, nossa plataforma conta com vários recursos, como criação de conteúdo, automação de campanhas e análise de dados.
Hoje em dia, o varejo online tem um grande potencial para crescer, ainda mais que o e-commerce está em alta no Brasil. As campanhas da Black Friday são oportunidades que não podem ser perdidas. Não apenas pelos benefícios a curto prazo, mas também por uma brilhante construção da marca e estratégia de marketing, que pode ajudar uma empresa a iniciar um relacionamento e vínculos duradouros com seus clientes.
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