A Black Friday é um momento importante para muitas empresas e se tornou uma data essencial para o varejo. Criada nos anos 60, nos Estados Unidos, inicialmente eram apenas 24 horas de promoções, que depois aumentaram para uma semana inteira, sempre no final de novembro.
Hoje, é comum ver marcas estendendo esse período de descontos por todo o mês! Trata-se de um evento muito esperado, tanto por clientes que planejam cedo o que vão comprar quanto por negócios que esperam vender mais, atrair novos clientes e aumentar seu faturamento.
Só no Brasil, 66% dos consumidores pretendem comprar na Black Friday de 2024.
E como está sua organização para esse momento crucial de vendas? Essa é a hora de checar cada ponto importante e deixar tudo nos ‘trinques’, afinal, ninguém gosta de perder vendas, principalmente por falta de planejamento!
Entre os detalhes a se prestar atenção na hora de se organizar, destacam-se:
✅ Analisar campanhas e dados de BF’s dos últimos anos
✅ Estipular meta de vendas e faturamento
✅ Definir estratégia de marketing e redes sociais do período
✅ Fazer benchmarking de campanhas e outras marcas para analisar
✅ Testar e otimizar tudo do seu site!
✅ Alinhar estratégia de atendimento com o time
✅ Organizar estoque e logística – se tiver
✅ Planejar o pós venda
Além disso, separamos conselhos essenciais para você ficar de olho e ajustar no seu planejamento:
Foco nos descontos reais!
A expressão “tudo pela metade do dobro” ou “black fraude” não é à toa. Além das ofertas, a Black Friday também ficou marcada por golpes e descontos falsos, onde o preço é inflado apenas para simular um desconto.
Essa prática não passa despercebida: consumidores pesquisam preços com antecedência e desconfiam de falsos descontos. Criar essas falsas promoções prejudica a confiança na sua marca, afastando clientes não só na Black Friday, mas também em outras oportunidades de compra.
Por isso, antes de tudo, é preciso ser transparente: ofereça descontos reais!
Planeje sua campanha de vendas
Após definir os produtos que estarão em promoção e garantir os estoques, chegou a hora de planejar a divulgação das promoções. Campanhas de mídia paga expandem o alcance das ofertas, atingindo além do público atual e atraindo leads qualificados, graças à combinação de boas promoções com segmentação precisa.
Avalie campanhas no Google Ads ou Meta Ads (Facebook e Instagram), alinhando-as ao seu público e segmentações que melhor atendam os objetivos da sua empresa. E claro, o orgânico também precisa acompanhar! Alinhe a comunicação em todos os seus canais e prepare-se para essa virada de forma que cada ponto de contato esteja ligado ao momento de Black Friday.
É hora de usar o senso de urgência
Esse é o momento ideal para usar gatilhos mentais e incentivar os consumidores a aproveitarem suas ofertas exclusivas. Aplique o senso de urgência com contagens regressivas, destaque estoques limitados e encerre as promoções conforme anunciado para garantir confiança e estimular as compras.
Para não esquecer: esteja preparado também para o aumento de demandas, seja no estoque ou no atendimento. Prepare seu time com antecedência e revise seus prazos de entrega prometidos – para evitar reclamações e avaliações negativas.
Trabalhar em campanha de Black Friday não é fácil, exige planejamento e uma boa organização. Mas você não está só! Conte com o Clube Share para melhorar ainda mais suas estratégias e técnicas de venda e divulgação no digital.
Aliás, também estamos em Black Share!
Aproveite o melhor mês para investir na sua carreira.
Thumb do artigo:
Imagem gerada no MidJourney – Prompt: The words “black friday” in white neon light on a black background –ar 3:2 –v 6.1