Colecione experiências, não inimigos

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Quando você olha para a sua concorrência você vê pessoas disputando espaço com você ou como inimigos a serem vencidos?

Se vc respondeu a segunda opção, pensar assim pode ser prejudicial pro seu negócio e hoje eu vou te contar por quê. 

O primeiro motivo é: evolução. 

Para se manter no mercado, você precisa estar em constante evolução, em constante movimento.

E se você está junto com o mercado, você cresce com ele. 

O maior erro que existe no mercado e não somente no meu, do marketing, é tratar concorrente como inimigo

A concorrência faz o mercado se desenvolver

Um exemplo prático disso no mercado do marketing é: as agências que reclamam do ticket baixo. 

Mas como fazer para cobrar mais? 

Bem, se eu e meu concorrente cobrarmos valores melhores a gente disputa de forma saudável e valoriza a nossa área de atuação. 

Se todo mundo cobrasse certo, ninguém reclamaria de precificação

É sobre desenvolvimento de ecossistema. Na RD isso funcionou muito bem para potencializar e profissionalizar agências. E todo mundo saiu ganhando, né? 

Então, quando eu olho pro mercado: quanto mais ele cresce, mais todo mundo cresce. 

É no mercado que está a referência para você melhorar o seu negócio. 

Nele você tem que buscar entender o que que os outros estão fazendo de certo, e o que estão fazendo de errado pra aplicar dentro do contexto do seu negócio (aliás, eu falei sobre contextos em um outro artigo aqui, vale a pena conferir).  

Nesse processo você vai errar, mas também vai aprender. E eventualmente também vai ser referência, e concorrente, mas tudo isso vai te fazer evoluir. 

Tem uma frase que eu acho sensacional, do Leandro Benincá, que representa bem isso: 

“Fazer o certo todo dia durante um tempão”. 

Eu tenho feito isso durante oito anos e tem funcionado. 

Mas é uma receita que muitas vezes é agridoce porque o mercado não vai pensar como eu.

Eu preciso entender que se eu fizer o certo, é isso que importa no final do dia. 

Tudo isso representa o desenvolvimento de um ecossistema como falei antes. 

Um exemplo de que isso dá certo é o Tijolo Hub, que é um hub que reúne empresas da construção civil e setor imobiliário pra se desenvolver em conjunto. 

A RD através do Partners faz isso também. 

Por conta de iniciativas como essas eu confio em seguir acreditando nisso. E assim trabalho para promover iniciativas que promovam esse desenvolvimento de mercado. 

Isso demonstra maturidade e visão de negócio. Porque se todo mundo de novo se desenvolve, o mercado sai ganhando. 

Significa que espero reconhecimento por isso? Não. Significa fazer e entender também que talvez os outros não pensem dessa forma. 

Mas a minha parte eu preciso fazer. 

No meu universo isso significa dar aula de graça, ou uma mentoria, ou consultoria, porque eu acredito que posso compartilhar o que eu sei com outras pessoas.

No fim das contas o que eu quero dizer é que: tem espaço pra todo mundo. Todo mundo pode ganhar. 

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