Quando você olha para a sua concorrência você vê pessoas disputando espaço com você ou como inimigos a serem vencidos?
Se vc respondeu a segunda opção, pensar assim pode ser prejudicial pro seu negócio e hoje eu vou te contar por quê.
O primeiro motivo é: evolução.
Para se manter no mercado, você precisa estar em constante evolução, em constante movimento.
E se você está junto com o mercado, você cresce com ele.
O maior erro que existe no mercado e não somente no meu, do marketing, é tratar concorrente como inimigo.
A concorrência faz o mercado se desenvolver
Um exemplo prático disso no mercado do marketing é: as agências que reclamam do ticket baixo.
Mas como fazer para cobrar mais?
Bem, se eu e meu concorrente cobrarmos valores melhores a gente disputa de forma saudável e valoriza a nossa área de atuação.
Se todo mundo cobrasse certo, ninguém reclamaria de precificação
É sobre desenvolvimento de ecossistema. Na RD isso funcionou muito bem para potencializar e profissionalizar agências. E todo mundo saiu ganhando, né?
Então, quando eu olho pro mercado: quanto mais ele cresce, mais todo mundo cresce.
É no mercado que está a referência para você melhorar o seu negócio.
Nele você tem que buscar entender o que que os outros estão fazendo de certo, e o que estão fazendo de errado pra aplicar dentro do contexto do seu negócio (aliás, eu falei sobre contextos em um outro artigo aqui, vale a pena conferir).
Nesse processo você vai errar, mas também vai aprender. E eventualmente também vai ser referência, e concorrente, mas tudo isso vai te fazer evoluir.
Tem uma frase que eu acho sensacional, do Leandro Benincá, que representa bem isso:
“Fazer o certo todo dia durante um tempão”.
Eu tenho feito isso durante oito anos e tem funcionado.
Mas é uma receita que muitas vezes é agridoce porque o mercado não vai pensar como eu.
Eu preciso entender que se eu fizer o certo, é isso que importa no final do dia.
Tudo isso representa o desenvolvimento de um ecossistema como falei antes.
Um exemplo de que isso dá certo é o Tijolo Hub, que é um hub que reúne empresas da construção civil e setor imobiliário pra se desenvolver em conjunto.
A RD através do Partners faz isso também.
Por conta de iniciativas como essas eu confio em seguir acreditando nisso. E assim trabalho para promover iniciativas que promovam esse desenvolvimento de mercado.
Isso demonstra maturidade e visão de negócio. Porque se todo mundo de novo se desenvolve, o mercado sai ganhando.
Significa que espero reconhecimento por isso? Não. Significa fazer e entender também que talvez os outros não pensem dessa forma.
Mas a minha parte eu preciso fazer.
No meu universo isso significa dar aula de graça, ou uma mentoria, ou consultoria, porque eu acredito que posso compartilhar o que eu sei com outras pessoas.
No fim das contas o que eu quero dizer é que: tem espaço pra todo mundo. Todo mundo pode ganhar.
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