Como estruturar um time de marketing de maneira eficiente

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Nunca é uma missão fácil – por mais incrível que seja a oportunidade de estruturar um time de marketing. É imprescindível ter calma e entender bem quais são os objetivos e, principalmente, as necessidades da empresa naquele momento e no futuro.

Não podemos simplesmente replicar modelos que já existem para os nossos negócios, como se fosse uma receita de bolo, afinal, estamos lidando com pessoas.

Ao estruturar um time, estamos considerando diversos aspectos além de quem vai trabalhar conosco. Por isso, eu trouxe 5 pontos para a gente conversar:

1) Objetivos da empresa

É imprescindível que saibamos quais são os objetivos da empresa para o semestre e para o ano. Incluindo os produtos a serem vendidos e os direcionamentos e diferenciais da empresa.

Saber isso é o básico para começar a entender as habilidades que vamos precisar dentro de uma equipe. Será um time mais focado em performance? Ou um time focado em relacionamento? Vamos precisar fazer eventos? Cada particularidade nos faz procurar por pessoas com diferentes backgrounds

Em seguida, vem o próximo passo: a contratação das pessoas.

2) Contratação de pessoas

Selecionar pessoas não se resume apenas a decidir se você gosta delas ou não. É fundamental entender se elas possuem as características culturais que a empresa procura.

Por exemplo: quem nunca teve problemas com um candidato que desejava trabalhar remotamente quando a vaga era presencial? Ou compreender o momento de vida do candidato, como alguém que busca uma posição temporária enquanto aguarda a conclusão da graduação para fazer um intercâmbio, quando você está procurando alguém para se tornar líder do time em 2 ou 3 anos.

Sem contar, é claro, com a importância de avaliar as capacidades técnicas dessa pessoa. Entender se ela vai conseguir entregar o que a empresa precisa, se tem experiência e está realmente motivada para enfrentar esse desafio com vocês.

Eu costumo dizer nas entrevistas aqui, que este é um papo para que eu conheça quem está sendo entrevistado e para que ele também conheça um pouco do Share. Afinal, a vaga precisa fazer sentido para os dois.

3) Diferentes áreas

Quando estamos falando de estruturar um time de Marketing, estamos falando de múltiplas atribuições e habilidades. Por isso, vamos acabar contratando pessoas de diversas áreas dentro dessa área. 

Isso exige que a gente, como gestor, tenhamos o conhecimento sobre o que a pessoa irá fazer. Quais serão os desafios, além de saber avaliar o trabalho dela, pois isso não ficará sob nossa responsabilidade apenas no momento da entrevista. 

O resultado do trabalho do nosso time é o nosso resultado como um todo, não é mesmo?

4) Resultado

Falando em resultado, ele não pode deixar de aparecer e acontecer. Montamos o nosso time, e estruturamos o que vamos trabalhar. Agora, precisamos entender como medir o desempenho de cada pessoa. Além de mostrar como iremos apresentar para os outros setores da empresa o resultado que é gerado por cada um. 

E é aqui que começamos a entender e valorizar o momento do feedback e a construção de KPIs! Porque desta forma vamos conseguir analisar o resultado não apenas com percepções, mas com fatos e também alinhar o que for preciso com o time.

Leia mais: Produtividade – Confiança ou vigilância?

5) Atualização do time

Nosso papel como gestor/líder não para por aí. Precisamos guiar e auxiliar as pessoas que estão com a gente em um fluxo de desenvolvimento, estruturar no feedback o que ela precisa para se desenvolver tanto na parte técnica quanto comportamental, dar direcionamentos e muitas vezes proporcionar financeiramente que essa pessoa tenha acesso a cursos e eventos.

Como disse, não é uma tarefa fácil.

Mas é extremamente recompensador quando você consegue acompanhar e auxiliar no crescimento de diversos profissionais. E juntos, realizar entregas que fazem com que a sua empresa cresça e atinja os seus objetivos. 

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Cíntia Carvalho
Cintia Carvalho é publicitária de formação, com 9 anos de experiência em marketing digital. Há 6 anos faz parte do time do Share, uma das maiores plataformas de educação para o mercado de comunicação do país, onde atualmente é CMO liderando o time de Marketing. Já realizou a cobertura de alguns dos principais eventos de inovação, tecnologia e marketing como Web Summit, DMEXCO e Viva Tech.
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