É aborrecedor abrir a caixa de e-mail todo dia pela manhã e encontrar aquele acumulado de e-mails de promoções, newsletters ou notificações de redes sociais. Alguns provedores de e-mails até separam isso em categorias, mas ainda há muitas pessoas que estão acostumadas a receber todas essas mensagens numa mesma sessão de e-mail. E a primeira ação é, geralmente, apagar todas essas mensagens sem nem ao menos abri-las.
Esse é o melhor cenário pois, se a mensagem está na caixa de entrada, significa que ela passou pelo filtro de SPAM. Mas quando sua mensagem cai naquele espaço escuro, ignorado e indesejado que é a caixa de SPAM, as chances dela pegar a atenção de alguém é quase nula.
Então, para você que está produzindo e disparando e-mails, reunimos algumas dicas para que você drible a caixa de SPAM e atinja seus leads de maneira mais objetiva, clara e funcional. Vamos à elas:
1. Atenção aos detalhes
Um dos mais importantes – e mais ignorados – são os campos de From e Assunto. Eles serão detalhes essenciais na hora que seu lead for abrir sua mensagem . É bem comum que, ao ignorar esses dois campos e não dar a atenção devida, seu e-mail nunca nem mesmo chegue à caixa de entrada da pessoa.
A dica é que você preencha esses campos levando em consideração você mesmo. Você abriria a mensagem da forma que seu From e seu Assunto estão preenchidos? Seja sincero.
Outra dica legal é diferenciar o texto no seu Assunto. Filtros de SPAM também buscam padrões em mensagens. Dê aos seu Assunto um texto diferente a cada mensagem.
2. Cuidado com a lista negra de palavras
Existem algumas palavras que não são recomendadas para serem utilizadas no corpo de sua mensagem e também nos campos De e Assunto (subject). Essas palavras são facilmente encontradas em e-mails SPAM e são trigger warnings para filtros como o SPAM Assassin.
Aqui vão algumas palavras, frases e coisas a serem evitadas:
- Ganhe dinheiro enviando e-mails
- Trabalhe em casa
- Divulgue seu/sua
- 24 horas
- Vagas abertas
- Lista de e-mails
- Lista de contatos
- Telemarketing
- Imperdível
- Promoção
- Grátis
- Agora / Já
- Mala direta
- Frete grátis
- Tempo limitado
- Renda Extra
- Dinheiro
- Compre
- Curso
- Curso online
- Perda de peso
- Oferta
- Agência de modelos
- Crédito
- Não perca tempo
- Marketing por e-mail
- Todos os direitos reservados
- Sigilo Absoluto
- Dúvidas Conjugais
- De/Para sua empresa
- Especialmente para você
- Consulte-nos!
- Detetive ou Espionagem
- Despachamos para todo o Brasil
- Saiba mais
- Aproveite
- Preços / Valores (no campo assunto)
- Pontuações exageradas no assunto
E sim, é bem fácil que depois dessa lista, você se veja muito limitado e até em dúvida sobre como compor sua mensagem. A dica é a mesma da anterior: Escreva algo que você mesmo abriria.
3. Mantenha seu e-mail simples e leve
Você acabou de receber aquele HTML lindo, com gifs e efeitos especiais. Mas isso é realmente necessário? É muito fácil que uma mensagem com um conteúdo robusto, com um HTML sujo, caia na caixa de SPAM.
Mantenha sua mensagem simples. Evite o uso de fontes desconhecidas ou o uso de duas ou mais fontes na mesma mensagem. O mesmo vale para o background, evite usar mais de uma cor. Mantenha sua mensagem leve, livre de imagens pesadas, de resolução altíssima ou até mesmo o uso de imagens em demasiado.
O simples é dificil, já dizia Martin Scorsese. Mas vale a pena.
4. Cuidado com URL’s
E-mails SPAM geralmente distribuem uma série de links pela mensagem esperando que a pessoa que está lendo o e-mail clique em ao menos um dos links.
Evite o uso de muitos links. A dica é que você utilize apenas um, aquele call to action maneiro, e o coloque num ponto de interesse da mensagem.
Faça uso de encurtadores de links e não jogue os endereços dentro do corpo da mensagem, além de feio, é uma isca para filtros SPAM. O hiperlink é uma solução interessante caso você tenha medo de basear seus links nos encurtadores que podem sair do ar à qualquer hora. Nesse caso, atente-se apenas ao texto que vai albergar o link, levando em consideração a listinha da dica 2.
Enfim, essas dicas não evitarão que seus e-mais caiam em uma ou outra caixa de SPAM. Mas são detalhes que diminuem muito as chances de que isso aconteça. Dê atenção à esses detalhes porque, afinal, você não vai querer descobrir que sua campanha não foi bem sucedida porque você não se atentou a três ou quatros pontos simples da mensagem.