Como fazer um briefing matador?

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O briefing é parte importantíssima do processo de criação, pois é através dele que você irá descobrir o que o seu cliente quer e espera de você. Esta etapa, quando bem feita, pode evitar retrabalho e ainda pedidos de alteração, que fazem toda a demanda atrasar. Existem algumas dicas que podem te ajudar a fazer o briefing perfeito com o cliente, sendo assim, você não precisará confirmar informações ou coletar ideias durante a criação. Dê uma olhada e faça uma análise, sobre o que está faltando para o seu briefing ser matador!

Defina as partes importantes do projeto

Quais são os objetivos? As metas? Já sabe quem é o público alvo? Temos algum escopo do projeto? Quando teremos? Qual é o material disponível? Qual é o material necessário? Qual é o estilo que você deseja? Este estilo atinge o seu objetivo? Quais os problemas / pedras no caminho?

Fazer perguntas é o ~tchan principal do briefing, se você esperar que o seu cliente lhe envie tudo sem ser questionado, você poderá estar brincando com a sorte. Questione!

Audiência em primeiro lugar

Lembre-se a todo momento da audiência que você deseja atingir, como você fará isto, é outra história, mas tenha em mente o seu público!

Qual o tom de voz deve ser utilizado?

Se você não pensa no tom de voz do seu projeto, comece a fazer isto agora. O tom de voz muda tudo! Você pode notar no dia a dia, uma frase dita de duas maneiras pode gerar diferentes interpretações. Isto precisa ser previsto no projeto. Você não quer que o seu público faça uma interpretação ruim da sua comunicação, certo?

Como será a parte visual?

O projeto pede cores? Quais cores? Quantas imagens? Imagens de quê? O que queremos dizer com as imagens? Pense em todos os detalhes, as imagens são o que realmente chamam a atenção, não deixe de lado.

Não se esqueça dos prazos

Os prazos precisam estar bem definidos, seja com o cliente, seja com a sua equipe. Não adianta prometer mundos e fundos para o cliente, quando a sua equipe não possui tempo nem para “mun”. Mostre a realidade para o cliente, ele merece saber e assim não ficará na sua cola exigindo rapidez no processo.

É preciso prever

Inevitavelmente alguns projetos são atropelados por problemas, seja a pauta corrida, a impressão mal feita, a burocracia que atrasa. Tudo pode acontecer e neste momento é preciso prever alguns possíveis empecilhos, para que o cliente não fique surpreso caso algo aconteça fora do escopo.

A ideia é fazer um belo planejamento antes de se encontrar com o cliente, para então ter todas as dúvidas já em mente. Claro, em um mundo ideal este briefing existe, mas nós sabemos que no dia a dia muita coisa acaba passando e nós temos que lidar com a correria e pressão para entrega de resultados. No fim dá tudo certo, o importante é tentar fazer sempre o melhor!

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