Você tem ideia de quantos e-mails você recebe diariamente?
De todos estes, quais têm um conteúdo com a intenção de despertar o seu interesse em algo?
Essa é a função do e-mail marketing: um meio pelo qual é possível gerar relacionamento e, posteriormente, conversões.
Para começar, você precisará saber qual conteúdo irá mandar, por quanto tempo e para quem. Uma boa frequência é essencial. Eu, particularmente, já me descadastrei de conteúdos que gostava pelo fato de receber muitos e-mails. Muitas vezes, recebia até de madrugada! Por isso, é importante saber que horas e para quem você vai disparar o email marketing.
Tente conhecer o suficiente sobre as pessoas para quem você vai enviar o e-mail. É possível criar vários perfis que vão de encontro com a sua proposta. Essas são as famosas personas. É possível segmentar de acordo com o sexo, idade, ocupação ou local onde mora. Use sempre listas de e-mails que você conhece ou que você construiu. Não vale a pena comprar mailings, pois isso acaba influenciando na reputação da sua marca.
Depois de consolidar sua lista – seja usando landing pages ou mesmo coletando os emails em um pop up no seu site, vá testando aos poucos as questões de horários, adaptando de acordo com o comportamento dos usuários. Pense: qual seria um bom horário para receber um e-mail? E qual não seria? A ideia principal é fazer um teste mesmo com as listas para o seu negócio e ir anotando os resultados que o seu trabalho está dando. E tirar bons resultados disso!
E lembre-se de analisar sempre: qual foi a taxa de abertura disparo da segunda-feira? Será que é melhor testar na quarta? Teve descadastramentos? Por que motivo essa pessoa se descadastrou? É importante verificar todas as questões que permeiam o seu email.
Criar e-mails atrativos também é super importante. Confira dicas para aumentar a taxa de abertura.
Está na dúvida sobre quais ferramentas utilizar para o seu e-mail marketing? Veja aqui.




